Óleo de Coco
Óleo de Coco – Óleo, mas saudável!

O óleo de coco é constituído, essencialmente, por gordura saturada, mas não te assustes com isso!

Certamente, já percebeste que a gordura saturada tem sido “demonizada”, tanto por alguns médicos e nutricionistas, como pela comunicação social…

Afinal vivemos na era da Lipidofobia!

Ultimamente li vários artigos que falam mal do consumo de óleo de coco, não fosse o coco constituído por cerca de 92-96% de gordura saturada!

Obviamente, já era de esperar que esta percentagem de gordura tivesse impacto negativo, tanto nas redes sociais, como junto da classe médica e de nutricionistas!

Mas afinal de que lado está a razão?

Se ainda tens dúvidas, nada melhor do que pesquisares sobre o assunto, no entanto tem cuidado com as fontes de pesquisa, pois nem tudo o que lês, corresponde à verdade!

Portanto, pesquisa artigos científicos existentes no Google académico acerca desta matéria.

Escreve, “coconut oil benefits” e vais encontrar cerca de 52800 resultados, que demonstram através de estudos e de citações, todos os benefícios do óleo de coco.

Aqui, vais encontrar milhares de evidências que demonstram os benefícios do óleo de coco.

Apesar de possuir um elevado teor de gordura saturada, é um dos melhores protetores contra doenças cardiovasculares!

Sabias que ele ajuda a regular todo o perfil lipídico, aumentando os níveis de HDL e diminuindo os níveis de LDL?

A título de curiosidade, posso dizer-te que na população de Tokelau no Pacífico Sul, as doenças cardiovasculares são extremamente incomuns, no entanto cerca de 60% das suas calorias são provenientes do consumo de coco!

Outro exemplo é o que se passa em Papua Nova Guiné, em que os Kitavan consomem coco, diariamente, sendo este a sua principal fonte de gordura. Apesar disso, não existem registos de doenças cardíacas.

Eu consumo, diariamente, uma a duas colheres de óleo de coco, porque todas as pesquisas que fiz me fizeram acreditar nos seus poderosos benefícios!

O óleo de coco é uma das melhores gorduras vegetais que podes consumir!

Os seus efeitos manifestam-se, não só a nível cardiovascular, mas também a nível da função tiroidea, do aumento do metabolismo e do seu poder antioxidante.

Ao contrário da maioria dos outros óleos vegetais, que são gorduras trans e hidrogenadas, o óleo de coco é ótimo para cozinhar.

Sabes porquê?

Porque é uma gordura saturada, com baixo teor em colesterol e não oxida, quando é submetido a elevadas temperaturas.

Os benefícios do óleo de coco são muitos, para a saúde em geral mas, em particular, ele tem o poder de turbinar os níveis de testosterona!

ÓLEO DE COCO E TESTOSTERONA

Em vários artigos que escrevi, referi que existem várias fontes de gorduras boas, tais como: gorduras provenientes de animais criados ao ar livre, ovos, manteiga, banha, azeite, …

Mas, afinal o que distingue a gordura do coco, das outras boas fontes de gordura?

O que a distingue é a presença de MCTs (triglicerídeos de cadeia média).

Os ácidos gordos de cadeia média possuem 6 a 12 átomos de carbono ligados entre si e são metabolizados de maneira diferente das outras gorduras…

As outras gorduras quando ingeridas são misturadas com a bílis, libertada pela vesícula biliar, depois entram em ação as enzimas pancreáticas e, só depois, essas gorduras são degradadas pelo sistema digestivo.

Os MCTs não precisam da bílis, nem da atuação das enzimas pancreáticas para serem digeridos!

Portanto, quando chegam ao intestino, passam para a corrente sanguínea e são transportados diretamente para o fígado, que os converte em cetonas.

O que são cetonas ou corpos cetónicos?

São moléculas solúveis em água, que resultam do metabolismo das “boas gorduras” e constituem um alimento bastante mais poderoso e limpo para todo o nosso organismo, ou seja, elas representam uma fonte de energia muito mais limpa e eficiente que a glicose.

O nosso cérebro precisa de glicose ou de corpos cetónicos para manter em plenitude as suas funções cerebrais, logo se não possuir glicose, vai utilizar corpos cetónicos!

As cetonas podem atravessar a barreira hemato-encefálica, para fornecerem energia ao cérebro.

Esta é uma barreira que faz parte do sistema nervoso central e que mantém o cérebro protegido de todas as substâncias nocivas, que circulam na corrente sanguínea.

No fundo é como uma película que envolve o cérebro e que se comporta como um escudo protetor, no entanto, os corpos cetónicos conseguem transpor essa barreira e levam consigo energia para as funções cerebrais.

Como podemos fazer com que o nosso cérebro utilize corpos cetónicos?

Para conseguires obter mais corpos cetónicos, precisas:

Como já referi, o óleo de coco é rico em gordura saturada, mas esta é a melhor gordura para aumentar a produção de testosterona!

Assim, o óleo de coco é muito bom para turbinar os níveis desta hormona.

Além disso, ele também é um percursor da testosterona, tanto devido ao seu elevado poder antioxidante, como devido aos benefícios que apresenta para a função tiroidea!

No entanto, até hoje, ainda não foram feitos estudos em humanos, que relacionem o consumo de óleo de coco, com o aumento dos níveis de testosterona.

Porquê?

A resposta é simples…

O óleo de coco é uma substância natural, que não necessita de patente, o que significa que, para a indústria farmacêutica, não é rentável!

Felizmente foram efetuados vários estudos, em ratos do sexo masculino, por possuírem sistemas reprodutores muito idênticos ao homem.

Nessas experiências verificou-se que os efeitos antioxidantes do óleo de coco se manifestavam de várias formas, incluindo na prevenção do estresse oxidativo dos testículos.

Esta situação refletiu-se nos níveis de testosterona, que não sofreram decréscimo devido a esse tipo de danos.

Durante essas experiências, 4 grupos de ratos Wistar machos foram alimentados à base de dietas que continham óleo de soja, óleo de coco, óleo de semente de uva ou azeite de oliva.

Observou-se que, a atividade das enzimas chave para a produção de testosterona era significativamente maior, nos grupos que ingeriram azeite e óleo de coco.

No entanto, não foi apenas a atividade das enzimas que aumentou, também se verificou um aumento dos níveis de testosterona nesses mesmos ratos.

Noutro estudo, também com ratos machos, inseriram na sua dieta alguns suplementos, tais como: cálcio, vitamina D e boro e combinaram-nos com óleo de girassol, canola ou óleo de coco.

O grupo que se alimentou à base de óleo de coco e de suplementos apresentaram níveis de testosterona mais elevados, em comparação com os outros grupos.

O óleo de coco por si só já produz efeitos positivos nos níveis de testosterona.

O boro e a vitamina D3 são suplementos que contribuem para aumentar bastante os níveis desta hormona.

A conjugação dos três (óleo de coco + vitamina D3 + boro) consegue turbinar ainda mais os níveis de testosterona.

Para finalizar, um outro estudo efetuado com 6 grupos de ratos machos, cada um constituído por 8 ratos, que foram alimentados com 6 diferentes fontes de gordura.

As fontes de gordura utilizadas e administradas em cada um dos grupos de ratos foram:

  • Óleo de gergelim,
  • Azeite de oliva,
  • Óleo de peixe,
  • Óleo de girassol,
  • Banha de porco ibérico,
  • Óleo de coco.

Observou-se que os grupos alimentados com óleo de coco e banha de porco ibérico aumentaram, significativamente, os níveis de testosterona, quando comparados com os outros grupos.

Aliás, o grupo que ingeriu banha de porco foi o que atingiu maiores níveis desta hormona, mesmo em relação aos que consumiram óleo de coco.

Outros dos efeitos confirmados com este estudo foi a redução dos níveis de LDL e o aumento dos níveis de HDL, tanto no grupo que consumiu óleo de coco, como no que consumiu banha de porco.

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Benefícios do óleo de coco

  • Apesar de ser uma gordura saturada, não contém gorduras trans e não causa doenças cardíacas;
  • É excelente para cozinhar, já que não oxida quando submetido a altas temperaturas;
  • O ácido láurico e a monolaurina, resultante da digestão do ácido láurico, ajudam a eliminar microrganismos patogénicos, tais como: bactérias, vírus, fungos e parasitas;
  • Aumenta o sistema imunitário;
  • Aumenta a capacidade cognitiva em pessoas com problemas e em formas leves da Doença de Alzheimer;
  • O bochecho com óleo de coco ajuda a eliminar bactérias prejudiciais da cavidade oral, previne doenças periodontais e ajuda a branquear os dentes;
  • Funciona como um ótimo hidratante, podendo ser aplicado na pele, para hidratar, para limpeza facial ou para remover maquilhagem, nos lábios, depois de fazer a barba ou para hidratar e dar brilho a cabelos secos;
  • O óleo de coco não interfere na função da tiroide e, como possui propriedades anti-inflamatórias evita patologias nesta glândula;
  • Aumenta a saúde do coração, melhorando o perfil lipídico;
  • É eficaz como repelente de insetos;
  • Aumenta a energia, reduz o apetite e ajuda na perda de peso;
  • Ajuda no processo da digestão e altera, positivamente, as bactérias intestinais, diminuindo os sintomas da doença de Crohn;
  • Melhora o funcionamento das mitocôndrias, logo previne o aparecimento de várias doenças, tais como: cancro, diabetes, doenças autoimunes, …

Conclusão

Apesar de toda a informação negativa, gerada à volta do óleo de coco, existem milhares de artigos científicos, que comprovam exatamente o contrário!

Há décadas que acreditas na falsa crença de que a gordura saturada é uma das principais causas de doenças cardíacas, mas está na hora de saberes a verdade…

Várias pesquisas mostram que não há evidências, de que as gorduras saturadas entopem as artérias ou aumentam o risco de enfarte ou de AVC.

Assim, o meu conselho é que consumas, diariamente, óleo de coco!

Na minha opinião ele é uma das melhores fontes de gordura, à qual se juntam o azeite e a banha de porco.

O azeite é uma ótima gordura, mas para ser usado cru, ou seja, apenas para temperar alimentos no prato ou saladas.

O óleo de coco e a banha de porco estão mais indicados para cozinhar, porque suportam melhor elevadas temperaturas e não sofrem oxidação.

O óleo de coco é cardio-protetor, aumenta a taxa metabólica e “turbina” os níveis de testosterona, mais ainda se for conjugado com vitamina D3 e boro!

O seu modo de atuação inclui proteger os testículos dos danos oxidativo e aumentar a atividade das enzimas dentro das gonadas, o que é imprescindível quando o corpo converte andrógenos mais fracos como o DHEA e a delta 4 androstenediona, em testosterona.

Os benefícios para a saúde, relacionados a uma dieta rica em gorduras saudáveis, incluindo o óleo de coco, são muitos…

Portanto, a Dieta Cetogénica, composta por poucos hidratos de carbono e rica em boas gorduras, mostrou vários benefícios em muitas doenças crónicas, incluindo cancro, doenças auto-imunes e epilepsia, além de contribuir, significativamente, para a perda de peso.

Quando comprares óleo de coco, tem cuidado com o que escolhes, porque existem algumas versões nos hipermercados que contém gorduras trans e hidrogenadas.

Não compres estas versões, mesmo que sejam bem mais baratas, ou seja, escolhe sempre óleo de coco virgem, orgânico e prensado a frio por processos mecânicos!

Termino com uma citação:

“Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer, e o poder lhe será dado” (Lair Ribeiro)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.