Pão Sem Glúten
Pão Sem Glúten (1ª versão)

Comer pão é uma tradição antiga, mas comer pão sem glúten é recente e, atualmente, não são só os celíacos que o fazem!

Atualmente, a maioria das farinhas usadas no fabrico do pão são feitas a partir de cereais geneticamente modificados, o que há alguns anos atrás era impensável que acontecesse.

A acrescentar a este problema está a presença do glúten, naturalmente presente em cereais, tais como: trigo, cevada e centeio.

Glúten significa “cola” , o que explica o aspeto viscoso da massa do pão.

Portanto, o glúten é uma proteína difícil de digerir e capaz de provocar vários problemas de saúde, até mesmo para aqueles que não apresentam intolerância a esta proteína.

O pão não pode faltar na mesa das famílias portuguesas e está na base da dieta mediterrânica e da alimentação portuguesa, apesar do pão atual ser muito diferente do “pão de Cristo”.

A maioria das pessoas não dispensa uma torrada com manteiga ao pequeno-almoço ou antes de se deitar, uma sandes ao lanche, ou até uma “sandocha” quando não há tempo para comer outro tipo de refeição.

Contudo, o meu objetivo é publicar receitas saudáveis e que contribuam para melhorar a tua saúde e o bem-estar físico e mental.

Portanto, hoje trago-te esta receita de pão, completamente isenta de glúten e que é o resultado de várias experiências que fiz.

Esta receita destina-se a todos os que decidiram iniciar a Dieta Paleolítica, a todos aqueles que finalmente decidiram começar a praticar um estilo de vida mais saudável e a todos os celíacos (intolerantes ao glúten).

Se estás muito dependente do consumo de pão, esta receita permite que tenhas o prazer de o continuar a comer, mas com a enorme vantagem de ser totalmente saudável.

Futuramente, publicarei outras receitas de pão sem glúten, para que possas escolher e adaptar ao teu gosto pessoal.

Esta e muitas outras receitas que irei publicar, mostram como a nossa imaginação e abertura de espírito, nos podem oferecer uma alimentação saudável, saborosa e sem termos que nos privar daquilo que mais gostamos…

Só precisas substituir e inovar!

Ingredientes

  • 7 Colheres de sopa de farinha de arroz (isenta de glúten);
  • 3 Colheres de sopa de polvilho doce (sem glúten);
  • 3 Colheres de sopa de farinha de amêndoa (podes comprar amêndoas inteiras e triturá-las num processador);
  • 3 Colheres de sopa de linhaça moída;
  • 2 Colheres de sopa de farelo de aveia (sem glúten);
  • 2 Colheres de sopa de fermento (sem glúten);
  • 2 Iogurtes naturais;
  • Água q.b

Modo de Preparação do Pão Sem Glúten

Num recipiente, mistura todos os ingredientes secos, ou seja, a farinha de arroz, o polvilho doce, a farinha de amêndoa, a linhaça moída, o farelo de aveia, o fermento e o sal marinho.

Em seguida, acrescenta o ovo e os iogurtes naturais e mistura bem.

No final adiciona água suficiente para dar consistência à massa (normalmente ¼ do copo de iogurte é suficiente).

Coloca uma folha de papel vegetal numa forma de bolo inglês e barra-a com manteiga.

Verte a massa do pão na forma e leva ao forno, pré aquecido, a 180 graus.

O tempo de cozedura pode variar, de forno para forno, mas para saberes se o teu pão está cozido, usa a técnica do palito!

Quando o pão estiver cozido delicia-te com uma fatia de Pão Isento de Glúten, com manteiga ou queijo!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carla Coelho
Carla Coelho

Olá o meu nome é Carla Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e o meu marido, compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Sou Licenciada em Biologia, no ramo científico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sempre trabalhei como Técnica Superior de Laboratório na área de Análises Clínicas. Ao longo da minha vida sempre fui treinando e sempre me interessei muito por treinos, dieta, saúde e sucesso! Hoje o meu principal foco é tentar passar todo o meu conhecimento nestas áreas e ajudar qualquer um a melhorar a saúde de forma natural, fazendo dos alimentos os seus medicamentos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.