Dieta Paleo
11 Vantagens da Dieta Paleo

#1 – Porque é que a Dieta Paleo permanece no teu coração?

Nunca esquecerei que foi com esta dieta que iniciei o meu percurso no Universo da alimentação e estilo de vida saudável, por isso ela estará sempre no meu coração!

Esta Dieta é, extremamente, densa nutricionalmente e baseia-se nos alimentos ingeridos pelos nossos ancestrais, que eram caçadores-recolectores!

Portanto, a partir dos alimentos disponíveis nos hipermercados, tenta-se imitar uma alimentação ancestral, que está enraizada há muitos milhares de anos nos nossos genes.

Estes alimentos devem ser, preferencialmente, biológicos, como as carnes, os peixes, as frutas, os ovos e os vegetais!

#2 – Como devo iniciar a Dieta Paleo?

No nosso Blog Poder e Disciplina, tens toda a informação que necessitas para iniciares esta dieta e muito mais!

Mas, se não tiveres tempo para ler este Blog na integra, pelo menos lê o artigo sobre a Dieta Paleo https://www.poderedisciplina.pt/dieta-do-paleolitico-a-dieta-mais-eficaz/ e conhece os principais alimentos para iniciares esta dieta https://www.poderedisciplina.pt/altera-a-tua-despensaemagrece-e-fica-saudavel/

#3 – Será que a Dieta Paleo é realmente saudável?

Eu tenho a certeza que é uma dieta muito saudável, mas acima de tudo tenho-a no “coração”, porque foi a minha primeira dieta, depois de ver a deterioração da minha saúde.

Esta Dieta fez parte integrante da minha vida, durante cerca de 11 anos!

Acredita que os teus níveis de energia e a tua autoestima vão melhorar, assim como o teu perfil lipídico, os teus níveis de glicemia, as tuas hormonas, …

Ao fim de apenas algumas semanas, surpreendentemente, vais ver ótimos resultados!

Eu sou uma pessoa saudável e por isso consumo sal marinho natural e vinho tinto!

No entanto, esta dieta incentiva a sua redução, tanto para melhorar a qualidade do sono, como para aliviar os sintomas de algumas doenças.

#4 – Porque escreveste um Blog baseado na Dieta Paleo?

Na altura que senti todos os benefícios desta dieta, senti que devia descrever a minha experiência e transmitir os meus conhecimentos a todos os que quisessem mudar de vida!

Continuo a escrever e não irei desistir, porque nunca esquecerei que esta dieta salvou a minha saúde, as minhas hormonas e a minha vida.

Eu fiquei tão surpreendido e foi tão importante para mim, que me motivou a estudar e a escrever, mesmo depois dos 35 anos!

Afinal, nessa altura e com 35 anos de idade, a minha saúde era péssima e os meus níveis hormonais estavam baixos, especialmente a testosterona.

Não fiquei de braços cruzados, nem me desculpei com a idade e por isso comecei a ler, a estudar e a colocar em prática tudo o que aprendi!

Se quiseres conhecer alguns dos livros que li de “fio a pavio” e que me ajudaram imenso no meu percurso, clica no link:

Livros Recomendados pelo Blog Poder e Disciplina

Inegavelmente, se descobriste o nosso blog e estás a ler este artigo, então, certamente, reconheces a notoriedade da Dieta Paleo!

#5 – Achas que esta dieta é apenas mais uma dieta da moda? 

A Dieta Paleo, não é nem nunca será uma dieta da moda, porque é baseada em alimentos com cerca de 2 milhões de anos e que fazem parte integral do nosso genoma!

#6 – A Dieta Paleo baseia-se em proteína e baixos níveis de hidratos de carbono?

A Dieta Paleo é uma dieta rica em proteínas, tendo em consideração uma dieta padrão ou até mesmo, a Dieta Cetogénica.

Mas, já deves saber que consumir proteínas de qualidade não é ruim…

Não só porque aumenta o metabolismo, tornando-o numa fornalha de gordura corporal, como também porque suprime a fome e contribui para a perda de peso!

Embora eu tenha um enorme apreço pela Dieta Paleo, ao fim de algum tempo, optei pela Dieta Paleo/Primal, porque era mais rica em boas gorduras.

Apesar de conhecer todos os benefícios do consumo de proteínas, nomeadamente, que melhoram o perfil lipídico do sangue, reduzem a pressão arterial e previnem a síndrome metabólica, também não me posso esquecer que…

Se Deus fez a carne com gordura, tem que haver uma explicação para isso!

A explicação é muito fácil de entender, afinal a proteína acidifica o corpo e a gordura alcaliniza-o!

Assim, a proteína acompanhada pela gordura, constitui a fórmula perfeita para a saúde humana!

#7 – O que é a Dieta Paleo/Primal? Existem várias versões desta dieta?

Sim, existem várias versões da Dieta Paleo!

Na Dieta Paleo/Primal, comes mais gorduras saudáveis e podes consumir alguns lacticínios, tais como: Kefir, manteiga, iogurtes naturais, queijos feitos com leite cru, …

Embora, também exista a Pieta Paleo Clássica e a popular, a base é a mesma.

O Dr. Loren Cordain foi um dos pioneiros da Dieta Paleo Clássica, que é a original, porque a Dieta Paleo Popular, foi apenas mais uma invenção do povo!

Surpreendentemente, a Dieta Paleo, afasta-se muito das pirâmides alimentares governamentais, praticadas em vários países.

Portanto, depende de ti, segui-la ou não!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

#8 – A Dieta Paleo contribui para melhorar a pele?

A acne, não são apenas borbulhas que afetam os jovens na adolescência.

Infelizmente é muito pior que isso, porque se trata de uma doença inflamatória, que afeta milhares de jovens na atualidade!

Porquê?

Porque consomem uma grande quantidade de hidratos de carbono com elevada carga glicémica, assim como alimentos industrializados e processados, repletos de gorduras trans e aditivos alimentares!

A Dieta Paleo não contempla nenhum destes alimentos e por isso não só melhora a pele, como a saúde de uma forma geral!

#9 – Achas que a Dieta Cetogénica é melhor que a Paleo?

A Dieta Paleo, tal como a Paleo/Primal e a Cetogénica, estimulam a cetose.

A Dieta Paleo/Primal e a Cetogénica estimulam ainda mais a produção de corpos cetónicos, porque restringem muito o consumo de hidratos de carbono e estimulam o consumo de boas gorduras!

No entanto, se não tens nenhuma doença grave, não necessitas de estar, constantemente, em cetose!

O estado de cetose, apresenta muitos benefícios e deve ser praticado por pessoas que tenham doenças graves, tais como: cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, epilepsia ou doenças autoimunes.

ÁH! Já me esquecia…

Também é indispensável para quem quer emagrecer rapidamente, de forma saudável!

Mas, como já referi, se és saudável e não precisas emagrecer, podes consumir alguns hidratos de carbono gentis, ou até frutose, proveniente de frutas naturais ou do mel.

Atualmente, pratico a Dieta Carnívora, que podes ler no Blog Treino Natural, mas mesmo assim tenho dificuldade em descrever os malefícios dos vegetais para o ser humano.

No Blog Poder e Disciplina, que tenho em parceria com a minha esposa, optei por descrever alguns dos benefícios do consumo de vegetais, contudo, no Blog Treino Natural, descrevo alguns dos seus malefícios.

Penso que é muito importante em todos os temas mostrar as “duas faces da moeda” para que possas ter conhecimentos suficientes para decidir…

A escolha é sempre tua!

#10 – Conheces a Dieta Carnívora? O que pensas dela?

Eu conheci esta dieta há pouco tempo, aliás nunca tinha ouvido falar em Dieta Carnívora, mas depois de a conhecer, tornou-se familiar para mim!

Para mim, esta é, simplesmente, a melhor Dieta do mundo, embora os estudos que existam ainda sejam poucos.

No início não é fácil fazer esta Dieta, mas depois de te habituares e, sobretudo, se és disciplinado, vais encará-la como um estilo de vida saudável, que decidiste seguir!

O Blog Poder e Disciplina não foi construído para falar sobre a Dieta Carnívora, mas sim sobre a Dieta Paleo e Cetogénica, no entanto apoio a Dieta Carnívora a 100%!

#11 – É verdade que consumir frutose é pior que consumir açúcar refinado?

NÃO!

Os estudos que existem sobre a frutose são, praticamente, todos elaborados com xarope de frutose concentrado, ou seja, com aquele adoçante que podes comprar na farmácia.

Mas, a frutose natural, proveniente da fruta, vem acompanhada pela fibra e não tem nada haver com açúcar refinado e, muito menos, com o xarope de frutose!

A resposta do teu organismo à fruta não desencadeia picos de glicémia e de insulina, como aconteceria se comesses açúcar refinado ou xarope de glicose!

Se tens diabetes, podes escolher as frutas de baixo índice glicémico e, se mesmo assim, não estabilizares os níveis de glicose no sangue, então exclui as frutas da tua alimentação!

Conclusão

A saciedade melhora o teu humor, assim como também os estados negativos, de raiva e irritação!

Acredito que, jejuar de produtos alimentares de origem animal, como fazem os vegetarianos e veganos, abre a porta para o mau humor e para os pecados passionais.

Qualquer um que insista em rejeitar a nossa origem, será crucificado com falta de saúde e infortúnio mental!

“Uma arvore malnutrida, não dará bons frutos”!

Aconselho-te a ter cuidado com os falsos profetas disfarçados de ovelhas, que para serem superiores, comem carne como os lobos.

Queres ser uma ovelha ou um lobo?

Faz como eu e segue a tua origem…

Sê um lobo, mas nunca um falso profeta!

Com ORGULHO!

Carlos Coelho, do Blog Poder e Disciplina!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.