Glucosamina no Alívio e Prevenção de Doenças Osteoarticulares
Glucosamina no Alívio e Prevenção de Doenças Osteoarticulares

A Glucosamina pode ajudar nas doenças osteoarticulares, que se manifestam com a idade e são mais comuns após os 65 anos de idade, embora cada vez mais hajam relatos deste tipo de problema nos mais jovens.

O envelhecimento é um processo progressivo, em que vão ocorrendo alterações morfológicas, bioquímicas e funcionais que vão limitando o organismo.

As doenças osteoarticulares mais comuns são:

  • Osteoporose
  • Osteoartrose
  • Fibromialgia
  • Artrite Reumatoide

Tens dores na coluna, nas ancas ou nas articulações?

Vou contar-te um pouco da minha história…

Há alguns meses, quando acordava sentia algumas dores nas costas, embora não soubesse, o porquê!

Na altura pensei que poderia ser problema do meu colchão, porque já durava há cerca de 17 anos e precisava ser substituído!

Como trabalho numa fábrica que utiliza sílica, faço TACs aos pulmões com alguma regularidade.

No último TAC que fiz, vinha escrito no relatório “degeneração da coluna vertebral”!

Perante este resultado e, juntamente, com as dores que sentia decidi então marcar uma consulta com a minha médica de família.

A médica quando viu o relatório da TAC aos pulmões prescreveu-me um Raio-X à coluna vertebral e lombar!

Resultado…

Foi-me diagnosticado vários problemas degenerativos na coluna!

Entretanto, a médica de família, para aprofundar melhor os problemas existentes pediu para fazer uma TAC à coluna vertebral e lombar!

Diagnóstico…

Prepara-te que é extenso e utiliza termos que eu próprio nunca ouvi falar!

Coluna Cervical: Discartrose na C6-C7, nódulo Schmorl em C6, compressão da raiz nervosa em C7, calibre diminuído em C3-C4, entre outros.

Coluna Lombar: Espinha bífida oculta, discartrose L3-L4 associada a hérnia intra-foramidal, compressão da raiz nervosa em L3.

Discartrose em L4-L5, compressão da raiz nervosa em L4, protusão discal em L5-S1.

Discartrose em L1-L2, discartrose em D12-L1, hernia em L3-L4 com compressão da raiz nervosa em L3, protusão discal L4-L5 com possível compressão da raiz nervosa em L4.

Como podes ver, o meu quadro clinico não era nada animador, mas explicava todas as dores que sentia!

Quando me deparei com este quadro clínico decidi deixar de treinar!

Resultado…

As dores pioraram ainda mais… Eram dores eram fortes e persistentes que me incomodavam de dia e de noite!

Voltei então a ir a uma nova consulta!

A médica de família prescreveu-me analgésicos, que em nada ajudaram a aliviar as dores e marcou-me uma consulta com um neurocirurgião.

A consulta com o neurocirurgião durou no máximo 15 minutos e foi-me dito que não havia nada a fazer, a não ser ter alguns cuidados, como evitar esforços físicos intensos.

Caso contrário, ao fim de 3 ou 4 anos poderia ser necessária uma cirurgia à coluna!

Entretanto, decidi ir a um osteopata que me fez uma massagem exaustiva, aliviando a compressão na coluna, o que me fez sentir um imenso alívio! Saí de lá sem dores e bastante aliviado o que, aliás, se manteve por cerca de 3 meses!

O osteopata também me aconselhou a continuar a treinar, pois se mantivesse uma musculatura forte nas costas, as dores seriam menores .

Entretanto, elaborei um plano de treino específico para mim, reiniciei os treinos e comecei a estudar métodos naturais que me permitissem viver melhor, sem dores e me ajudassem a melhorar, ou pelo menos a não piorar o meu quadro clínico.

Descobri que existe um tratamento feito com ozono (ozonoterapia) que, apesar de ser um procedimento invasivo, não é uma cirurgia.

Os relatos das pessoas que já recorreram a esta terapia são bastante positivos, no entanto é um procedimento bastante dispendioso!

Continuei a minha pesquisa e foi então que descobri um suplemento milagroso, o Sulfato de Glucosamina!

O que é a Glucosamina?

A Glucosamina é um composto natural importante na formação e construção das nossas articulações, tendões e ligamentos.

Pode encontrar-se em concentrações mais elevadas nas articulações e na cartilagem, mas também no líquido sinovial,

Algumas das suas funções são por exemplo, lubrificar as articulações e absorver os choques naturais do corpo, eliminando dores articulares, ósseas e musculares.

O nosso corpo necessita de Glucosamina para a formação de vários tecidos importantes, sendo ela um ingrediente fulcral para a manutenção das articulações!

Efeitos no nosso organismo

  • Efeitos naturais anti-inflamatórios e anti envelhecimento, no combate à artrite e osteoartrite;
  • Auxília na digestão e na saúde intestinal;

Quem sofre de gastrite ou úlcera estomacal pode ter benefícios com a ingestão de Sulfato de Glucosamina, já que este suplemento, ajuda a formar tecido conjuntivo que compõe parte do trato digestivo.

  • Ajuda a ter maior mobilidade e amplitude de movimentos.

Assim, este suplemento promove tanto a saúde articular, como a saúde digestiva e por isso é importante o seu uso, mesmo em pessoas saudáveis, como forma de prevenção.

Alguns estudos, a curto prazo indicam que algumas pessoas com dores severas nas articulações não se beneficiaram com a suplementação de glucosamina, no entanto existem outros estudos, feitos a longo prazo que o contradizem.

Eu senti melhoras significativas em apenas 6 a 8 semanas de uso contínuo de Sulfato de Glucosamina.

Isto não quer dizer que nunca sinta dores, mas as melhoras foram substanciais!

Pretendo usar este suplemento para o resto da minha vida, porque os estudos indicam que a regeneração mais acentuada das cartilagens, apenas se verifica após 3 a 5 anos de utilização.

Este suplemento é ideal para pessoas a partir dos 40 anos, mas também para jovens que queiram prevenir problemas articulares, ósseos, musculares e de tendões, principalmente se praticarem desportos intensos e exigentes a nível físico.

Muitos culturistas da atualidade utilizam a Glucosamina para a recuperação das articulações, músculos e tendões.

Para estes atletas, de alto nível, é extremamente importante a suplementação com Glucosamina, principalmente devido ao uso de esteroides anabolizantes.

As substâncias anabolizantes aumentam demasiado a força, que não é acompanhada pelo fortalecimento das articulações, ossos e tendões, daí a importância de suplementarem com Glucosamina.

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Dose diária recomendada

O Sulfato de Glucosamina pode ser substituído por sopas de caldo de osso, no entanto é bem mais prático ingerir o suplemento, que cozinhar caldo de osso vária vezes por semana.

Além disso, o suplemento que tomo possui 1500 mg de glucosamina!

Esta é uma concentração bastante elevada e eficaz no combate às doenças articulares e à regeneração óssea, articular e do fluido sinovial.

A dose diária recomendada de Sulfato de Glucosamina é de 500 a 1500 mg, mas aconselho-te a tomares 1500 mg para melhores resultados.

O Sulfato de Glucosamina tem resultados surpreendentes e ainda mais eficazes, quando conjugada com o Sulfato de Condroitina, que é obtido a partir da cartilagem de tubarão.

Há bastante tempo que ingiro, diariamente, 1500 mg de Sulfato de Glucosamina, juntamente com 1470 mg de Sulfato de Condroitina (cartilagem de tubarão).

Estou bastante satisfeito com os resultados, pois embora ainda sinta algumas dores nas costas, consigo treinar (um treino especifico que elaborei para mim), trabalhar e fazer a minha vida normal!

O Sulfato de Glucosamina é o que apresenta resultados mais positivos e eficazes, quando comparado com outras formas deste suplemento.

Benefícios associados ao uso de Glucosamina

1. Combate a osteoartrite e melhorar a saúde em geral

A Osteoartrite é uma doença degenerativa que causa dor e limita os movimentos, afetando milhares de pessoas.

Este suplemento melhora a saúde das articulações, pois retarda o seu envelhecimento, aumentando a sua durabilidade.

Além disso, também ajuda a reduzir processos degenerativos que originam doenças, tais como a osteoartrite, ou seja, atua como um “travão” no desgaste das cartilagens e usado a longo prazo, pode até regenerá-las!

Diminui a inflamação crónica e os que a utilizam a longo prazo relatam alívio da dor!

A longo prazo pode permitir evitar cirurgias e reduzir ou até eliminar o uso frequente de analgésicos e anti inflamatórios, já que o seu uso frequente é prejudicial saúde!

Os estudos comprovam que tomar, diariamente, 1500 mg de Sulfato de Glucosamina, pode aliviar as dores, regenerar as articulações e o fluido sinovial, bem como evitar danos adicionais.

Eu recomendo o Sulfato de Glucosamina como suplemento essencial para o combate natural a todas as doenças ósseas e articulares, no entanto sempre acompanhado de uma alimentação funcional e métodos de treinos adequados!

2. Melhora a digestão e combate a inflamação intestinal

A Glucosamina trata o revestimento gastrointestinal, porque ajuda a formar o tecido conjuntivo que o compõe e combate a permeabilidade intestinal.

A permeabilidade intestinal é extremamente prejudicial, pois implica o “vazamento” de proteínas não digeridas como o glúten, toxinas e micróbios, do intestino para o sangue, o que resulta em processos de inflamação crónica.

Tanto o Suplemento de Glucosamina, como o caldo de osso (rico em glucosamina) favorecem a eliminação das inflamações crónicas e reparam tecidos danificados.

Pode também destacar-se a sua capacidade de reparar o revestimento da bexiga, do estômago e dos intestinos!

3. Ajuda a aliviar a dor nos ossos

Todos os que sofrem com dores nos ossos, nas articulações, nos tendões ou que tenham artrite, osteoporose, ou até mesmo que tenham sofrido alguma fratura, vão atingir enormes benefícios se suplementarem com Glucosamina, que no caso específico das fraturas, ajuda a acelerar a cicatrização óssea.

A Glucosamina ajuda a recuperar a mobilidade e a atividade das pessoas que sofrem de problemas ósseos, articulares e até mesmo de lesões musculares!

Efeitos Secundários da Glucosamina

  • O Sulfato de Glucosamina, sob a forma de suplemento natural, é extraído a partir da casca do marisco, incluindo camarão, caranguejo e lagosta, sendo por isso bem tolerado pela maioria das pessoas, até uma dosagem de 1500 mg diárias!

As pessoas que tenham alergia ao marisco devem ter cuidado, se fizerem uso deste suplemento!

No entanto, um estudo sugere que indivíduos com alergia ao marisco podem beneficiar-se com o suplemento de Glucosamina!

No entanto deves informar o teu médico antes de iniciares o suplemento e, se manifestares algum tipo de reação alérgica, deves parar imediatamente a toma do suplemento.

  • Não se conhece muito sobre o seu efeito em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por isso deves evitar o uso deste suplemento durante esta fase.
  • Doses demasiado elevadas de Glucosamina podem interferir com o mecanismo de produção do colesterol, aumentar a resistência à insulina e os níveis de glicose no sangue mas, apenas em pessoas que possuam níveis muito elevados de colesterol ou que tenham diabetes.

Se tiveres alguma destas doença pede aconselhamento ao teu médico antes de iniciar à suplementação com Glucosamina.

  • Apenas deves iniciar a suplementação, depois de adotares uma boa alimentação, pois caso contrário, podes não conseguir tirar proveito de todos estes benefícios.

Se aliares uma boa alimentação, a uma correta suplementação atingirás uma saúde excecional!

Conclusão

As dores nas articulações, ossos ou tendões são causadas por anos de pressão e fricção constante, tanto nas articulações, como nas vértebras e discos intervertebrais.

Esta situação pode dever-se a vários fatores, como por exemplo: longos anos de trabalho árduo, trabalhos em que se executam movimentos repetitivo, treinos intensos (1), degeneração genética, posturas incorretas, especialmente em trabalhos mais sedentários, em que as pessoas permanecem sentadas por longos períodos de tempo e muitos outros!

A Glucosamina é um composto, de origem natural, que é produzido no nosso organismo ou que pode ser extraído do marisco e pode ser tomado na forma de suplemento!

O Sulfato de Glucosamina é um suplemento completamente natural e, por isso, não necessita de prescrição médica, podendo mesmo vir a substituir os analgésicos comuns, ou pelo menos a reduzir a sua utilização!

Se estiveres grávida ou a amamentar, fores diabético, tiveres níveis de colesterol muito elevados ou alergia ao marisco, não tomes este suplemento sem pedires a opinião do teu médico assistente!

 A Glucosamina é um aminossacarídeo que impede a progressão da degeneração das articulações, atenua as dores articulares e auxilia na produção de cartilagem.

Está comprovado que a Glucosamina alivia, naturalmente, os sintomas associados a artrite reumatóide, osteortratite, osteoporose, problemas digestivos, inflamações e dores ósseas.

Apesar de ser fabricada no nosso organismo, à medida que envelhecemos vamos reduzindo, progressivamente, a quantidade que produzimos!

Isto reflete-se na menor capacidade de formar cartilagem e líquido sinovial, o que acaba por deteriorar as nossas articulações, causando dores!

Um ensaio de Intervenção Glucosamina/Condroitina (GAIT), o ensaio mais abrangente envolvendo estes suplementos, demonstrou que o Sulfato de Glucosamina, tomado em conjunto, com o Sulfato de Condroitina resultou no alívio significativo da dor nas articulações da maioria dos participantes, em apenas 8 semanas!

Em resumo, pode dizer-se que este suplemento:

  • Diminui os níveis de inflamação;
  • Reverte reações autoimunes;
  • Diminui a dor nas articulações;
  • Protege e repara o revestimento estomacal e intestinal;
  • Combate a irritação do estômago;
  • Ajuda a reconstruir a cartilagem e fortalece os ossos, mesmo após a ocorrência de fraturas.

Depois de iniciar a suplementação com o Sulfato de Glucosamina, não só voltei a “ver uma luz ao fundo do túnel”, como também senti um enorme alívio das dores que, diariamente, sentia!

Esta suplementação é para continuar a fazer e, talvez a faça para sempre, já que os seus efeitos são mais notórios e eficazes, a longo prazo!

Aconselho-te a testar este suplemento, já que te irá ajudar imenso caso sofras com dores e problemas ósseos, articulares ou de tendões

Também o aconselho a quem quiser prevenir o aparecimento de futuros problemas a este nível!

Efetuarei novos exames, talvez daqui a 2 ou 3 anos, para reavaliar a minha situação e nessa altura, dar-te-ei notícias!

Para finalizar, um apelo a todos…

Segue o Blog, subscreve-te e ajuda-nos a crescer e a espalhar o nosso conhecimento!

Acompanha-nos também nas redes sociais e conhece os E-books que preparámos para ti!

Termino com uma citação:

“Gosto das Belas Coisas Claras e Simples” (Florbela Espanca)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.