Sal – Amigo ou Inimigo-A tua saúde depende desta resposta
Sal – Amigo ou Inimigo-A tua saúde depende desta resposta

O sal apresenta uma dualidade impressionante… Ele tanto pode ser um amigo imprescindível, como um poderoso inimigo para a tua saúde!

Esta substância que hoje temos, à nossa disposição, com fartura foi um dos bens mais desejados da história humana!

O sal foi usado, inicialmente, como forma de conservar alimentos e, posteriormente, para temperar!

Estamos habituados ao seu paladar, mas mais que isso, o sal é uma necessidade vital, para o nosso organismo…

Por exemplo, sem sódio (um dos muitos componentes do sal), o organismo seria incapaz de transportar nutrientes ou oxigénio, transmitir impulsos nervosos ou mover os músculos!

Constantemente perdemos sal, quer seja pela urina, pelo suor ou pelas lágrimas, é imprescindível restituir o que se perde! Infelizmente, a deficiência de sal não te dá um aviso!

Quase ninguém sente um desejo incontrolável por sal e por isso, a sua carência pode acarretar graves consequências, como dores de cabeça, fraqueza, náuseas, e até a morte!

Tens hipertensão arterial e não queres prescindir do sal?

És hipertenso e nem sequer abusas do seu consumo?

Então não deixes de ler este artigo…

Podes clicar na imagem abaixo para conheceres um método eficaz para emagrecer de forma saudável. Só necessitas de seguir o estilo de vida descrito no E-book “Segredos Ocultos do Emagrecimento + Bónus“…

Segredos Emagrecimento
E-book Segredos Ocultos do Emagrecimento + E-book Gratuito

Com 35 anos fui alertado pela médica da medicina do trabalho, que a minha tensão arterial se encontrava um pouco elevada para a minha idade…

A maioria sabe o que é a tensão arterial, mas nem sempre pensamos nos detalhes associados a este conceito…

O que é a tensão arterial?

O que é a tensão arterial
Tensão arterial

A tensão arterial é a pressão que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguíneos, por onde circula.

Essa pressão é determinada pelo bombear do coração e pela elasticidade dos vasos!

Em indivíduos saudáveis, o bombear do coração (expansão e contração) é executada entre 60 a 80 vezes por minuto (b.p.m).

  • Na fase de contração do coração, a pressão sanguínea aumenta e é designada de sístole.
  • Na fase em que o coração relaxa, a pressão sanguínea diminui e é designada de diástole.

A pressão sanguínea é medida em mm Hg, o valor da sístole aparece primeiro e depois o da diástole!

Habitualmente, os meus batimentos cardíacos rondam os 52 a 53 batimentos por minuto, o que se deve às minhas rotinas diárias de treino e também aos cuidados que tenho a nível alimentar!

Os vasos sanguíneos são como “canalizações”, que oferecem mais ou menos resistência ao fluxo sanguíneo, quando este circula!

  • Se os teus vasos sanguíneos estiverem saudáveis, com o calibre e a elasticidade adequadas, o sangue flui normalmente e a pressão exercida é normal.
  • Porém, quando os vasos sanguíneos não se encontram saudáveis, ficam com um calibre e elasticidade inferiores, aumentando desta forma a pressão sanguínea no seu interior, o que se traduz numa elevação da tensão arterial!

Mas voltemos há minha história…

Na altura em que a médica do trabalho me alertou para a situação, eu tinha 35 anos e a minha tensão arterial rondava os 130/80 mm Hg.

Muitas das recomendações que a médica me fez, provavelmente já conheces, no entanto a mais vulgar foi a que eu ouvi:

“Carlos precisas reduzir o consumo de sal na tua alimentação”.

Eu tinha consciência que não abusava do seu consumo… Então o que se passava?

Durante este último ano estudei bastante a respeito das melhores dietas para a saúde e deparei-me com vários estudos clínicos feitos acerca do sal!

Depois de ter lido vários estudos científicos, apercebi-me que a maioria da classe médica e de nutricionistas não são a favor do seu consumo, o que é um verdadeiro ERRO!

A acrescentar, também existe uma propaganda ENGANOSA contra o sal, feita pela comunicação social!

Para perceberes melhor vou analisar…

2 Tipos Diferentes de SAL – Um Amigo outro Inimigo…

2 Tipos Diferentes de SAL - Um Amigo outro Inimigo
2 Tipos Diferentes de SAL – Um Amigo outro Inimigo

O Sal de Cozinha Refinado (Na Cl)

Ele é constituído por apenas 2 sais minerais, o Cloro (Cl) e o Sódio (Na), que juntos formam o Cloreto de Sódio (Na Cl) e que está presente na cozinha, da maioria dos portugueses!

No fundo é como o “refugo” do Sal Marinho…

O Sal Marinho (1) sofre uma lavagem industrial, que lhe retira a maioria dos nutrientes que o compõem, tais como:

  • Iodo;
  • Magnésio;
  • Enxofre;
  • Cálcio;
  • Sódio;
  • Entre muitos outros.

Estes nutrientes serão posteriormente comercializados, para se conseguirem obter lucros maiores!

Para anular definitivamente o valor nutricional, são-lhe ainda adicionados alguns produtos químicos com alto teor de cloreto de sódio…

Isso contribui para aumentar a tensão arterial e para aumentar a retenção de líquidos no organismo, o que dá uma aparência inchada!

Também é adicionado carbonato de sódio para branquear o sal e óxido de cálcio (cal de parede) para o manter solto. O óxido de cálcio favorece o aparecimento de cálculos, a nível renal e da vesícula biliar!

O sal refinado entra na composição da maioria dos alimentos processados, que adquirimos nos hipermercados e está presente em elevada concentração nas refeições “fast food”, entre muitas outras!

O meu conselho é que leias bem os rótulos dos produtos que adquirires, ou simplesmente evita comprar produtos / alimentos processados!

Sal Marinho Integral

O sal marinho é composto por cerca de 80 minerais, entre os quais se destacam:

  • Iodo;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Enxofre;
  • Sódio;
  • Carbono;
  • Zinco;
  • Cobalto;
  • Fluor;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Lítio;
  • Manganês;
  • Mercúrio;
  • Molibdénio;
  • Potássio;
  • Selénio;
  • Entre muitos outros.

São vários os processos fisiológicos, como a desidratação, bem como determinados fluidos orgânicos, como o suor, as lágrimas, a saliva e o próprio sangue, que utilizam grandes quantidades de água e de sais minerais!

Então, torna-se extremamente importante a ingestão de água, mas também de Sal Marinho Integral (1), de forma a se conseguir manter em equilíbrio a quantidade de sais minerais, presentes no nosso organismo!

A sua carência pode mesmo estar na origem de um mau funcionamento geral do corpo, provocando cansaço, esgotamento físico e mental!

Voltando à minha hipertensão, o que quero que saibas é que consegui resolvê-la de forma muito simples…

A minha alimentação já era correta, pois fazia a Dieta Paleo/Primal, sempre fiz treinos de força e, portanto, a única coisa que mudei foi o Sal… Substituí o tradicional Cloreto de sódio, por Sal Marinho Integral!

Na minha cozinha só entra sal marinho integral e ingiro, diariamente, cerca de 2 litros de água alcalina, à qual adiciono a cada litro uma pitada desse sal!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Benefícios do Sal Marinho Integral:

  • Reforça o sistema imunitário e previne o aparecimento de doenças auto-imunes
  • Ajuda a reverter o nível de acidez no organismo, já que se trata de um alimento alcalino
  • Perda de peso
  • Previne e auxilia o tratamento de doenças de pele, uma vez que abre os poros, melhora a circulação, hidrata a pele e ajuda a sua regeneração!
  • Reduz inflamações do sistema respiratório, reduzindo episódios de asma.
  • Previne o aparecimento de aterosclerose, beneficiando o músculo cardíaco, porque regula o batimento cardíaco e a pressão arterial.
  • Ajuda a regular a diabetes, pois mantém os níveis de açúcar regulares.
  • Auxilia na prevenção de osteoporose, porque quando o corpo perde água, também perde sódio e quando as reservas estão baixas, o corpo começa a libertar as reservas de sódio nos ossos, o que pode levar a osteoporose.
  • O potássio presente no sal é essencial para o bom funcionamento dos músculos e ajuda o corpo a absorver melhor o potássio dos outros alimentos, daí ser um tratamento eficaz para as dores musculares, espasmos e cãibras.
  • Pode auxiliar o corpo a lidar com o estresse.

Conclusão

Os sais não processados, como o sal marinho integral e o sal rosa do Himalaia, têm um equilíbrio diferente entre o sódio e o cloreto e os restantes minerais naturais que os constituem!

No Sal Marinho Integral existem alguns minerais bastante relevantes, como:

Iodo – contém a quantidade de iodo, necessária para ser assimilada pelo nosso organismo.

O iodo é um mineral extremamente importante para o funcionamento da tiróide, evitando o hipotiroidismo e o bócio (aumento do volume da glândula da tiróide).

Muitos outros órgãos, como o esófago, o estômago, a próstata, as glândulas salivares, a pele, a mama, entre outros, utilizam iodo para as suas funções vitais.

Magnésio – este mineral, contribui para diminuir a tensão arterial, favorece a contração e o relaxamento dos músculos, é um potente anti-arrítmico, fortalece os ossos, entre muitas outras funções importantes.

Eu não necessitei retirar o sal da minha dieta alimentar… O que fiz foi, simplesmente, substituir o sal habitual (Na Cl), por Sal Marinho Integral!

A minha tensão arterial sofreu uma considerável alteração e, atualmente, é de 90/60 mmHg.

Muitas vezes quando surge um problema, a solução que nos parece mais fácil é como se diz “Cortar o mal pela raiz”.

Mas, esta não é a maneira mais correta de se resolverem as coisas, e é por isso que fico cada vez mais desiludido com toda propaganda enganosa que fazem à volta de certas questões!

O que ainda me deixa mais perplexo é a falta de conhecimento da Classe Médica e de Nutricionistas, que também seguem na mesma carruagem dos Mídea!

Ambos se revelam contra o seu consumo, favorecendo tanto a Indústria Alimentar, como a Indústria Farmacêutica que lucram milhões!

Se fizeres uma alimentação saudável e equilibrada, treinares e usares Sal Marinho Integral, em vez do tradicional cloreto de sódio, diz adeus à hipertensão…

Saboreia a vida com uma pitada de Sal Marinho!

Termino com uma citação:

“Se se acomodar será certamente um fracassado”. (Thomas Edison)

Vê o resumo deste artigo no nosso canal do youtube…

Mais um vídeo para o nosso canal do Youtube Poder e Disciplina

P.S Não te esqueças de te subscreveres no nosso Canal do Youtube Poder&Disciplina

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.