Solanáceas
As Solanáceas São Saudáveis Para o Ser Humano

Sabes o que são solanáceas?

As solanáceas, também conhecidas por Nightshades, são uma família de vegetais a que pertencem a batata branca, o tomate, a beringela, o pimento, o tabaco e a beladona, considerados tóxicos para o ser humano.

Mas, o que são beladonas?

São plantas que apresentam uma distribuição natural na Europa e são subespontâneas em Portugal, nomeadamente, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira!

São plantas tóxicas, que contém um bolbo e bagas muito venenosas, semelhantes a mirtilos.

No entanto, as suas folhas também contêm alcaloides, que se utilizam na medicina como, narcóticos, sedativos ou antiespasmódicos.

Que vegetais pertencem à família das solanáceas?

Os tomates, pimentões, vários tipos de pimentas, beringelas, batata Inglesa, tabaco, entre outras.

Obviamente, que não te vou proibir de comer todos estes vegetais, no entanto, é importante que saibas que todos eles, assim como as beladonas, pertencem à família das solanáceas.

Portanto, são todos vegetais Nightshades, que traduzindo à letra, significa que crescem à sombra!

É claro que, comparar um tomate a uma planta pertencente às beladonas é extremamente exagerado, no entanto, todos têm algo em comum, contém toxinas ou compostos que podem prejudicar a parte intestinal ou exacerbar problemas autoimunes.

Se tens alguma doença autoimune, evita consumir este tipo de vegetais, aliás está na altura de conheceres a Dieta Carnívora!

As solanáceas são permitidas na Dieta Paleo?

Só pelo simples facto de pertencerem à mesma família das beladonas, não significa que só apresentem malefícios!

Certamente, contém alcaloides e lectinas que são toxinas naturais, que desenvolveram contra os seus predadores, mas também contém nutrientes benéficos!

Os alcaloides funcionam como autênticos pesticidas naturais, que podem irritar um intestino mais sensível e até torná-lo permeável, o que pode estar na origem de diversas doenças autoimunes!

Afinal, os alcaloides e as lectinas, podem desencadear reações autoimunes, especialmente, para quem já tenha alguma doença autoimune diagnosticada!

Quais os sinais de sensibilidade extrema às solanáceas?

  • Doenças autoimunes crónicas;
  • Permeabilidade Intestinal;
  • Comichão e urticária;
  • Refluxo esofágico, também chamado de azia;
  • Artrite ou outros problemas nas articulações;
  • Diarreia ou outros distúrbios intestinais.

Facilmente, consegues perceber se, habitualmente, tens alguns destes sintomas, já que eles são bastante fáceis de detetar, à exceção da artrite.

No entanto, nem todas as solanáceas te causarão problemas, mas para perceberes isso, deves ingeri-las separadamente, para perceberes se manifestas ou não alguma sensibilidade.

Como existe alguma variedade de solanáceas, pode ser difícil perceberes se existe algum problema quando as consomes…

Num determinado dia, ao jantar, podes comer bifes que foram temperados com pimenta, no outro dia ao almoço comeste uma bolonhesa, que tem molho de tomate e nesse mesmo dia, ao jantar, comeste peixe com ovo e batatas cozidas…

Portanto, nunca saberás o que desencadeou uma reação de sensibilidade!

Então, devo ou não ingerir Nightshades?

Depois de leres este artigo, é normal quereres evitar o consumo de solanáceas (Nightshades), mas se não tens problemas gástricos ou intestinais ou doenças autoimunes, podes ingeri-las de vez em quando, sem qualquer problema!

Ou melhor, de “quando em vez”!

A Dieta Paleo não impede a ingestão de alguns alimentos, pertencentes à família das solanáceas, até porque alguns desses alimentos contêm capsaicina, que pode causar irritação, mas em pessoas saudáveis combate a inflamação.

Se te preocupa a ingestão de vegetais da família das solanáceas, experimenta retirá-los da tua alimentação, durante 21 dias e, durante esse tempo, testa a Dieta Carnívora

Durante a primeira semana, podes ter alguns efeitos secundários, no entanto, se no final dos 21 dias te sentires melhor, começa a inserir na tua dieta estes vegetais, um de cada vez.

Depois, podes até voltar a fazer a Dieta Paleo, já que é bem mais fácil de seguir!

Nota: No que diz respeito às dores articulares, se estas não melhorarem com a eliminação das solanáceas, experimenta aumentar, diariamente, o consumo de água.

Como reduzir o teor de alcaloides e lectinas das solanáceas?

  • Evita consumir tomates verdes, o tomate é sempre mais bem tolerado, quando é cozinhado;
  • Nunca consumas batatas verdes ou germinadas;
  • Cozinha sempre bem estes vegetais, antes de os consumires.

Conclusão

As solanáceas são uma família de vegetais, que podem representar problemas, especialmente, para pessoas com doenças autoimunes!

Se consomes solanáceas ou algo relacionado às beladonas, diariamente, pensa em ingeri-las apenas 2 vezes por semana.

No entanto, se leste este artigo na integra, verifica se tens algum dos sintomas listados acima e, se for o teu caso, retira todas as solanáceas da tua alimentação por 21 dias.

Nesses 21 dias testa a Dieta Carnívora, que apresenta muitos benefícios, especialmente para quem tem doenças autoimunes e depois de sentires melhorias, vai incluindo esses alimentos, um a um na tua alimentação.

Se tiveres alguma dúvida, escreve nos comentários para te podermos ajudar, a ti e aos outros…

“Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar” (Bob Marley)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.