16-Sinais-Que-Revelam-Níveis-Baixos-De-Testosterona-png
16 Sinais Que Revelam Níveis Baixos De Testosterona

Este artigo tem como objetivo alertar-te para todos os sinais que indicam níveis baixos de testosterona, pois um diagnóstico precoce é extremamente importante na resolução do problema…

O que se está efetivamente a passar com os níveis de Testosterona?

Cada vez que observo as estatísticas fico triste e pensativo…

Os Homens da geração atual têm os seus níveis de testosterona a cair drasticamente!

Um estudo feito em Massachusetts no New England Research Institutes concluiu que, nos EUA, nos últimos 20 anos houve uma queda substancial dos níveis de testosterona na população masculina!

Segundo o Doutor Thomas Travinson, os níveis médios de testosterona caíram 1% ao ano.

Ao leres isto podes pensar que 1% ao ano não é significativo, mas estás errado!

Isso significa que um homem de 65 anos, em 2002, teria níveis de testosterona 15% inferiores aos de um homem da mesma idade, em 1987.

Esta situação não acontece somente em homens mais velhos, acontece também e, cada vez mais, em homens mais jovens!

Mesmo sem conhecermos analiticamente os níveis de testosterona, ou mesmo sem analisar estatísticas, facilmente nos apercebemos que, atualmente, os homens possuem níveis muito inferiores de testosterona, comparativamente aos dos seus pais e ainda mais baixos, quando comparados com os dos seus avós!

Podes não concordar com a minha opinião, mas penso que cada vez mais vivemos numa sociedade de “meninas”!

Não sou machista e valorizo bastante as mulheres, no entanto, a sociedade em que vivemos tem contribuído bastante para o decréscimo desta hormona, tão importante para a saúde dos homens!

Posso citar-te alguns exemplos comuns e que estão relacionados com a alimentação…

Lipidofobia - medo de comer gordura
Lipidofobia – medo de comer gordura

A lipidofobia (medo de ingerir gorduras) inunda as notícias, e quase tudo gira em torno deste medo!

O mercado está inundado de produtos alimentares rotulados de “light”, entre outros, que nada têm contribuído para ajudar os homens a manterem saudáveis os seus níveis de testosterona!

A prova disso é que um homem precisa implorar à esposa para lhe fazer um “petisco” à base de carnes vermelhas, vísceras (fígado, rins, coração), miudezas (fígado, coração, moelas), enchidos caseiros, …

Outros, para evitar discussões em casa, simplesmente, optam por comer esses petiscos fora, o que pode piorar bem mais a situação!

Um homem é biologicamente diferente da mulher e, como tal, tem necessidades nutricionais e energéticas bastante diferentes da mulher!

Por esse motivo, deves fazer uma alimentação que favoreça o aumento dos teus níveis de testosterona

E para isso é necessário um maior consumo de gorduras saudáveis, especialmente gordura saturada!

Já deves ter percebido, que quando escrevi “petisco”, não me referia ao “petisco” que existe no café ou no restaurante local… Até porque, na maioria dos locais as comidas nem sempre são confecionadas da melhor forma, nem com ingredientes saudáveis!

As refeições feitas em casa, acompanhadas por um bom copo de vinho tinto são “petiscos” saudáveis e que potenciam os teus níveis hormonais…

Faz os teus petiscos, incluindo boas gorduras (carnes, peixes e ovos) e confecciona-os também com gorduras saudáveis (azeite, banha, óleo de coco)!

Atualmente é frequente ver as esposas reclamarem com os homens, por estes ingerirem alimentos com gordura…

Esposa que reclama
Esposa que reclama

“Cuidado com o colesterol, olha os problemas cardíacos”, …

Afinal de contas é esta a ideia que diariamente passa do écran da televisão para as nossas casas!

É raro ver uma esposa reclamar por o seu marido estar a comer hidratos de carbono (pão, massas e afins), afinal que mal é que tem “comer um pãozinho com fiambre de peru?”

Os hidratos de carbono em excesso trazem graves consequências para a saúde e na hora de escolher, a opção certa são as boas fontes de gordura e não os hidratos de carbono!

O que nunca, mas nunca deves fazer é consumir, simultaneamente, hidratos de carbono e alimentos ricos em gordura….

Aí vais ter que optar, ou uma coisa ou outra…

Queres comer toucinho, torresmos, entremeadas, come!

Mas com salada ou outros legumes, nunca com pão ou com qualquer outra fonte de hidratos de carbono!

O consumo de boas gorduras, não é apenas benéfico para os homens, as mulheres também devem optar por fazer uma alimentação pobre em hidratos de carbono e rica em boas fontes de gorduras, já que estas são essenciais para manter a saúde hormonal em ambos os sexos!

O colesterol é o “avô” de todas as hormonas, principalmente da testosterona e, por isso, necessitamos dele para manter a nossa saúde hormonal…

…Além disso está comprovado que a ingestão de boas gorduras não é indicativa da ocorrência de problemas cardíacos.

Aceitar a Masculinidade não é sinónimo de Machismo!

Os baixos níveis de testosterona têm feito dos homens umas “meninas” em ponto grande…

Passámos do oito para o oitenta…

Passámos de uma sociedade em que a mulher estava em segundo plano e não tinha voz ativa na sociedade, para uma sociedade muito feminista, onde a feminilidade é recompensada e a masculinidade punida!

É muito importante o homem dar o seu contributo e participar na educação dos seus filhos, pois uma geração masculina criada apenas por mulheres, vai sentir dificuldades em ser masculina!

Os jovens devem aceitar a sua masculinidade, pois como já disse, biologicamente somos diferentes!

Não penses que sou machista ou que estou a criticar as mulheres…. Pelo contrário, estou a criticar a atitude dos homens!

As mulheres souberam adaptar-se aos tempos atuais, enquanto os homens não!

Mas algo está errado, pois são muitas as mulheres que estão a tornar-se cada vez mais masculinas e muitos homens que se mostram cada vez mais femininos!

Os homens não devem pensar que a sua masculinidade está errada, nem devem acreditar na propaganda, que pune atitudes masculinas, intitulando-as de “atitudes machistas”!

Masculinidade não é sinónimo de brutalidade, mas apenas um conjunto de características sociais e biológicas que se traduzem em comportamentos masculinos, como coragem, independência, assertividade, …

Isto nada tem a ver com machismo, um comportamento exibido por muitos homens que revela um desrespeito enorme pelo sexo feminino!

Não é a esse tipo de comportamento que me refiro….

Apenas penso que se somos homens não há problema em agirmos como tal!

Os estudos demonstram que os homens casados perdem uma maior percentagem de testosterona, o que provavelmente está relacionado com determinados comportamentos, impostos após o casamento, e que são inimigos do instinto masculino!

Se cada vez que precisares fazer algo, só o fizeres com o consentimento da tua esposa, isso retira-te autoestima e inibe a tua masculinidade!

Por isso, sejam assertivos, mas se quiserem fazer algo, façam-no!

Aproveito também para dar um conselho a todos os homens solteiros…

Quando conheceres uma mulher que te desperte interesse, opta por uma mulher feminina e não feminista!

Dessa forma ambos serão felizes e tu como homem, conseguirás, tranquilamente, manter saudáveis os teus níveis de testosterona!

Até agora nunca tive grandes problemas em relação a tudo o que escrevi e, por isso, agradeço há minha esposa… Ela é feminina, aceita a minha masculinidade e nós funcionamos bem como casal… Desde os treinos, há alimentação, tudo está em sintonia!

Existem atitudes na nossa sociedade e nos Mídea que funcionam como uma lavagem cerebral…

Não te sintas mal por preferires assistir a um filme de ação em vez da novela!

Não existe nada de errado nesse tipo de comportamento…

Depois de incentivar os homens a aceitarem comportamentos masculinos, segue então uma lista de sinais a que devem estar atentos!

Lista de Sinais, que podem indicar níveis Baixos de Testosterona:

Lista de Sinais, que podem indicar que níveis Baixos de Testosterona
Lista de Sinais, que podem indicar que níveis Baixos de Testosterona
  • Excesso de gordura corporal;
  • Diminuição da libido;
  • Ginecomastia (hipertrofia mamária);
  • Depressão;
  • Baixa autoestima;
  • Irritabilidade;
  • Mau humor;
  • Perda de memória;
  • Diminuição das erecções matinais;
  • Disfunção eréctil;
  • Fadiga;
  • Diminuição dos níveis de energia;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Encolhimento dos testículos;
  • Baixa contagem de espermatozóides.

A maioria dos homens poderá sentir mais do que um destes sinais, o que dependerá, obviamente, de vários fatores, como: fatores genéticos, idade, prática de atividade física, tipo de alimentação, IMC, …

Existem vários motivos que conduzem à diminuição dos níveis de testosterona, no entanto existem 2 que se destacam pela sua relevância:

A alimentação

Deves fazer uma alimentação rica em gorduras boas…

O ideal seria consumires cerca de 70% de gordura, 20% de proteína e apenas 10% de hidratos de carbono (provenientes de fontes naturais, tais como legumes e alguma fruta).

Basicamente, seria seguir uma Dieta Cetogénica, que é bastante eficaz na resolução de diversas patologias e no restabelecimento da saúde!

Pessoalmente, penso que esta Dieta é a única que consegue superar a Dieta Paleo, em termos de benefícios para a saúde! No entanto, trata-se de uma dieta muito mais rigorosa e muito mais restrita que a Dieta Paleo/Primal, mas com efeitos, surpreendentes!

Conheço alguns homens que me mostraram os seus doseamentos de testosterona e verifiquei que, a maioria deles apresentava níveis muito baixos, tendo em conta a sua idade!

A maioria deles faz uma dieta baixa em gorduras e elevada em hidratos de carbono, especialmente hidratos de carbono provenientes de produtos industrializados; outros fazem uma dieta rica tanto em gorduras que não são saudáveis (gorduras trans), como em hidratos de carbono…

Comem pão, massas, doces, enchidos, pacotes de batatas fritas e outros snacks cheios de gorduras trans, bebem cerveja, …

Todos estes alimentos contribuem para o aumento dos níveis de estrogénio e para a diminuição dos níveis de testosterona, além de apresentarem muitos outros riscos para a saúde!

Por isso, nem as mulheres os devem consumir, pois além dos riscos que representam, a estrogenicidade (níveis elevados de estrogénio) também não é benéfica para a mulher.

Para conseguires aumentar os teus níveis de testosterona deves consumir, predominantemente…

…carnes com gordura, fígado, ovos (clara e gema), coco, abacate, óleo de coco, azeite, frutos secos, peixes gordos, toucinho, manteiga, queijos (de preferência feitos com leite cru), vegetais (para diminuir o excesso de estrogénio), alho, cebola, …

Comam bem…. Comam comida de verdade, como os Homens da era Paleolítica!

Se forem vegetarianos, o que não aconselho, optem por comer bastantes frutos secos, óleo de coco, coco, abacate e ovos (se não forem veganos).

Excluam da vossa alimentação produtos como, soja, milho, trigo, cevada, margarinas, óleos vegetais e açúcar, que aumentam drasticamente os níveis de estrogénio!

Atividade física

Em relação ao treino, a musculação, especialmente, se fizeres treinos de força, contribui para aumentar os níveis de testosterona em 40%.

O Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada citou: “O treino de musculação é realmente uma espécie de terapia hormonal”.

Segundo os estudos, depois de um treino de musculação, a testosterona diminui, especialmente, nos 45 minutos após o treino, enquanto o cortisol aumenta.

Ao fim de 4 semanas de treino, com períodos de descanso entre treinos, os níveis de testosterona sobem cerca de 40% e os níveis de cortisol, após a adaptação ao treino, diminuem, tanto em repouso, como no pós-treino.

Aconselho-te a fazer treinos que não ultrapassem os 45 a 60 minutos de duração, já que, após 45 minutos de treino intenso, os níveis de testosterona sofrem um decréscimo.

Se quiseres treinar 2 horas por dia, deves optar por treinos bi-diários, ou seja, 2 treinos por dia, com a duração de 1 hora cada um.

Apesar da musculação ser um boost para os níveis de testosterona, existem outras atividades de menor intensidade, que podes fazer…

  • Caminhadas
  • Cortar lenha
  • Atividades hortícolas
  • Subir escadas
  • Outros trabalhos que impliquem força física

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Para finalizar, descrevo mais algumas dicas que podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona, de forma natural:

  • Ter uma boa noite de sono;
  • Dormir em total escuridão;
  • Manter o ritmo circadiano;
  • Tomar banhos de água fria;
  • Diminuir os níveis de SHBG;
  • Praticar algumas atividades físicas de menor intensidade;
  • Combater a ansiedade;
  • Fazer uma alimentação, o mais natural possível;
  • Não fumar;
  • Não beber bebidas alcoólicas em excesso;
  • Praticar sexo com regularidade;
  • Evitar o estresse;
  • Combater o excesso de peso;
  • Diminuir os xeno estrogénios (1) (presentes em muitos tupperwares e outros recipientes de plástico), evitando por exemplo aquecer comida nesse tipo de recipientes;
  • Evitar usar o telemóvel nos bolsos, principalmente se estiver perto dos testículos;
  • Fazer suplementação com Ashwagandha e com um multivitamínico, de preferência que contenha zinco e boro.

Existem muitas outras dicas, mas não vou alongar mais este artigo!

Conclusão

Os Homens e as Mulheres são diferentes fisiologicamente e por isso tem necessidades nutricionais e energéticas diferentes.

Tanto homens, como mulheres, devem fazer uma alimentação rica em gorduras boas e pobre em hidratos de carbono.

A Dieta Cetogénica, ou até mesmo a Dieta Paleo/Primal só tem benefícios, pois este tipo de alimentação permite manter saudáveis os níveis hormonais.

Ser homem e ter comportamentos masculinos não é sinónimo de atitudes machistas!

O meu objetivo não é tornar ninguém machista, pelo contrário é alertar os homens para uma sociedade que estimula demasiado atitudes feministas!

Eu valorizo bastante as mulheres, mas temos que nos lembrar que somos homens e que não existe nada de errado nisso!

Se conseguires por em prática grande parte destes conselhos, tenho a certeza que além de melhorares os teus níveis de testosterona, vais aumentar a tua virilidade.

A maioria destes conselhos também são úteis para as mulheres, pois elas também possuem testosterona, embora em níveis bastante inferiores aos dos homens.

As mulheres também devem seguir estas dicas para alcançarem níveis saudáveis de testosterona natural!

Conseguir atingir níveis de testosterona corretos e otimizados de forma natural, beneficiará de forma estrondosa, tanto a saúde masculina, como a saúde feminina!

Termino com uma citação:

“O sucesso depende de coragem, de perseverança e, sobretudo, da vontade de ser quem você é, por mais estranho que isso possa parecer… Então, você estará em condições de dizer: Encontrei o meu herói – que sou eu!” (George Sheehan)

Vê o resumo deste artigo no nosso canal do youtube…

P.S Não te esqueças de te subscreveres no nosso Canal do Youtube Poder&Disciplina

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.