O açúcar que não conheces
O açúcar que não conheces

Tentas evitar o consumo de açúcar?

Preocupas-te com a tua saúde?
Que quantidade de açúcar ingeres, diariamente?

Neste artigo vais ficar a saber toda a verdade…

Apesar de todos os perigos associados ao consumo de açúcar, as pessoas continuam a consumi-lo, porque, acima de tudo querem aproveitar a vida!

Tenho pena se pensas assim, porque tenho a certeza que vais aproveitar muito pouco da vida!

O açúcar é um dos produtos mais perigosos que podes consumir.

Não só pela dependência que te causa, mas também por se encontrar presente em vários produtos, embora dissimulado com outros nomes!

No entanto, se és uma pessoa interessada pela tua saúde, bem estar e qualidade de vida, certamente, perdes algum tempo a ler os rótulos dos produtos que compras.

Mas, ler rótulos pode não ser assim tão simples…

Açúcar branco ou amarelo, açúcar de cana, açúcar mascavado, …

Estas são palavras que não tem nada a esconder, ou seja, quando adquires produtos que contém estes ingredientes, estás consciente que estás a ingerir açúcar!

O que te pode passar despercebido são os rótulos que não tem, explicitamente, escrito açúcar, porque a indústria alimentar arranjou alternativas para esta palavra, que te fazem pensar que não o estás a consumir.

O ideal era só consumires alimentos frescos, que nem sequer têm rótulo, no entanto, isso nem sempre é possível!

As aparências iludem…

O açúcar é uma peça dominante nas prateleiras dos hipermercados e sem te aperceberes, ingere-lo todos os dias, sem exceção!

Atualmente, ingere-se, diariamente, a mesma quantidade de açúcar que, há vários anos, uma pessoa consumia a cada 5 dias!

Apesar, das diretrizes mundiais estarem a caminhar no sentido de reduzir, drasticamente, as quantidades de açúcar presente nos alimentos, ainda não é o suficiente.

De acordo com o Dr. Lusting, embora existam diferenças individuais, o limiar de segurança, em relação ao consumo de açúcar é cerca de 25 a 38 gramas, por dia.

Se contabilizares a quantidade de açúcar que consomes num só dia, garanto que vais ficar surpreendido!

Quando comes bolachas, bolos, gelados ou sobremesas, sabes que estás a ingerir uma enorme quantidade de açúcar.

Mas atenção, porque os refrigerantes, a comida enlatada, os molhos para salada, ketchup, … também tem muito açúcar, só que ele aparece com nomes diferentes e tu podes ter dificuldade em reconhecer que o estás a ingerir!

Alguns exemplos…

Uma colher de sopa de ketchup contem, dependendo da marca, cerca de 3.7 gramas de açúcar, o que equivale a cerca de uma colher de chá de açúcar…

Um refrigerante de 250 ml contem, cerca de 27 gramas de açúcar, o que equivale a cerca de 7 colheres de chá de açúcar…

Um copo de 250ml de ice tea contem 17 gramas de açúcar, enquanto que um copo de Compal contem cerca de 25 gramas.

Repara que a opção que parece mais saudável, por ser um sumo de fruta, tem tanto ou mais açúcar que outras bebidas doces…

Os sumos de fruta apenas seriam vantajosos se não lhe fosse retirado a pectina ou a fibra, mas isso não acontece.

A fibra ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue!

Portanto, deves comer a fruta no seu estado natural, para tirar proveito da pectina e da fibra, que estão naturalmente presentes!

Problemas associados ao consumo de açúcar…

O açúcar desencadeia várias desordens metabólicas, disfunção mitocondrial, obesidade, depressão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e distúrbios neurodegenerativos.

Um estudo mostrou que pacientes que ingeriam todos os dias, durante 12 semanas, 650 calorias de açúcar, revelaram níveis muito altos de gordura no sangue e no fígado.

O mais caricato é que a propaganda mostra que não deves consumir gordura, nem sal, para evitar doenças cardiovasculares, mas esquecem-se do açúcar!

Neste estudo ficou comprovado que o açúcar afeta o metabolismo do fígado, o que tem repercussão na saúde do coração!

Há uns anos, a esteatose hepática era um problema que só afetava adultos.

Atualmente, afeta quase 10% das crianças entre os 2 e os 19 anos, porque iniciam uma alimentação rica em açúcar, muito prematuramente!

O açúcar afeta o cérebro e, portanto, desregula o humor, o comportamento e pode causar ansiedade e depressão.

Se te preocupas com a tua saúde e evitas a todo o custo comer açúcar, nem que para isso percas imenso tempo a ler rótulos dos produtos que compras, então vais ficar surpreendido com o que vem a seguir!

Sabias que os fabricantes desses produtos usam mais de 56 nomes diferentes para o açúcar?

O que achas que pretendem com isto?

É obvio…

O objetivo é que pessoas como tu, preocupadas com a saúde e bem estar, comprem esse tipo de produtos…

Porque os consideram saudáveis e sem açúcares adicionados, quando de facto esse açúcar está presente, mas de forma dissimulada!

Por exemplo, a indústria alimentar pode referir que determinado produto não contém açúcar refinado, pois de facto não contém açúcar branco, mas pode ter presente outro tipo de açúcares, simplesmente, não estão descritos dessa forma…

  • Muitos terminam em ose – por exemplo: sacarose, frutose, galactose, dextrose, maltose, lactose, ribose, glicose …
  • Outros aparecem com o nome de xarope – por exemplo: amanteigado, de arroz integral, de alfarroba, de Acer, refinado, de milho, de açúcar, de sorgo, de malte, …

Outra coisa a que precisas estar atento, é quando olhas para os rótulos dos alimentos e vês longas listas de ingredientes!

Neste caso é importante que percebas, que eles estão ordenados pela quantidade em que estão presentes, ou seja, os primeiros da lista são os mais abundantes.

Até pode ser que o açúcar ocupe o fim dessa lista, mas não te esqueças, que pode haver diferentes nomes para o açúcar, em diferentes posições da lista, o que significa que no total, o açúcar pode ser atirado para a primeira ou segunda posição!

Nomes diferentes… Efeitos semelhantes…

  • Sumo de fruta concentrado, açúcar cristal, xarope amanteigado, açúcar evaporado, caramelo, melaço, melado, xarope de alfarroba, xarope de milho desidratado, xarope de arroz integral, xarope de açúcar invertido, cristais da Flórida, xarope de sorgo, xarope de Acer (maple syrup), xarope refinado, açúcar de cana, xarope, açúcar mascavado, dextrose, dextrina, malte de cevada, glicose, glicose em pó, xarope de milho, malte diastático, lactose, maltose, galactose, D-ribose, etil maltol, maltodextrina, xarope de malte, xarope de arroz, açúcar de confeiteiro, …

Estes são apenas alguns dos nomes usados, para substituir a palavra açúcar!

O nosso corpo não reage da mesma forma ao açúcar natural e ao processado…

Quando ingeres frutas e vegetais, o corpo absorve todo o açúcar natural desse tipo de alimentos, embora seja processado de maneira diferente, porque está combinado com fibras, vitaminas e minerais!

Quando comes alimentos processados, aos quais se adiciona açúcar branco ou qualquer outro tipo de açúcar, para o disfarçar, o caso muda de figura…

Ele torna-te dependente do seu consumo, como acontece com determinadas drogas e é uma das substâncias mais nocivas para o teu corpo, matando, gradualmente, a tua saúde e vitalidade!

Mesmo que optes por alimentos pouco calóricos, como um ice tea ou uma gelatina, eles tem muito açúcar e isso contribui para aumentar a tua percentagem de gordura corporal e para prejudicar a tua saúde!

Um pedaço de picanha é bem mais calórico, quando comparado com uma gelatina, mas os efeitos no teu organismo não tem nada haver com os efeitos devastadores do açúcar!

Também precisas ter cuidado, quando escolhes certos produtos que são apontados como opções mais saudáveis, porque se tiverem xarope de milho, agave ou frutose, continuam a ser perigosos!

Sabias que a frutose, ao contrário da glicose, só é metabolizada no fígado?

Quando alguém me diz que não come produtos com açúcar ou alimentos com muitos hidratos de carbono, a primeira pergunta que me vem à cabeça é:

Quantas peças de fruta comes por dia?

Sabias que a frutose não necessita da insulina para entrar nas células?

Essa facilidade em ser captada pelas células, faz com que seja mais rapidamente metabolizada e convertida em outras substâncias, como gordura, glicose e ácido úrico.

Quando se consome frutose em excesso, a curto, médio e longo prazo, surgem vários problemas de saúde.

Inicialmente, ela favorece a síntese de novos lipídeos, de glicose, de ácido úrico, aumenta o apetite e favorece o estresse oxidativo.

Posteriormente, os novos lipídeos sintetizados são convertidos em lipoproteínas de muito baixa densidade (colesterol LDL), a glicose estimula a produção de insulina e o estresse oxidativo e o ácido úrico reduzem a produção de óxido nítrico, composto importante para a redução da pressão arterial.

A médio prazo, esses fatores provocam dislipidemia, obesidade com acumulação de gordura visceral, baixa tolerância à glicose, hipertensão, disfunção endotelial e danos nos rins.

A longo prazo, conduz a um quadro denominado “síndrome metabólica”, que é a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças cerebrovasculares, aumentando o risco de demência e insuficiência renal crónica.

Independentemente do nome que o açúcar possa ter, uma coisa sabemos…

Ele é prejudicial à saúde de um modo geral e é o alimento das células cancerígenas.

Estas células utilizam a glicose, como combustível e dependem dele para manter o seu metabolismo celular!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

A partir de hoje se queres ser saudável e viver uma vida livre de doenças, começa já a reduzir o consumo de açúcar…

  • “Conhecimento é poder” – muitas pessoas cometem erros alimentares por puro desconhecimento. Quando sabes o que te faz mal, fazeres mudanças permanentes é mais fácil!
  • Lê todos os rótulos – quando adquirires alimentos processados, em caixas, latas, ou qualquer outro tipo de embalagem, certifica-te que sejam pobres em qualquer tipo de açúcar.
  • Rigor e disciplina – elimina de uma vez por todas o açúcar que habitualmente adicionas ao chá ou ao café e deixa de comprar produtos processados.
    As tuas papilas gustativas vão adaptar-se ao fim de algum tempo!
  • Escolhe adoçantes saudáveis – sempre que a vontade de comer doces apertar, existem algumas alternativas saudáveis, como a stevia, Luo Han Guo (também chamado de Luo Han Kuo ou fruta dos monges) ou o eritritol (atenção que, quantidades elevadas podem ter efeito laxante).
  • Diminui a quantidade ingerida de hidratos de carbono – pães, massas, bolos, bolachas, molhos, bebidas açucaradas, sumos de fruta, refrigerantes e a grande maioria dos produtos processados, que contém percentagens elevadas de açúcar.

Os hidratos de carbono são metabolizados no corpo, como açúcares, originando um pico de glicose e de insulina no sangue.

Para te manteres saudável, reduz a quantidade de hidratos de carbono, para 100 gramas por dia, ou 50 gramas, para seres ainda mais saudável.
Passado algum tempo a tua vontade de comer doces diminuirá, drasticamente!

  • Limita o consumo a 25 gramas de frutose, por dia, proveniente de fruscas frescas e naturais.
  • Ingere alimentos fermentados – além de todos os benefícios que representam para o intestino, reduzem a vontade de comer doces, devido à sua acidez natural.
  • Aumenta o consumo de gorduras saudáveis – quando ingeres refeições compostas por gorduras saudáveis (gordura naturalmente presente na carne, no peixe, óleo de coco, azeite, abacate, ovos…) vais sentir-te saciado por muito mais tempo e a tua vontade de comer doces cai abruptamente.

Quanto menos açúcar comeres, menos necessidade terás de o ingerir!

Conclusão

 O açúcar provoca várias desordens metabólicas e isso não é novidade, especialmente ,se te interessas pela tua saúde, bem-estar e vitalidade!

Aliás, se te preocupas com a tua alimentação, tens cuidado com o que colocas na tua mesa, todos os dias!

Cada vez que vais ao supermercado e compras produtos embalados, que contenham rótulos, “abre bem os olhos”…

Lê-os atentamente, porque agora já sabes reconhecer a presença de açúcar, mesmo que esteja com outro nome!

Não te esqueças, que os fabricantes arranjaram formas de adicionar açúcar sem escrever, literalmente esta palavra, usando a designação de “xarope” ou palavras que terminam em “ose”, como por exemplo galactose ou frutose.

O ideal seria não comprar produtos processados e só consumir alimentos frescos, naturais e biológicos, mas nem sempre isso é possível!

Contudo, limita ao máximo a compra deste tipo de produtos e inspeciona rigorosamente, os rótulos… Quanto menos ingredientes, melhor!

Se a tua alimentação tiver como base: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, água natural, banha, azeite, manteiga, óleo de coco, iogurtes naturais, kefir e queijos feitos com leite cru, não vais ter grandes preocupações em ler rótulos!

A vida pode ser simples, mas para isso tens que estar disposto a vivê-la dessa forma!

A compra de produtos processados, só servem para te complicar a vida, sobretudo no que diz respeito à tua saúde!

Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância (Hipócrates)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carla Coelho
Carla Coelho

Olá o meu nome é Carla Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e o meu marido, compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Sou Licenciada em Biologia, no ramo científico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sempre trabalhei como Técnica Superior de Laboratório na área de Análises Clínicas. Ao longo da minha vida sempre fui treinando e sempre me interessei muito por treinos, dieta, saúde e sucesso! Hoje o meu principal foco é tentar passar todo o meu conhecimento nestas áreas e ajudar qualquer um a melhorar a saúde de forma natural, fazendo dos alimentos os seus medicamentos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.