Dieta Cetogénica - Como te Pode Ajudar no Emagrecimento e na Saúde Geral
Dieta Cetogénica - Como te Pode Ajudar no Emagrecimento e na Saúde Geral

A dieta ceto, também conhecida como Dieta Cetogénica é uma abordagem alimentar que se tem tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

Esta dieta carateriza-se por um alto consumo de gorduras saudáveis, uma ingestão moderada de proteínas e uma restrição significativa de hidratos de carbono.

Os seguidores da dieta ceto afirmam que ela traz muitos benefícios à saúde, incluindo perda de peso e uma melhoria, significativa, da saúde em geral.

Neste artigo, vou mostrar-te os benefícios da dieta ceto para o emagrecimento e para a saúde, bem como algumas dicas, que te vão ajudar a ser bem sucedido com esta dieta.

Benefícios da Dieta Cetogénica para o Emagrecimento

Uma das principais razões, pelas quais muitas pessoas começam a seguir a dieta ceto, é para perderem peso.

De facto, vários estudos demonstram que a dieta ceto promove uma perda de peso significativa.

Isto ocorre porque a dieta ceto é projetada para colocar o teu corpo em estado de cetose, no qual ele vai queimar gordura para obter energia em vez de usar hidratos de carbono.

Então, este é um dos motivos pelos quais, esta dieta pode levar a uma perda de peso mais rápida, em comparação com outras dietas, que apostam num consumo baixo de calorias.

Outro benefício da dieta ceto é que ela ajuda a reduzir a fome e os desejos incontroláveis por comida.

Quando segues uma dieta ceto, ingeres alimentos ricos em gordura e proteína, o que te ajuda a manter saciado por bastante mais tempo.

Além disso, a restrição de hidratos de carbono ajuda a controlar e a manter estáveis os teu níveis de glicemia, o que resulta numa menor compulsão alimentar!

Benefícios da Dieta Cetogénica para a Saúde Geral

Além de te ajudar a perder peso, a dieta ceto pode ter muitos outros benefícios para a saúde, em geral!

Outro dos seus benefícios, como já referi anteriormente, é a sua capacidade em ajudar a controlar os níveis de glicemia.

A restrição de hidratos de carbono ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, o que é particularmente importante em pessoas com diabetes tipo 2.

  • Saúde cardiovascular

Quando segues uma dieta ceto, ingeres alimentos saudáveis, como carnes, peixes gordos, ovos, frutos secos, sementes, …, que são ricos em gorduras saudáveis.

Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL (na linguagem popular, chamado de colesterol bom”), o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

  • Redução da inflamação
  • Melhoria da função cerebral
  • Diminuição do risco de certos tipos de cancro.

Dicas para Seguires a Dieta Ceto com Sucesso

Embora a dieta ceto possa trazer muitos benefícios, ela pode ser um desafio para ti…

Sobretudo se estás habituado a comer de 3 em horas e a ingerires muitos hidratos de carbono!

Então, aqui estão algumas dicas que te vão ajudar a seguir a dieta ceto com sucesso:

1- Planeia as tuas refeições com antecedência

Ao planeares as tuas refeições com antecedência, garantes que estás a comer os alimentos certos para manteres seu corpo em cetose, evitando assim qualquer tentação de comer algo que não esteja contemplado na dieta.

Além disso, planeares as refeições com antecedência ajuda-te a economizar tempo e dinheiro, pois podes comprar, apenas, os alimentos necessários, evitando compras impulsivas ou fast food de última hora.

2- Limita a ingestão de hidratos de carbono na Dieta Cetogénica

A dieta cetogénica baseia-se num consumo muito baixo de hidratos de carbono, geralmente, cerca de 20 a 50 gramas por dia.

No inicio, pode parecer difícil e até podes sentir alguns efeitos secundários, mas com o tempo eles vão desaparecer e vais sentir-te um guerreiro(a)!

Mas, não te esqueças que é importante escolheres alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, como carne, peixe, ovos, abacate, azeite, óleo de coco, frutos secos, …

Elimina a ingestão hidratos de carbono, provenientes de alimentos processados, açúcar, grãos e, até mesmo, de frutas com alto teor de açúcar.

Só desta forma conseguirás que o teu corpo entre em cetose e conseguirás usufruir de todos os benefícios que este estado te oferece!

3- Certifica-te de obteres gorduras saudáveis suficientes

Na dieta cetogénica, não podes ter medo de comer gorduras saudáveis, caso contrário não suportarás e acabas por desistir, passado pouco tempo!

As gorduras são uma fonte importante de energia e fornecem, na dieta ceto, cerca de 70 a 80% das calorias diárias.

No entanto, as gorduras não são todas iguais

Portanto, é importante escolheres gorduras saudáveis, como as provenientes de carnes e peixes gordos, abacate, ovos, azeite, manteiga, banha, óleo de coco, frutos secos e sementes, que te fornecem ácidos gordos essenciais e nutrientes importantes para a saúde.

4- Come a quantidade de proteínas adequada na Dieta Cetogénica

As proteínas são outro nutriente muito importante na dieta cetogénica, tanto para ajudar a manter a massa muscular, como para promover a saciedade.

No entanto, é importante não exagerares na ingestão de proteínas, porque as proteínas , em excesso, podem ser convertidas em glicose, o que prejudica o teu estado de cetose.

O ideal é consumires, diariamente, cerca de 1 a 1,5 gramas de proteína, por quilo de peso corporal!

5- Mantém-te hidratado

Quando fazes uma dieta cetogénica, podes ficar desidratado, porque o teu corpo excreta mais água e eletrólitos, quando está em cetose.

Portanto, bebe bastante água, chás e café sem açúcar, caldo de osso e inclui alimentos ricos em eletrólitos, como abacate, espinafre, sementes de abóbora e sal marinho.

6- Monitoriza os teus níveis de cetonas

Para saber se estás em cetose é importante monitorizares os teus níveis de cetonas.

Assim, podes certificar-te, se estás ou não em cetose!

Se não tiveres corpos cetónicos, então tens que corrigir os erros alimentares e tentar identificar que alimentos ou situações estão a prejudicar o teu estado de cetose.

No mercado, estão disponíveis muitos dispositivos de monitorização de cetonas, como tiras de teste de urina, medidores de cetonas no sangue e medidores de respiração.

Mas, se não quiseres investir, neste tipo de equipamento, pode simplesmente pedir num laboratório da tua confiança, uma analise bioquímica à urina, vulgarmente chamada urina tipo II.

7- Não tenhas medo de fazer reajustes

A dieta cetogénica não é uma dieta única para todos.

É importante estares consciente, que algumas pessoas podem precisar fazer reajustes na dieta, ou para melhor se adaptarem a ela ou para alcançarem mais rapidamente os seus objetivos, tanto na perda de peso, como na saúde geral.

Por isso, não tenhas medo de fazer mudanças na tua dieta para encontrares o que funciona melhor para ti!

Conclusão

A dieta cetogénica pode ser uma abordagem eficaz para a perda de peso e na melhoria da saúde geral, mas também pode ser um grande desafio, se és iniciantes!

Portanto, inicialmente planeia as tuas refeições com antecedência, limita a ingestão de hidratos de carbono, aposta em alimentos ricos em boas gorduras e proteínas e elimina todos os alimentos processados, com açúcar, glúten, …

Não te esqueças de te manter hidratado e não desistas mesmo quando enfrentares obstáculos difíceis de ultrapassar!

No entanto, lembra-te de que, cada indivíduo é único e deves consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de dieta, especialmente se tiveres problemas de saúde ou estiveres a fazer medicação crónica.

Lembra-te que os benefícios da dieta cetogénica não se limitam à perda de peso, já que esta dieta ajuda a melhorar a função cerebral, reduz o risco de doenças cardíacas, controla os níveis de glicemia, previne o aparecimento de diabetes e de vários tipos de cancro, …

A dieta cetogénica não é uma solução rápida ou uma dieta milagrosa…

É uma abordagem a longo prazo para melhorar a tua saúde e o teu bem-estar geral.

Espero que este artigo tenha sido útil e que tenhas entendido, mais alguns dos benefícios desta dieta e como podes começar a implementá-la na tua vida!

Lembra-te que o sucesso em qualquer dieta alcança-se com persistência, paciência e um plano realista.

Seguindo estas dicas, estás no caminho para uma vida mais saudável e feliz!

“Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito” (Henry Ford)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.