Dieta Paleo
A Dieta Paleo Será Adequada Para Atletas

Como sabes tenho um grande apreço pela Dieta Paleo, pois foi com ela que iniciei a minha caminhada neste Universo da alimentação e estilo de vida saudável!

Atualmente, eu treino 6 dias por semana e por vezes não faço nenhum dia de descanso, ou seja, posso chegar a treinar 13 dias seguidos!

Eu utilizei a Dieta Paleo/Primal durante, aproximadamente, 10 anos e nunca tive qualquer problema!

As evidências científicas comprovam que é benéfico para os atletas suplementarem com vitamina C e E.

Aliás, eu também já suplementei com estas vitaminas, durante alguns anos, mas considero ainda mais importante o consumo de salmão, cavala e sardinha 3 a 5 vezes por semana, tal como é proposto na Dieta Paleo.

Se não comes peixe durante a semana, esquece os suplementos de vitamina C e E e opta por suplementos de óleo de peixe ou de óleo de fígado de bacalhau!

Outro facto muito importante são os níveis de vitamina D, por isso, se não estás, diariamente, exposto ao sol recomendo que suplementes com 2000 UI de vitamina D3.

Esta quantidade de vitamina D3, juntamente com a que está presente no óleo de fígado de bacalhau é suficiente para qualquer desportista recreativo.

Todos os outros suplementos apenas são necessários se segues uma Dieta Ocidental ou mesmo uma Dieta Paleo Popular.

Existem alguns estudos que demonstram que, suplementos antioxidantes podem ser prejudiciais à saúde se segues uma dieta apropriada!

Por isso, se segues, rigorosamente, a Dieta Paleo Clássica podes esquecer todos os suplementos!

Esta Dieta é tão densa em nutrientes, que qualquer que seja o atleta, sairá beneficiado!

Inegavelmente, o stress oxidativo gerado por exercícios intensos regulares, liberta de forma descomunal, uma grande quantidade de radicais livres.

Mas, mesmo assim, continuo a afirmar que a Dieta Paleo Clássica é tão rica em nutrientes e antioxidantes, que não será necessário tomar suplementos.

Na Dieta Paleo Clássica posso ingerir peixe enlatado?

Não, nunca deves optar por peixe enlatado numa Dieta Paleo Clássica!

Aliás, cavala, sardinha ou salmão enlatados devem de ser evitados, embora isso não aconteça na Dieta Paleo Popular.

Qualquer um destes peixes frescos são fontes incríveis de proteína e de boas gorduras que te ajudam a ter mais energia para os treinos e, ainda têm como “efeito secundário”, originar uma maior hipertrofia muscular.

Existe um estudo que indica que o consumo de suplementos de óleo de peixe, contribui para diminuir os nossos stocks de vitamina E, um poderoso antioxidante.

Um outro estudo efetuado em Londres, demonstrou que o consumo de óleo de peixe reduziu para metade a concentração plasmática de vitamina E, no entanto contribuiu para a diminuição da pressão arterial!

Esta situação deixou-me a pensar…

Será que a suplementação com óleo de peixe, exige uma suplementação adicional com antioxidantes?

Eu não acredito, mas se tens dúvidas esquece a suplementação e opta por uma Dieta Paleo Clássica.

Comigo resultou e nunca tive problemas, embora tenha utilizado uma Dieta Paleo/Primal!

A única diferença em relação à Dieta Paleo Clássica é o consumo de lacticínios.

Eu consumia Kefir, manteiga, iogurte grego natural e queijos de cabra e ovelha, feitos com leite cru.

Conclusão

Se segues uma Dieta Paleo Clássica ou mesmo uma Dieta Paleo/Primal, não te aconselho a suplementar com antioxidantes.

Contudo, é importante estares atento a todos os alimentos que ingeres e não te esqueças que o peixe enlatado contém altas concentrações de colesterol oxidado.

Esse tipo de colesterol é prejudicial, já que turbina o processo de entupimento das artérias!

Assim, opta sempre por peixe e carnes frescas, utilizando apenas os enlatados em último recurso!

As nossas decisões devem ser tomadas de forma consciente e devemos “pesar numa balança” o que é melhor para a nossa saúde!

Acredita que, não consumires ácidos gordos ômega 3 de cadeia longa, como o EPA e DHA, presentes nos peixes gordos, no óleo de peixe e no óleo de fígado de bacalhau, danifica a tua saúde de forma mais severa, do que uma provável redução dos stoks de vitamina E.

São inúmeros os estudos que indicam, de uma forma geral, uma redução da mortalidade com o consumo de óleo de peixe, rico em gordura polinsaturada ômega 3.

Sejas ou não atleta, aconselho-te a seguires uma Dieta Paleo Clássica e a esqueceres a Paleo Popular.

Um dia por semana és livre de cometer o teu pequeno “crime alimentar”!

Eu escolhi o domingo, por questões familiares e sociais!

Se seguires os conselhos do Blog Poder e Disciplina, vais acabar por esquecer muitas doenças, assim como uma série de comorbidades que afetam, cada vez mais, o mundo ocidental!

Neste artigo foquei-me no consumo de peixes gordos, no entanto existem muitos outros alimentos importantes na Dieta Paleo.

“O desporto é o único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo” (Jean Giraudoux)

Com ORGULHO!

Carlos Coelho, do Blog Poder e Disciplina!

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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