Como Iniciar Uma Dieta Paleo - Dicas e Truques Para Iniciantes
Como Iniciar Uma Dieta Paleo - Dicas e Truques Para Iniciantes

Se estás a pensar em iniciar a Dieta Paleo, tenho algumas dicas e truques, para iniciantes, que quero partilhar contigo!

A Dieta Paleo baseia-se na ingestão de alimentos, o mais naturais possível, de forma a imitar a forma como os nossos ancestrais se alimentavam, ou seja com alimentos integrais e naturais, que forneciam ao corpo todos os nutrientes essenciais a uma vida saudável e livre de doenças!

O objetivo da Dieta Paleo, é comeres alimentos reais e evitares todo o tipo de alimentos processados e industrializados.

Se estás pronto a iniciar este estilo de vida, então tens aqui algumas dicas que te vão ajudar a começar a a tua jornada nesta Dieta.

Dica 1: Faz uma lista dos alimentos permitidos e proibidos na Dieta Paleo para Iniciantes

Antes de começar, vai à tua despensa e ao teu frigorifico e observa bem tudo o que tens, porque vais ter que por de parte muitos produtos que lá se encontram…

Portanto, faz uma lista de todos os alimentos permitidos e não permitidos, nesta dieta, para que não hajam falhas, nem tentações!

Os alimentos permitidos incluem:

Os alimentos não permitidos são todos os outros e incluem:

Como vês não é nada difícil e com esta lista em mãos, torna-se mais fácil planear refeições e garantir que estás a consumir alimentos que te vão ajudar a atingir os teus objetivos.

Nota: Pessoalmente consumo alguns produtos lácteos, como por exemplo: kefir, iogurte grego natural sem adição de açúcar, queijos feitos com leite cru e manteiga, porque sigo a Dieta Paleo/Primal.

No entanto, se tens alguma doença autoimune e queres perder peso, inicialmente não deves inserir lacticínios.

Depois de alcançares os teus objetivos pessoais, começa a inserir lacticínios, se for do teu agrado, vê como te sentes e compara resultados!

Dica 2: Começa devagar

Enquanto que para certas pessoas, fazer a Dieta Paleo, significa fazer, apenas, uns reajustes na alimentação, para outras é uma mudança significativa e radical!

Se te incluis no segundo grupo, então é importante começares devagar e permitires que o teu corpo se adapte, gradualmente.

Por exemplo, podes começar por substituir um ou dois alimentos por semana e, com o tempo, aumentar a quantidade de alimentos Paleo na tua dieta.

Imagina que vais comer um bife com massa ou arroz…

Substitui a massa ou o arroz, por legumes salteados ou por uma boa salada!

Outro exemplo…

Se fores comer peixe assado ou grelhado com batata cozida, substitui a batata por legumes cozidos!

Dica 3: Planeia as tuas refeições

A Dieta Paleo é muito simples de fazer e não implica fazer refeições aprimoradas, com ingredientes sofisticados e que te fazem perder imenso tempo!

Mas, inicialmente, é importante planeares as tuas refeições com alguma antecedência, sobretudo para não caíres na tentação de refeições “fast food”.

Podes começar por planear o teu menu semanal e fazeres compras com base nesse plano!

Isso ajuda-te a evitar alimentos não permitidos e a permaneceres fiel à dieta.

Dica 4: Experimenta novas receitas de Dieta Paleo para Iniciantes

Uma das melhores coisas sobre a Dieta Paleo é que ela oferece uma grande variedade de alimentos saborosos e saudáveis, que podes aproveitar!

Podes experimentar novas receitas e combinações de alimentos que nunca pensaste em experimentar antes.

Atualmente, a diversidade de receitas que existe é enorme e a maioria são bastante fáceis de fazer.

Isso ajuda-te a evitar o aborrecimento alimentar e a manteres a dieta de forma sustentável, porque é importante variar o cardápio e ter uma mente aberta para novas experiências!

Dica 5: Comemora as pequenas vitórias

Na Dieta Paleo, o objetivo não é fazer esta dieta durante um curto período de tempo, pelo contrário é criar um estilo de vida saudável e sustentável a longo prazo.

Portanto, isso significa que é importante celebrares as pequenas vitórias que vais alcançando, ao longo deste percurso.

Se conseguires passar uma semana inteira sem ingerir alimentos proibidos, celebra essa vitória, porque isso ajuda-te a manteres-te motivado e fiel à dieta!

Dica 6: Encontra um grupo de apoio de Dieta Paleo para Iniciantes

Encontrar um grupo de apoio é uma ótima maneira de te manteres motivado e firme!

Podes encontrar grupos de apoio, em várias redes sociais, onde podes partilhar experiências e receitas e obter dicas e conselhos de outras pessoas, que seguem a mesma dieta que tu!

Mas, não te esqueças de continuar a seguir este Blog, o nosso Instagram e o nosso canal do Youtube!

Dica 7: Não desistas

A Dieta Paleo pode ser um desafio no início, mas não desistas e lembra-te que o caminho para a mudança é longo e gradual, mas valerá a pena!

Por exemplo, se conseguires seguir a Dieta Paleo durante uma semana inteira, sem te afastares do foco, celebra essa conquista.

Se conseguires perder um pouco de peso, nem que seja apenas um quilo, celebra também.

Lembra-te sempre que estás a fazer algo positivo por ti mesmo e que cada pequeno passo é gigante, neste estilo de vida saudável!

Outra forma de manteres a motivação e não desistires é estabeleceres metas realistas e alcançáveis.

Por exemplo, em vez de definires uma meta de perder 10 quilos num mês, define uma meta de perder 1 ou 2 quilos por semana!

Desta forma, estás a construir o teu sucesso, em vez de mergulhares em frustração e decepção.

Além disso, não tenhas medo de pedir ajuda e apoio, sempre que precisares!

Fazer a Dieta Paleo pode ser mais fácil, quando tens amigos ou familiares que estão dispostos a apoiar-te, a motivar-te e até a fazer a iniciar esta dieta contigo.

Não te esqueças, que apesar da perda de peso ser um dos benefícios desta dieta, existem muitos outros que se destacam!

Conclusão

Começar uma dieta pode assustar, sobretudo, para quem gosta de comer e não está disposto a abdicar de refeições saborosas!

Mas, a Dieta Paleo não é uma dieta qualquer…

Ela até pode restringir o consumo de alguns alimentos, mas os alimentos que são permitidos permitem que faças refeições ótimas, muito nutritivas e saciantes, que não te vão deixar com fome!

Muitas pessoas desistem de determinadas dietas porque, além de serem são demasiado restritivas e repetitivas, não as deixam saciadas e ao fim de algumas horas, estão cheias de fome.

A Dieta Paleo deixa-te saciado e a variedade de alimentos e combinações que podes fazer é imensa!

Mesmo, que inicialmente tenhas dificuldade, sobretudo em resistir a certas tentações, não desistas.

Mantém-te focado nas pequenas vitórias e estabelece metas realistas!

Pede ajuda e apoio sempre que precisares e lembra-te de que estás a fazer algo positivo por ti mesmo e que, em pouco tempo, vais notar uma mudança significativa na tua saúde e bem-estar!

“O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível” (Max Weber)

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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