Hipertensão e Dieta

A “Dieta DASH vs. Dieta Paleo” é um tema quente, quando se trata de escolher a melhor abordagem alimentar, para debater o tema Hipertensão e Dieta.

Ambas as dietas são conhecidas por enfatizar o consumo de alimentos frescos e integrais, mas será que são igualmente eficazes para baixar a pressão arterial?

Neste artigo vou mostrar que existe relação entre a Hipertensão e a Dieta, explorar as semelhanças e as diferenças entre as duas e descobrir qual delas pode ser mais benéfica para a tua saúde!

O que é a Dieta DASH?

DASH, significa “Dietary Approaches to Stop Hypertension” (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão).

Esta dieta destaca-se porque promove o consumo abundante de frutas, vegetais e grãos integrais e, ao mesmo tempo, limita o sal, as gorduras e os açúcares.

Não precisas de alimentos especiais para segui-la, pois tudo o que precisas podes encontrar no supermercado mais próximo.

Além disso, para baixar a pressão arterial, a dieta DASH recomenda limitar a ingestão de sódio para 1.500 a 2.300 miligramas/dia.

Também é importante escolher alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, bem como proteínas e fibras.

Além disso, contar calorias é crucial e as diretrizes DASH especificam, exatamente, quantas calorias deves consumir, com base no género, idade e nível de atividade física.

O que é a Dieta Paleo?

Por outro lado, a Dieta Paleo foca-se na alimentação dos nossos antepassados, o que significa que evita alimentos processados e dá preferência a carnes, peixes, vegetais, frutas e nozes.

Esta dieta não se preocupa tanto com porções ou contagem de calorias, mas sim com a qualidade dos alimentos e a sua densidade nutricional.

Assim, alimentos como, carne de pasto, ovos e produtos sazonais são encorajados, tornando as refeições mais saciantes e ajudando a controlar a ingestão calórica.

Enquanto a Dieta DASH permite produtos lácteos com baixo teor de gordura e recomenda limitar, a duas ou menos porções diárias, o consumo de carnes e peixes, a Dieta Paleo não coloca essas restrições.

Na verdade, a Dieta Paleo, geralmente, resulta numa maior ingestão de proteínas, sendo por isso, mais alinhada com a nossa evolução!

Semelhanças entre as Dietas DASH e Paleo com foco na Hipertensão

Ambas as dietas incentivam o consumo de uma variedade de frutas e vegetais, ricos em potássio, uma vez que ajudam a equilibrar os níveis de sódio.

No entanto, é essencial lembrar que a inflamação é um fator chave em todas as formas de doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão.

Alguns estudos mostram que a Dieta Paleo pode ter efeitos anti-inflamatórios mais pronunciados, em comparação com a Dieta DASH, o que se traduz no controlo da hipertensão!

Uma meta-análise de 2022 revelou que a Dieta Paleo superou a DASH e outras dietas, na melhoria de marcadores de doenças crónicas, incluindo as doenças cardiovasculares.

Diferenças Cruciais

A Dieta DASH permite o consumo de alimentos mais modernos, tais como: grãos, leguminosas e lacticínios, recomendando seis a oito porções de grãos, por dia.

Isto, contrasta com a Dieta Paleo, que evita o consumo destes alimentos e defende opções mais próximas da natureza.

Além disso, a DASH presta pouca atenção à qualidade dos alimentos, permitindo o consumo de carnes de produção industrial e óleos refinados.

Contudo, isto pode levar a um desequilíbrio de ácidos gordos essenciais e a processos de inflamação, o que também está na origem da hipertensão.

Por outro lado, a Dieta Paleo enfatiza o consumo de alimentos de alta qualidade, evitando anti nutrientes e focando-se em alimentos densos em nutrientes, como: carnes de pasto, peixes selvagens, ovos, vegetais crucíferos e frutas ricas em antioxidantes.

Quando Optar pela Dieta DASH

Se estás a iniciar a tua jornada, rumo a uma alimentação mais saudável e precisas de uma estrutura clara, a Dieta DASH pode ser um bom ponto de partida.

Esta dieta ajuda-te a quebrar o vício por alimentos processados, sal e açúcar, orientando-te para uma maior concentração em frutas, vegetais e outros alimentos integrais.

Outra situação em que a Dieta DASH pode ser mais prática é para pessoas que vivem em instituições ou que estão em hospitais ou lares de idosos.

Nestas circunstâncias, é mais fácil seguir a Dieta DASH, uma vez que a Paleo, por apresentar mais restrições, acaba por exigir mais apoio de familiares ou amigos!

Possíveis Desvantagens da Dieta DASH

Apesar de ser eficaz na redução da pressão arterial, a Dieta DASH pode ter algumas desvantagens, principalmente, porque dá ênfase aos grupos alimentares e às porções, mas ignora a qualidade dos alimentos.

Portanto, consumir carne de produção industrial e óleos refinados pode causar problemas inflamatórios e nutricionais, a longo prazo.

Por outro lado, a Dieta Paleo, como prioriza alimentos de alta qualidade e com propriedades anti-inflamatórias, pode ser uma opção mais saudável a longo prazo.

Conclusão

Na hora de escolher, entre a “Dieta DASH vs. Dieta Paleo”, é crucial considerares os teus objetivos de saúde, a longo prazo.

Embora a Dieta DASH possa oferecer alguns benefícios a curto prazo, as potenciais deficiências nutricionais, tornam-na menos viável a longo prazo.

A Dieta Paleo oferece uma abordagem equilibrada, flexível e sustentável, com resultados surpreendentes para uma saúde mais duradoura.

Experimenta ambas as dietas, observa como o teu corpo reage e toma uma decisão informada e consciente para a tua saúde.

Se gostaste deste artigo e tens alguma experiência ou opinião sobre estas duas dietas, deixa um comentário abaixo e partilha a tua história.

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Com ORGULHO,

Carla Coelho, do Blog Poder e Disciplina!

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Sobre o Autor

Carla Coelho
Carla Coelho

Olá o meu nome é Carla Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e o meu marido, compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Sou Licenciada em Biologia, no ramo científico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sempre trabalhei como Técnica Superior de Laboratório na área de Análises Clínicas. Ao longo da minha vida sempre fui treinando e sempre me interessei muito por treinos, dieta, saúde e sucesso! Hoje o meu principal foco é tentar passar todo o meu conhecimento nestas áreas e ajudar qualquer um a melhorar a saúde de forma natural, fazendo dos alimentos os seus medicamentos!

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