Dar Luz Verde à Carne Vermelha – Vantagens do Seu Consumo
Dar Luz Verde à Carne Vermelha – Vantagens do Seu Consumo

A carne vermelha foi rotulada de prejudicial, mas o seu consumo apresenta muitas vantagens!

Agora vou desvendar mais um mito que a maioria aceitou e acreditou!

O estudo da OMS sobre a Carne Vermelha…

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considerou as carnes processadas, como cancerígenas e a carne vermelha, como, provavelmente, cancerígena!

Na minha opinião o estudo apresentado pela OMS, não é um estudo randomizado!

Trata-se sim, de um estudo meramente observacional e de associação!

O estudo indica que por cada 50 gramas de carne vermelha (1) consumida, o risco de contrair cancro cólon retal (cancro do intestino), aumenta em 18%.

Como se trata de um estudo epidemiológico observacional, este é baseado em inquéritos. Nesses inquéritos são selecionadas algumas pessoas, que são questionadas acerca da quantidade de carne vermelha que consomem durante a semana, durante o mês ou durante um ano.

É fácil percebermos que é perfeitamente normal que as respostas dadas, contenham dados errados!

Afinal de contas, as pessoas questionadas, nem sempre se lembram com rigor o que comeram no dia anterior ou na semana passada, e muito menos ainda o que comeram durante o mês anterior ou ao longo do ano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revê e seleciona artigos, que considera importantes e que foram publicados por investigadores, em jornais e revistas científicas. Muitos desses artigos são baseados em questionários dietéticos.

Esses questionários, não possuem precisão suficiente para comprovar que por cada 50 gramas de carne vermelha, mesmo sendo processada, haverá um aumento na ordem dos 18%, de probabilidade de vir a desenvolver cancro do intestino.

Neste tipo de estudo existem algumas falhas

  • O estudo fala em PROBABILIDADE e não em certeza;
  • Não existe diferenciação entre carne vermelha e carne vermelha processada.

Se consumires carne vermelha proveniente de um talho da tua confiança, que não esteja embalada nem repleta de conservantes ou de outros aditivos alimentares, esta não representa qualquer tipo de risco ou de transtorno à tua saúde!

O mesmo não acontece, se consumires carne vermelha processada e embalada, onde constam listas extensas de vários aditivos alimentares!

  • No grupo de pessoas submetidas ao inquérito, não é levado em consideração, todos os outros alimentos que fazem parte da sua dieta alimentar.

Desta forma, não ficamos esclarecidos se este grupo de pessoas, fazem ou não uma dieta alimentar equilibrada e saudável!

Também desconhecemos se consomem regularmente, alimentos processados que contribuem para lhes prejudicar gravemente a saúde!

  • Neste tipo de estudo não foram analisados os alimentos que acompanharam o consumo de carnes vermelhas ou até mesmo de carnes vermelhas processadas.

Como podemos atribuir a “culpa”, apenas, à carne vermelha?

Seríamos hipócritas se o fizéssemos, concordas?

Por exemplo, é muito comum o consumo de carnes processadas industrialmente, tais como hambúrgueres, cachorros quentes ou enchidos! Mas, mais comum ainda é o que comes a acompanhar:

-Pão, refrigerantes, batatas fritas, molhos, …

Então, facilmente podes perceber que a culpa não é, exclusivamente, da carne vermelha, mas principalmente dos acompanhamentos que lhe associamos e que podem estar na origem de diversos problemas de saúde!

O papel da comunicação social sobre o consumo de Carne Vermelha…

O papel da comunicação social sobre o consumo de Carne Vermelha
O papel da comunicação social sobre o consumo de Carne Vermelha

Atualmente, a comunicação social defende e anuncia o combate ao consumo de carnes vermelhas!

Perante esta situação, é fácil deduzir que, pessoas mais atentas e mais cuidadosas e preocupadas com a sua alimentação e saúde em geral, optam por evitar o consumo de carnes vermelhas!

Assim, o consumo deste tipo de carnes parece ficar restrito a todos os que se mostram mais despreocupados e desregrados com a sua alimentação!

“Uma coisa leva a outra”…

Assim, é comum verificar-se que os maiores consumidores de carnes vermelhas ou processadas (enchidos), por serem mais despreocupados com a a sua alimentação, são pessoas:

  • Com pouca atividade física
  • Com um IMC (índice de massa corporal) mais elevado,
  • Muitas são fumadoras;
  • Outras fazem um consumo regular de doces, o que faz com que, provavelmente, muitas sejam diabéticas.

Mas tudo isto faz da carne vermelha apenas um marcador para a saúde e não a causa de cancro!

Eu apenas considero a carne vermelha, um marcador de saúde.

Toda a nossa cultura incrimina a carne vermelha e toda a polémica gerada à volta do seu consumo, leva-nos a acreditar que quem a consome são pessoas desregradas, pouco cumpridoras das regras culturais, mais irresponsáveis e menos equilibradas, em relação ao consumo de alguns alimentos, potencialmente prejudiciais à sua saúde!

Com tudo isto é fácil associar o consumo de carne vermelha a diversos problemas de saúde, já que quem a consome em grandes quantidades, acaba por ser menos cuidadoso em relação ao consumo de outros produtos alimentares, e da sua saúde em geral!

O que significa carne processada?

A OMS descreveu a carne processada como toda a “carne que tenha sido transformada através de salga, cura, fermentação, fumo, ou mediante o uso de outros processos que contribuam para melhorar a sua preservação”.

Mas existem grandes diferenças entre a carne processada comprada nos hipermercados e a que se pode adquirir em talhos ou produtores artesanais:

  • A carne processada, nomeadamente quando se tratam de enchidos, comprada nos hipermercados, possui na sua constituição uma vasta lista de aditivos alimentares, entre eles vários conservantes artificiais;
  • A carne processada que podemos adquirir em talhos da nossa confiança ou em produtores artesanais é confecionada de modo artesanal, recorrendo aos mesmos processos que foram utilizados durante anos para preservar as carnes, já que não existiam outras formas de a conservar.

A comunidade Paleo que segue uma alimentação rica em gorduras boas e saudáveis e baixa em hidratos de carbono processados, consome carne vermelha sem qualquer consequência para a saúde, beneficiando das inúmeras vantagens associadas ao seu consumo, nomeadamente no que respeita a minerais essenciais.

Ao consumires carne vermelha orgânica, proveniente de animais alimentados a pasto ou, esporadicamente enchidos de fabrico artesanal, obterás benefícios bem maiores que se consumires enchidos embalados, repletos de conservantes ou carne de animais confinados, alimentados com rações feitas à base de farinhas e de cereais!

Considero que o maior problema das carnes seja o alimento que é consumido pelos animais criados em confinamento, mas esse também é o problema dos vegetais que possuem agrotóxicos e das frutas atuais repletas de frutose e com baixo teor de vitaminas.

As pessoas que ingerem carnes vermelhas, integradas numa Dieta Paleolítica, que praticam exercício físico, são magras, tem um IMC normal e não fumam, certamente, não vão ter os mesmos problemas de saúde, quando comparadas com aquelas que fazem totalmente o oposto.

Na minha opinião, associar o cancro cólon retal, uma doença moderna, com o consumo de carne vermelha, que foi o alimento base dos nossos antepassados, durante milhões de anos, é uma completa estupidez!

Porquê?

Porque isso significaria por em causa a nossa evolução durante 2,5 milhões de anos!

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Um exemplo concreto sobre a Carne Vermelha…

Existem várias tribos indígenas, que consomem grandes quantidades de carne vermelha, proveniente dos animais que caçam.

Nessas tribos não existem registos de mortes por cancro, diabetes ou doenças cardiovasculares.

A carne vermelha possui gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, que são essenciais à nossa saúde e sobrevivência!

Num estudo randomizado foram escolhidos 2 grupos de pessoas:

  • Um dos grupos consumia carne vermelha,
  • O outro grupo não consumia, durante um determinado período de tempo.

Durante esse período de tempo, todos os outros alimentos que faziam parte do regime alimentar de ambos os grupos, foram exatamente os mesmos e, ambos os grupos seguiriam também um estilo de vida idêntico!

Este seria o procedimento correto para elaborar um estudo randomizado, para que se pudesse relacionar o consumo de carne vermelha, com eventuais doenças que viessem a ser detetadas durante o período do estudo.

Também seria imprescindível, que os investigadores participantes do estudo trabalhassem com “amostras cegas”, o que quer dizer que não saberiam qual dos 2 grupos consumia carne vermelha!

Desta forma, assegurava-se a isenção e a imparcialidade dos investigadores, no decorrer do estudo, que se revela imprescindível na obtenção de resultados fidedignos.

É por isso que, pessoalmente, não confio em estudos meramente observacionais, que simplesmente correlacionam uma causa com um efeito.

Acredito sim, em estudos randomizados, ou seja, confirmados clinicamente.

Na Austrália, foi efetuado um estudo observacional que relacionava o consumo de gelados com o aumento do número de mortes, por ataques de tubarões.

As estatísticas apontam que o estudo está correto, já que existe uma relação entre o consumo de gelados e o aumento do número de mortes por ataques de tubarões.

Mas, o que é que uma coisa tem haver com a outra?

Neste estudo, os gelados seriam apenas um marcador e não uma causa, pois existe uma variável oculta, o calor!

Quanto mais calor se fazia sentir, maior era o consumo de gelados e maior era o número de vezes que as pessoas tomavam banhos no mar, logo, maior era o número de ataques de tubarões a banhistas.

Este estudo constituiu manchetes nos jornais e revistas, o que naturalmente provocou bastante preocupação na maioria das pessoas, que tentaram perceber a causa da ocorrência dum maior número de ataques de tubarões, se consumissem gelados.

Este estudo apenas demonstrou que existia uma relação entre o consumo de gelados e o ataque de tubarões, e não a causa desses ataques, já que o consumo de gelados não é o motivo principal do sucedido!

Os tubarões atacavam os banhistas, mas não sabiam quem tinha consumido gelados!

Podes extrapolar este estudo para o consumo de carne vermelha e o provável aumento na incidência de cancro…

Tal como no exemplo anterior, a carne vermelha é apenas um marcador para a saúde e não a causa de cancro!

As vantagens da carne vermelha:

As vantagens da carne vermelha
As vantagens da carne vermelha
  • É uma fonte de L-carnitina;
  • Fornece glutationa;
  • É rica em proteínas, que contribui para a massa muscular;
  • É rica em sais minerais, como zinco, ferro, que previne anemias, …;
  • Contém carnosina, um potente aminoácido;
  • Está repleta de vitaminas, destacando-se a vitamina B12
  • Contém ácido linoleico conjugado (CLA);
  • Contém creatina, excelente para quem pratica musculação;
  • É rica em mioglobina, que promove o transporte de oxigénio para as células musculares;
  • É rica em fenilalanina, um aminoácido anti-depressivo e que reduz o apetite;
  • Melhora os níveis de glicemia, reduzindo a resistência à insulina;
  • Diminui as alterações de humor;
  • É excelente na prevenção de diabetes;

Existem vários estudos clínicos comprovados, que indicam várias vantagens associadas ao consumo de carne vermelha, mas como tudo na vida, os estudos também seguem uma hierarquia.

Adivinha quem está no topo da hierarquia?

A OMS (Organização Mundial de Saúde).

Muitos dos estudos observacionais que existem, em relação à carne vermelha, gordura saturada, ovos, sal, café, entre outros, já foram refutados e substituídos por novos estudos randomizados (clínicos), mas que ainda não foram devidamente divulgados!

Penso que estava na altura de os governos declararem que estão errados e de mudarem as suas pirâmides alimentares, assim como fez a Suécia!

Estudos epidemiológicos, apenas servem para levantar hipóteses, sendo completamente refutados a partir do momento, em que são feitos estudos clínicos, randomizados, que abordam o mesmo tema, mas com resultados diferentes!

Os estudos epidemiológicos são importantes em casos que não seria ético, nem humano, submeter um grupo de pessoas a qualquer substância, susceptível de vir a desenvolver células cancerígenas, por exemplo!

Em estudos idênticos a este, os ensaios clínicos não são permitidos, e, portanto, devem ser realizados estudos epidemiológicos.

No caso específico da carne vermelha, existem vários estudos clínicos, que indicam os seus benefícios, então porque não os divulgam?

O único problema em relação ao seu consumo é a forma como a preparamos, na nossa cozinha!

Se fritarmos a carne em óleos hidrogenados ou se a grelharmos até que fique muito bem passada, pode ocorrer uma mutação, chamada “Heterocyclic amines”, que pode aumentar a susceptibilidade de contrair cancro!

As pesquisas ainda não são conclusivas mas, o melhor é utilizar métodos de preparação que deixem a carne mais suculenta e que evitem utilizar frituras a elevadas temperaturas.

Aconselho a darem luz verde à carne vermelha, e ainda barrarem a vossa costeletazinha de porco, ou de vitela com um pouco de manteiga pura e uma pitada de sal marinho não refinado!

Conclusão

A carne vermelha fez parte da base da alimentação dos nossos antepassados e por isso, está nos nossos genes!

A carne vermelha ou os enchidos artesanais livres de aditivos alimentares devem fazer parte da tua alimentação!

Os estudos que foram feitos à volta deste tema não são cientificamente comprovados e a carne apenas constitui um marcador e não a causa de cancro!

Comam carne, de qualquer tipo, como faziam os nossos antepassados e sigam uma dieta baseada na nossa evolução – Dieta Paleo!

Durante 2,5 milhões de anos, o Homem seguiu esta alimentação e só depois da revolução agrícola e industrial apareceram novos alimentos, que tanto tem prejudicado a saúde da população!

Desde que sigo a Dieta Paleo, aumentei o consumo de carnes vermelhas, no entanto os resultados das minhas análises clínicas estão cada vez melhores, já para não falar que consegui triplicar os meus níveis de testosterona!

O aumento da testosterona deve-se, em grande parte, ao consumo de gordura saturada, zinco e a uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, presentes na carne vermelha!

Mais uma vez te digo, saboreia um bom prato de carne com vegetais ou salada, acompanhada com ovos e um copo de água ou de vinho tinto!

Desfruta deste pitéu e segue a Dieta Paleo, pois além de uma saúde de ferro, vais ver como efeito secundário, a tua balança com menos dígitos!

Espero que tenha conseguido desmistificar o que foi gerado em torno do consumo de carne vermelha, e que a partir de agora consigas perceber a VERDADE!

O meu lema é, “Comer como um guerreiro!”

Termino com uma citação:

“O melhor tempero da comida é a fome”. (Cicero)

Vê o resumo deste artigo no nosso canal do youtube…

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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