Treinos Curtos Mais Frequentes
Devo Executar Treinos Longos e Menos Frequentes ou Treinos Curtos Mais Frequentes

Será que, treinos curtos, mas mais frequentes promovem um crescimento muscular rápido?

Ou, serão necessários treinos mais longos e menos frequentes?

A variedade de treinos de musculação que podes encontrar na internet e nas revistas, pelos supostos “gurus”, é tão extensa, que já nem sabes que tipo de treino deves fazer.

Mas, os programas modernos falham bastante, no que diz respeito aos aumentos de hipertrofia muscular, sobretudo para quem treina de forma natural.

Já percebeste que os culturistas atuais são maiores que os da velha escola, mas isso, apenas, acontece porque utilizam drogas mais modernas e em maior quantidade!

Porque é que o progresso natural estagnou no mundo da musculação?

Na minha opinião, existem 2 motivos:

#1-Podes ter chegado ao teu limite genético

Quem pratica musculação, acaba sempre por sonhar em ter um corpo idêntico ao dos culturistas profissionais, dos modelos, atores, …

No entanto, não te esqueças que eles usam drogas anabolizantes e por isso, de forma natural, nunca poderás chegar a esse patamar!

Se treinas de forma natural, mede os teus pulsos e aplica as fórmulas que descrevo no E-book Segredos Ocultos do Emagrecimento, para conheceres o teu limite genético.

Com isso, ficas a saber até onde poderás chegar, se forma natural!

#2-Precisas conhecer a forma mais correta de aumentar a hipertrofia muscular, de forma natural

A minha experiência pessoal, mostrou-me que existem apenas 2 caminhos possíveis e naturais para resolver o enigma da hipertrofia:

1 – Estimular a hipertrofia, através de um treino longo e menos frequente

2 – Fazer treinos curtos e mais frequentes

Se optares pela opção 1, vais treinar durante duas horas e meia, séries atrás de séries 2 ou 3 dias por semana.

Mas, se pensas que executar 100 séries para o peito 1X por semana estimula o crescimento muscular, estás muito enganado!

Além de não conseguires utilizar peso suficiente para estimular a hipertrofia, não consegues promover a síntese proteica necessária, para esse crescimento muscular.

Eu já fiz treinos de 4 horas e percebi que essa, era uma abordagem fútil e não promovia a hipertrofia muscular.

Não quero dizer que a opção 1 esteja fora de questão, até porque quem utiliza anabolizantes, pode muito bem beneficiar com este tipo de treino.

Até porque, os esteroides anabolizantes mantém a síntese proteica, a nível muscular, durante mais tempo, mesmo que passes dias sem treinar!

No entanto, quem treina de forma natural, não deve, nem consegue treinar com um volume descomunal, num único treino.

Por isso, se treinas de forma natural, apenas te resta a opção 2, ou seja, treinos curtos, mas mais frequentes!

É importante que percebas, que a nível muscular, executar 10 treinos é mais produtivo, que executar apenas 2!

A questão é…

Como deves gerir a fadiga e a recuperação musculares?

A maioria dos culturistas, treina o mesmo musculo apenas uma vez por semana, no entanto, nos treinos de alta frequência, treinas o mesmo musculo 2, 3, ou, até mais vezes por semana!

Existem vários atletas profissionais que, diariamente, treinam o corpo inteiro, como é o caso dos halterofilistas, dos atletas das argolas, jogadores de futebol, dançarinos, sprinters, entre outros.

O que posso garantir-te, ao longo de 36 anos de treino, em que experimentei, quase todos os tipos de rotina, é que o treino de alta frequência é o ideal para um crescimento muscular rápido, consistente e natural!

Assim, o conselho que te deixo é:

  1. Escolhe exercícios compostos e executa-os várias vezes por semana, gerindo apenas a intensidade e o volume de treino.
  2. Progride lentamente e de forma consistente, ao longo dos treinos
  3. Tenta acabar os treinos com alguma energia, ou seja não treines sempre até à falha muscular

Conclusão

Se treinas de forma natural é importante conheceres o teu limite genético, mas independentemente desse limite, opta por fazer treinos curtos e mais frequentes.

Portanto, contabiliza o volume semanal de séries e não o volume num único treino!

Além disso, gere a intensidade dos treinos, de modo a terminares os exercícios 2 reps antes da falha muscular e aumenta a frequência de treino semanal, de forma lenta e progressiva.

Se seguires estes conselhos, os teus músculos vão começar a recuperar mais rapidamente e conseguirás hipertrofia muscular!

Acredita que já adaptei o meu corpo a 2 treinos diários, em que no primeiro faço musculação e no segundo treino “bodyweight” (exercícios com o peso corporal).

Para mim, não há dúvidas, se treinas de forma natural, faz treinos de alta frequência e ficarás surpreendido, tanto com o aumento de hipertrofia, como com a recuperação muscular.

Bons treinos!

“A persistência é o caminho do êxito” (Charles Chaplin)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.