Pescada “À Gomes de Sá”
Pescada “À Gomes de Sá”

Não deixes de ler esta receita, só porque leste a palavra “Pescada” no título, porque tenho a certeza que vais adorar e aprender uma nova forma de cozinhar este peixe, que nem sempre é do agrado de todos!

Esta é uma receita muito agradável, composta por vários ingredientes saudáveis, que certamente fará as delícias de amigos e familiares!

Trata-se de uma refeição económica e muito nutritiva, porque tem uma boa diversidade de nutrientes, provenientes do peixe, dos ovos e de vários legumes, que fazem deste prato um pitéu que, certamente, passará a fazer parte da tua ementa semanal.

Se não és apreciador de pescada, posso garantir-te que nem te vais aperceber da sua presença…

Para as crianças que, normalmente, não gostam de peixe, nem de legumes, esta é uma boa opção, pois num único prato vão conseguir reunir ingredientes muito saudáveis, sem que elas percebam, o que estão efetivamente a comer…

Ingredientes para a Pescada à Gomes de Sá

  • 4 Postas de pescada;
  • 4 Ovos;
  • 1 Couve lombarda;
  • 1 Cenoura;
  • 2 Batatas-doces;
  • 1 Tomate;
  • Azeitonas q.b.;
  • 1 Cebola;
  • 2 Dentes de alho;
  • 1 Folha de louro;
  • Azeite q.b.;
  • Sal marinho e pimenta q.b.;

Modo de Preparação

Na parte inferior de uma panela coze a couve, as cenouras e as batatas-doces e, entretanto, aproveita a parte superior da mesma, para cozer as postas de peixe a vapor.

Tempera tudo com sal marinho e está atento às batatas-doces, já que o tempo de cozedura é, normalmente, inferior ao da cenoura e das couves.

Quando estiverem cozidas, retira-as da panela e reserva-as.

Numa outra panela mais pequena coze os ovos, durante aproximadamente 6 minutos. Depois de cozidos, retira-lhes a casca, corta-os em rodelas e reserva.

Quando a pescada estiver cozida, deixa-a esfriar um pouco e depois desfia-a, mas tendo o cuidado de retirar a pele e todas as espinhas.

Em relação aos legumes, depois de cozidos, retira-os da panela, mas tendo o cuidado de escorrer bem toda a água da cozedura.

Depois de escorridos, corta-os em pedaços pequenos, coloca-os no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e, por cima, coloca as rodelas dos ovos cozidos.

Numa frigideira, coloca a cebola cortada em meias luas finas, os dentes de alho, a folha de louro e o azeite.

Refoga um pouco e depois da cebola se encontrar macia, adiciona, então, o peixe desfiado.

Tempera com sal marinho natural e pimenta, envolve bem e deixa ao lume mais um pouco, só até o peixe absorver todos os sabores.

Coloca o preparado de peixe, por cima da mistura de legumes e dos ovos, que já se encontram no tabuleiro e envolve tudo, gentilmente.

Para finalizar, coloca em cima o tomate cortado em rodelas finas, decora com azeitonas e tempera com um fio de azeite.

Leva ao forno, a 180 graus, durante alguns minutos, até se encontrar um pouco tostado por cima.

Saboreia este delicioso prato, que mais uma vez mostra como se pode comer refeições saudáveis, mas cheias de sabor!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carla Coelho
Carla Coelho

Olá o meu nome é Carla Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e o meu marido, compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Sou Licenciada em Biologia, no ramo científico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sempre trabalhei como Técnica Superior de Laboratório na área de Análises Clínicas. Ao longo da minha vida sempre fui treinando e sempre me interessei muito por treinos, dieta, saúde e sucesso! Hoje o meu principal foco é tentar passar todo o meu conhecimento nestas áreas e ajudar qualquer um a melhorar a saúde de forma natural, fazendo dos alimentos os seus medicamentos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.