volume de treino
Durante a Dieta Devo Diminuir o Volume de Treino

Atualmente, muitos culturistas amadores diminuem o volume de treino quando estão em fase de dieta.

Durante vários anos, também subscrevi esta crença, no entanto as pesquisas atuais não apoiam esta prática.

Afinal, a quantidade de nutrientes e de calorias ingeridas está relacionada com a recuperação muscular!

Assim, se fizeres treinos de maior volume podes prejudicar-te por falta de energia, devido ao deficit calórico.

Tudo parece fazer sentido, não achas?

Eu achei que fazia todo o sentido, porque esta situação aconteceu comigo!

Quando seguia uma dieta para emagrecer, simplesmente, reduzia o número de séries que efetuava durante os treinos, ou seja diminuía o meu volume de treino!

No entanto, a ciência evoluiu e a minha experiência duplicou, assim como o tempo diário que passei dedicado a estudar…

Reuni a minha experiência com a literatura, a respeito do Volume de Treino!

Depois de muito pesquisar e analisar a literatura atual, constatei que tinham sido feitas várias experiências em indivíduos magros que treinavam, de forma natural, sob condições de deficit calórico.

Esses indivíduos, não diminuíram o volume de treino, mesmo nos períodos em que faziam dieta!

Os estudos mostraram que a diminuição do volume de treino podia prejudicá-los, na manutenção da massa muscular magra.

Este estudo não era único, haviam outros que também o confirmavam!

A minha experiência, em relação ao Volume de Treino

Eu sempre adorei treinar e fui obcecado por treinos com volume mais elevado!

Sempre treinei de forma natural e os meus melhores resultados físicos foram alcançados, quando executava um número maior de séries.

No entanto, quando fazia restrição calórica, planeava os treinos com um menor volume de séries e, inegavelmente, emagrecia, mas também perdia tónus e massa muscular magra.

Durante vários anos, cometi o mesmo erro!

Quando, finalmente, perdi o medo do excesso de treino, as coisas mudaram e comecei a manter um volume de treino elevado, mesmo estando em deficit calórico.

Sabes o que aconteceu?

O meu corpo estava magro, tonificado, muscularmente definido e sem perda de massa muscular magra!

É importante ressaltar que, quando os níveis de gordura corporal estão muito baixos, tende a haver uma perda substancial de massa muscular magra.

Se queres manter ou até melhorar a massa muscular magra, deves ingerir carne, porque é riquíssima em proteína, um macronutriente muito importante para construir tecido muscular.

Além disso, também deves manter um volume de séries alto nos treinos.

Só para ilustrar um pouco do meu treino, posso dizer-te que faço 5 séries de 5 repetições em todos os exercícios compostos que executo, mesmo quando estou em fase de dieta!

Conclusão

Afinal, não são apenas as evidencias disponíveis que desafiam a opinião comum, de que se deve diminuir o volume de treino durante a fase em que se faz dieta.

O meu corpo, tal como o da minha esposa, são a prova de que deves manter o volume de treino mesmo quando estás em deficit calórico.

Portanto, mantém o teu volume de treino, durante o ano, estejas ou não em deficit calórico.

Enfim, treina duro, mesmo durante os períodos de dieta!

Bons treinos!

Tudo é possível desde que você dedique seu tempo, seu corpo e sua mente. (Michael Phelps)

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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