Não acredites na TV
Não acredites na TV... Vive uma vida simples!

Não acredites em tudo o que vês ou ouves na TV!

Analisa, critica, desconfia, tira as tuas conclusões mas, principalmente, vive uma vida simples como a de um Guerreiro!

Atualmente a propaganda que passam na televisão existe apenas com a intenção de manipular o teu pensamento, ou seja, rouba a oportunidade de formares as tuas próprias ideias e opiniões.

Consequentemente, a TV consegue manipular a maioria das pessoas, influenciando-as e conduzindo-as a comportamentos nem sempre corretos e a um consumismo exagerado.

Nos momentos em que passa publicidade, que são bastantes, eu observo com atenção toda a propaganda que é feita, e sinto uma enorme deceção:

  • Assisto continuamente a vária propaganda, que exibe cereais matinais, bolachas ou barras de cereais repletos de açúcares e de produtos processados, prometendo um pequeno-almoço ou um snack saudável!

E tudo com que objetivo?

Encher ainda mais os cofres das Indústrias Alimentares!

  • Assisto também a diversa propaganda, apregoando suplementos e outros produtos, que prometem emagrecer, baixar os níveis de colesterol, fortalecer o coração, fortalecer os ossos e as articulações, …

Para quê?

Para encher os cofres das Indústrias Farmacêuticas!

Os canais de televisão também vivem desta propaganda, e para a grande maioria dos telespetadores, tudo o que assistem na televisão consideram verdadeiro, confiável e correto!

É por esse motivo que são fiéis seguidores de tudo o que se anuncia!

O que mudou na TV?

Há alguns anos atrás, a televisão apenas estava disponível em algumas casas ou em alguns estabelecimentos públicos, tais como em cafés e restaurantes e existiam poucos canais!

Atualmente, a televisão tornou-se uma epidemia, já que a podemos encontrar por todo o lado, exibindo centenas de canais diferentes…

Até em ginásios é frequente existirem em frente a passadeiras e bicicletas estáticas!

Quantas vezes dás por ti a ligar a televisão, mesmo sem estares a olhar para ela?

Quantas vezes tiraste conclusões erradas porque nem sequer ouviste uma determinada notícia, do principio ao fim?

Em suma, as televisões invadiram todos os espaços, portanto a minha recomendação é que vivas uma vida simples, como a de um guerreiro!

Para o conseguires precisas, de vez em quando, desligar a TV e pousar o telemóvel!

Não te esqueças que é importante conversar com as pessoas que fazem parte do teu dia-a-dia, escrever sobre qualquer assunto do teu interesse, sair de casa para fazer uma caminhada em família ou para andar de bicicleta e passar algum tempo a ler livros instrutivos, ou seja, deves por de parte a “tecnologia”!

As Desvantagens de ver TV

O tempo que passas em frente à TV, na maioria das vezes, não é produtivo, conduz-te facilmente ao sedentarismo e estimula a preguiça.

Em outras palavras, a Televisão pode mesmo estar na origem de diversos problemas:

  1. OBESIDADE

Enquanto passas várias horas sentado a ver televisão, diminuis tempo dedicado à prática de atividade física, ou a quaisquer outras atividades, o que, além de outros problemas, também te provoca a compulsão de “beliscar” alimentos.

Que alimentos vais “beliscar”?

Muito provavelmente alimentos processados e nada saudáveis, como bolachas, batatas fritas, pipocas, … que além de te prejudicarem gravemente a saúde, ainda contribuem para a obesidade!

2. POSTURA

As horas que passas a assistir TV, seja sentado ou deitado no sofá, além de prejudicarem a tua postura, que na maioria das vezes é incorreta, também contribuem para diminuir o tónus muscular.

3. SONO

A televisão faz com que, diversas vezes, te deites tarde, porque estás a assistir a algum programa televisivo que te desperta interesse!

Esta situação tão comum para alguns de nós faz com que durmas o número de horas suficientes, portanto no dia seguinte, acordas cansado e sem energia para as tuas tarefas diárias.

Da mesma forma e não menos comum, é assistires TV no quarto, deitado no conforto da tua cama, onde acabas por adormecer.

Este tipo de situação conduz a um sono que não é reparador, já que ficas mais tempo exposto à poluição eletromagnética, emitida pelos aparelhos elétricos.

4. RELACIONAMENTOS

Em casa a TV ocupa o lugar de convidado de honra, seja na sala, no quarto, ou na cozinha.

Na maioria das vezes é um convidado tão especial, que divide a família pelas várias divisões da casa que têm TV, para que cada um possa assistir aos seus programas favoritos.

Devido a esta e a muitas outras formas de tecnologia atual, os relacionamento das famílias de hoje está degradado e muito longe de ser saudável, revelando-se muito mais distante e frio, que o das famílias do passado.

5. HOMEM

Podes pensar que este item não tem fundamento, mas a realidade é que a televisão tem um efeito mais negativo no homem, que na mulher!

Isto pode ser explicado com base nas diferenças existentes entre o cérebro do homem e o da mulher.

Já reparaste que o homem quando está a assistir televisão, não se apercebe do que se passa à sua volta?

Uma situação bastante familiar é quando o homem assiste a um jogo de futebol e se abstrai, totalmente, do que o rodeia não ouvindo nada do que a esposa ou os filhos possam eventualmente comentar.

Na mulher esse efeito negativo é menor, já que a mulher consegue ver televisão e fazer ao mesmo tempo outras tarefas, como o jantar e cuidar dos filhos!

Para o homem a TV tem um efeito mais nefasto, pois fisiologicamente o homem está preparado para executar uma tarefa de cada vez, enquanto as mulheres têm a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo!

Atenção MULHERES… Não estou a aconselhar que passem mais horas em frente à TV!

Aproveitem essa vossa aptidão para executar tarefas importantes e que melhorem a vossa vida!

6. ORÇAMENTO FAMILIAR

Diariamente, toda a propaganda que assistes estimula-te a comprar compulsivamente.

Quando fazes compras no hipermercado compras o que é indispensável, mas na maioria das vezes também compras muitas coisas que não te fazem falta nenhuma.

Várias vezes acabas por comprar produtos anunciados na TV, não porque sejam indispensáveis, mas porque sentes curiosidade em experimentá-los e, mesmo sem precisares, acabas por comprá-los.

Este tipo de comportamento torna-se bastante repetitivo no teu dia-a-dia e, ao fim de algum tempo, facilmente te apercebes do dinheiro que gastaste sem qualquer necessidade!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Deixo-te aqui alguns conselhos importantes quando vais ao supermercado:

  • Evita a todo o custo ir ao supermercado com fome, porque terás tendência em comprar tudo o que te aparece pela frente!
  • Vai acompanhado por uma lista de compras e tenta seguir a tua lista, para que compres apenas o que te falta na despensa.
  • No final das compras, observa o teu carrinho e tenta perceber se tudo o que compraste é realmente indispensável!

Os hipermercados são locais que frequentamos bastante, por isso utiliza o teu bom senso na altura de ir às compras e, certamente, vais conseguir alguma poupança extra.

Conclusão

A televisão existe e seria muito complicado abdicarmos desta forma de tecnologia!

A mensagem que quero deixar é que não passes demasiadas horas em frente a um écran, seja ele qual for…

Aproveita bem o teu tempo livre e, durante esse tempo, aproveita para ler, escrever, praticar desportos ao ar livre, fazer caminhadas, passear com o teu animal de estimação, andar de bicicleta, cozinhar ou simplesmente, estar em família!

Não quero dizer, que não possas ver um filme ou qualquer outro programa didático em família, afinal também existem conteúdos que vale a pena conhecer, mas sempre com alguma moderação!

Aprende a filtrar informação e não acredites em tudo o que te apresentam, nem em toda propaganda enganosa que passa na TV!

A maioria estimula o consumismo exagerado e direciona-te para um caminho que certas indústrias querem que sigas!

Vou dar-te um exemplo atual…

Em relação à pandemia, a informação é repetitiva e poucas novidades são apresentadas! Porquê?

Acreditas mesmo que todas as opiniões são unânimes?

Eu tenho a certeza que existem opiniões diferentes, que não tem qualquer hipótese de se mostrarem ao mundo e se não fores tu a pesquisar essa informação, nunca a irás conhecer!

Para finalizar deixo-te um último conselho, em relação à TV que considero valioso…

Experimenta fazer um “jejum” de TV!

Passa uma semana sem ligares a TV e sem outras formas de tecnologia!

Durante esse tempo vais fazer coisas que, certamente, não fazias há muito tempo!

Vive a vida de uma forma simples, dando prioridade à atividade física, à família, à leitura, …

Vive como um guerreiro!

Termino com uma citação:

”Tornou-se chocante e óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”. (Albert Einstein)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.