Exercícios Compostos
Os Exercícios Compostos São Essenciais Para Quem Treina de Forma Natural

Os Exercícios de musculação compostos ou multiarticulares, como os agachamentos, supino, remadas e peso morto, são básicos para quem levanta pesos!

Quem treina de forma natural, afirma que estes exercícios são essenciais e não podem faltar nos treinos.

Eu considero estes exercícios indispensáveis, para o crescimento muscular!

Mesmo que faças exercícios de isolamento ou uni-articulares, como o curl de bíceps ou extensão de pernas, eles pouco ou nada contribuem para desenvolver um corpo natural!

No entanto, todos os fisiculturistas profissionais preferem os movimentos uni-articulares para desenvolver hipertrofia muscular.

Neste artigo vou descrever a minha experiência neste tema e fornecer-te dicas importantes, que podem fazer a diferença!

Afinal, as lacunas existentes na literatura são, fortemente, visíveis e facilmente percetíveis, por quem treina de forma natural.

Um dos principais motivos, pelos quais não utilizo exercícios de isolamento, é a falta de tempo!

Eu treino diariamente e, se optasse por fazer exercícios uni-articulares, certamente, precisaria de vários exercícios, específicos para cada parte do corpo.

Desta forma, ia por um lado aumentar o volume de treino e, por outro lado, aumentar o tempo utilizado na realização do mesmo.

Certamente, perdes menos tempo se treinares vários músculos em apenas um exercício, porque é exatamente isso que acontece quando executas exercícios compostos ou multiarticulares.

Além disso, se fores leigo no assunto, os exercícios uni-articulares ou de isolamento obrigam-te a contratares um “personal trainer”!

Enfim, os exercícios de isolamento, além de te obrigarem a perder mais tempo nos treinos, também exigem que saibas mais sobre eles.

Se és uma pessoa muito ocupada e, para ti, tempo significa dinheiro, aconselho-te a seguires treinos curtos, em que executas, apenas, 3 ou 4 exercícios compostos, que desenvolvem o teu corpo de forma equilibrada.

Os exercícios compostos ou multiarticulares beneficiam o teu condicionamento físico, favorecem a função cardíaca, a força, a flexibilidade e a saúde em geral!

Além destes benefícios existem muitos outros que descrevo a seguir:

Permitem que queimes mais calorias, que os exercícios de isolamento

Os exercícios que envolvem um maior número de músculos, exigem também, um maior dispêndio de energia, o que acontece com os exercícios compostos.

Consequentemente, conseguirás perder mais calorias, com menos tempo de treino.

Nota: Embora os exercícios aeróbios queimem ainda mais calorias no momento em que estão a ser executados, os treinos de força, permitem que continues a queimar calorias, mesmo em repouso!

Os exercícios compostos melhoram a coordenação e o equilíbrio intermuscular 

Em geral, os exercícios compostos são executados com pesos livres, o que além de melhorar o equilíbrio muscular durante o levantamento, também aumenta a potência corporal.

Certamente, é fácil compreenderes que o agachamento, tal como todos os outros exercícios compostos, desenvolvem a força e o equilíbrio corporal, porque os teus músculos têm que estabilizar a barra durante todo o movimento.

No entanto, quando fazes curl de bíceps, percebes que este tipo de exercício exige pouca potência por parte dos músculos estabilizadores.

Já pensaste que todos os esforços físicos que os teus antepassados executavam, eram baseados em exercícios multiarticulares?

Aumentam mais a frequência cardíaca, que os exercícios de isolamento

Assim como no exemplo anterior, o exercício de agachamento (multiarticular) exige uma maior quantidade de oxigénio, quando comparado com exercícios de isolamento, tais como a extensão de pernas ou o curl de bíceps.

Os exercícios compostos, além de requererem uma maior amplitude de movimentos e mais equilíbrio muscular, são mais explosivos, logo tornam-se mais desafiadores e exigentes a nível cardíaco e muscular.

Portanto, quando executas estes exercícios, o teu corpo é obrigado a bombear mais sangue para abastecer todos os músculos envolvidos.

Os exercícios compostos melhoram a flexibilidade do corpo

Quando os exercícios compostos são efetuados com a amplitude completa, melhoram muito a flexibilidade do corpo.

Acredita que, ao contrário do que muitos insinuam, os exercícios compostos de musculação não diminuem a flexibilidade muscular.

Eu sou a prova disso!

Todos os exercícios multiarticulares, executados com amplitude total, obrigam a um alongamento muscular, que promove a a flexibilidade geral.

Melhoram a eficiência dos movimentos

Os exercícios multiarticulares ensinam os músculos a coordenar as contrações musculares, de forma equilibrada, eficaz e potente.

Treinar apenas um musculo de cada vez, não ajuda a conexão e o equilíbrio muscular.

Lamento dizer-te, mas os exercícios de isolamento, apenas são bons para quem tem limitações físicas ou como exercícios auxiliares, em treinos, essencialmente, desenhados com exercícios compostos.

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Os melhores exercícios compostos que podes executar para aumentares a força e a potência muscular:

  • Agachamento;
  • Peso Morto;
  • Remo com Barra;
  • Supino;
  • Press Militar.

Conclusão

Com apenas estes 5 exercícios, podes desenvolver um corpo forte, musculado e saudável.

Portanto, os movimentos multiarticulares desencadeiam força e crescimento muscular, de forma equilibrada, para quem treina de forma natural.

Além disso, os exercícios compostos são edificantes e desafiadores, proporcionando uma potencia e hipertrofia apaixonantes.

Os exercícios compostos vão permitir que queimes mais calorias, mesmo em repouso, melhoram a coordenação, o equilíbrio intermuscular, a eficiência dos movimentos e aumentam a frequência cardíaca e a flexibilidade do corpo!

O teu corpo vai estar preparado para qualquer desafio e a tua mente irá resplandecer de alegria e confiança.

Se não gostas de efetuar exercícios compostos pela dificuldade e esforço que representam, então começa já a mudar de ideias!

Começa já a executá-los com determinação e verás que não poderás viver sem eles!

Os exercícios multiarticulares beneficiam-te física e espiritualmente, já que para os executares tens que possuir espírito de sacrifício!

Help the weak if you are strong now (Ajude os fracos se você é forte agora)

Bob Marley

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.