Hidratos de Carbono
Os Benefícios dos Hidratos de Carbono “Gentis”

Se segues este Blog, certamente já percebeste que não somos defensores do consumo de hidratos de carbono.

No entanto, durante muitos anos fui um fiel seguidor da Dieta Paleo/Primal e posso dizer-te que esta dieta contempla Hidratos de Carbono “Gentis”.

Mas afinal, o que são Hidratos de Carbono “Gentis”?

São alimentos ricos em amido, mas que não produzem processos de inflamação no nosso organismo.

Como alimentos ricos em hidratos de carbono “gentis”, podemos destacar: o arroz (sem glúten), a batata, a batata-doce, a abóbora e a beterraba.

Alguns destes alimentos podes consumir de forma regular e controlada, sem qualquer prejuízo para a saúde, mesmo que te encontres num processo de perda de peso.

Alimentos com hidratos de carbono “gentis” que podes consumir, regularmente:

  • Abóbora;
  • Beterraba.

Se já emagreceste e atingiste o peso corporal pretendido, entras numa fase de manutenção do peso corporal.

Nesta fase podes incluir, muito esporadicamente, batata e arroz (sem glúten) e biológico.

Arroz

O arroz, na sua essência natural, não contém glúten, no entanto os locais onde é armazenado ou embalado são por vezes partilhados com cereais com glúten, como o trigo, a cevada e o centeio.

Esta situação pode originar a “contaminação” do arroz com glúten!

Atualmente, nos hipermercados é relativamente fácil comprares arroz sem glúten, a um preço bastante acessível, no entanto escolhe arroz biológico, uma vez que os agrotóxicos continuam a ser usados em larga escala.

O arroz possui um elevado índice glicémico, o que é prejudicial para o teu organismo.

Além disso contém lectinas, já que pertence ao grupo dos grãos.

Como já referi, eu ingiro muito raramente arroz biológico e sem glúten!

Cá em casa, utilizamos o arroz quando fazemos canja de galinha do campo, para substituir as massas processadas.

Relativamente à batata, eu só consumo batata-doce e, apenas, esporadicamente!

Podes pensar que consumir batata de forma regular, não traz qualquer consequência para a tua saúde, mas se mergulhares na literatura médica, descobres um conceito, denominado Índice Glicémico, que te mostra exatamente o contrário.

O Índice Glicémico dos Hidratos de Carbono não é sempre o mesmo!

O Índice Glicémico indica a velocidade com que o açúcar presente num determinado alimento, alcança a corrente sanguínea.

Está provado que certos alimentos, como a batata causam uma subida vertiginosa dos níveis de açúcar no sangue (glicémia) que, posteriormente, baixam drasticamente.

Estas subidas e descidas repentinas dos níveis de glicémia são acompanhadas por picos de insulina, uma hormona produzida no pâncreas, como resposta à elevação desses níveis.

Por vezes, pode acontecer que esses níveis baixem para valores abaixo dos parâmetros normais, provocando situações de hipoglicémia, que se traduzem em sensação de desmaio, fraqueza, …

Quando o teu organismo está, constantemente, sujeito a estas subidas e descidas repentinas dos níveis de insulina e de glicémia, acaba por sofrer algumas consequências.

Com o passar dos anos, surge o aparecimento de um distúrbio, intitulado de Resistência Insulínica, que está na origem da diabetes.

Os estudos indicam que, na maioria dos países, se consome tanta batata, como açúcar refinado!

Aproveito para fazer esta comparação, porque o índice glicémico da batata é praticamente idêntico ao do açúcar refinado.

Portanto, se consomes, regularmente, batata acabas por ingerir o dobro da quantidade de açúcar.

Se não tiveres cuidado, o consumo regular de batata em conjunto com o açúcar que ingeres noutro tipo de alimentos, duplica os teus níveis de açúcar no sangue, o que representa picos de insulina ainda maiores!

Apesar de me referir à batata na sua forma natural, ou seja, não processada, há que fazer na mesma restrição no seu consumo.

Em Portugal, a maioria da batata consumida é altamente processada, seja na forma de batatas fritas empacotadas, puré de batata instantâneo,…, que contém sal refinado, óleos vegetais, gorduras trans, vários corantes e conservantes e muitos outros aditivos alimentares.

As batatas são constituídas por anti nutrientes:

  • Saponinas – se perguntares ao teu médico ou mesmo a alguns nutricionistas, acerca do que são as saponinas da batata, provavelmente, eles responderão que nunca ouviram falar em tal coisa.

As saponinas são toxinas potentes e até mesmo letais, mas que, raramente, são consideradas perigosas, especialmente, por falta de conhecimento da sua existência.

A sua principal função é proteger a raíz da batata do ataque de insetos e de determinadas doenças, geradas por alguns microrganismos.

Esta toxina que combate os predadores da batata é também considerada prejudicial ao ser humano, já que tem a capacidade de dissolver as membranas celulares dos eritrócitos, ou seja, pode provocar a hemólise dos glóbulos vermelhos.

Além disso, também pode originar “buracos” no revestimento do intestino, o que pode estar na origem da permeabilidade intestinal, um distúrbio, no qual ocorre a passagem de toxinas do intestino para a corrente sanguínea.

Na literatura médica existem pelo menos 30 mortes registadas, devido às saponinas da batata.

Realço aqui, que a maior concentração de saponinas se encontra na casca da batata e que, normalmente, elas são responsáveis por um envenenamento lento, que se manifesta através de determinadas patologias que surgem em idades mais avançadas.

  • Lectinas – as lectinas prejudicam o intestino, causando permeabilidade intestinal, tal como acontece com as saponinas.

Estas substâncias também causam outros danos no organismo, tais como: alergias, inflamação, doenças autoimunes e problemas digestivos.

A toxicidade apresentada pelas lectinas diminui quando estas são submetidas a um processo de cozedura, no entanto mesmo depois de cozinhadas, conseguem manter alguma da sua atividade.

Além dos tubérculos, os cereais também possuem lectinas, cuja função é a defesa contra o ataque de predadores.

Os vegetais que crescem, principalmente, durante a noite, como o tomate, a beringela e o pimentão, também contêm lectinas e, por isso, deves consumi-los apenas quando estão bem maduros.

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1º Hidrato de Carbono “gentil” – Batata-doce

Ela apresenta um baixo índice glicémico, o que é uma grande vantagem.

Existem também provas de que a batata-doce fazia parte da alimentação do ser humano há muitos anos atrás, ao contrário da batata “normal”, que provém da América do Norte há pouco mais de 600 anos.

A título de curiosidade, posso dizer-te que o povo de Okinawa consome bastante batata-doce e é muito saudável.

2º Hidrato de Carbono “gentil” – Beterraba

As beterrabas são alimentos antigos que cresciam naturalmente, embora, inicialmente, apenas se comessem as suas folhas.

Apesar de conterem hidratos de carbono, elas contemplam uma variedade única de nutrientes, que as tornam verdadeiramente potentes.

Elas conseguem:

  • Relaxar e dilatar os vasos sanguíneos;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a tensão arterial;
  • Aumentar a resistência física, sobretudo para quem faz treinos de alta intensidade;
  • Combater a inflamação, porque são uma fonte única de betaína, um nutriente que protege as células, as proteínas e as enzimas do estresse ambiental;
  • Tem propriedades anticancerígenas;
  • São ricas em vitamina C, vitamina B9, fibras, potássio, manganês;
  • Ajudam a desintoxicar e a purificar o fígado e o sangue.

3º Hidrato de Carbono “gentil” – Abóbora

O consumo da abóbora e das suas sementes trazem muitos benefícios para a saúde.

As sementes secas de abóbora são ricas em gorduras saudáveis, como ácidos gordos ômega-3, zinco, cálcio, ferro.

Elas ajudam a proteger os rins, já que reduzem o risco da formação de cristais de oxalato de cálcio.

A abóbora tem uma polpa laranja, o que indica um teor elevado de betacarotenos e antioxidantes, usados para combater os radicais livres.

Ela contém muitas vitaminas, entre elas a vitamina B2 e a vitamina E.

  • A sua riqueza em vitaminas A e C favorece o sistema imunitário;
  • A luteína e zeaxantina favorecem a saúde ocular;
  • O seu elevado teor de potássio oferece saúde cardiovascular;
  • O teor de betacarotenos, assim como a presença de vitamina A e C promovem a saúde da pele, a produção de colágeno e a proteção contra os raios UV.

Conclusão

Eu aconselho o consumo de hidratos de carbono gentis, apenas às mulheres quando se encontram na fase pré-menstrual ou menstrual, a desportistas profissionais ou que façam treinos intensos e a quem sofra de ansiedade, insónias, depressão, fadiga adrenal ou estresse crónico…

Isto porque existem provas de que os hidratos de carbono “gentis” melhoram a absorção de triptofanos e os níveis de serotonina a nível cerebral, promovendo também um sono mais reparador.

Ingere sobretudo batata-doce, abóbora e beterraba e muito raramente, batata e arroz, porque embora sejam hidratos de carbono naturais, não processados, possuem um elevado índice glicémico, o que acarreta mais distúrbios para a saúde.

Está comprovado cientificamente que uma dieta baixa em hidratos de carbono é bastante benéfica para a saúde.

Por isso põe em 1º lugar boas gorduras e proteínas e deixa para último os hidratos de carbono, mesmo que sejam naturais e “gentis”!

A minha experiência mostrou-me que não é necessário um consumo elevado de hidratos de carbono.

Os únicos que podes comer são os provenientes dos vegetais e da fruta e, mesmo assim, com muita moderação!

Termino com uma citação:

“Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida”. (Johann Goethe)”.

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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