Compota de Frutos Vermelhos
Compota de Frutos Vermelhos

Compota de frutos vermelhos (1)?!

Sim… Leste bem!

Se estás a iniciar esta nova forma de te alimentares, estás certamente surpreendido com o título desta receita!

Afinal, quando falamos em compota, pensamos em fruta e açúcar…

Muito açúcar, pois se já fizeste compotas sabes que a quantidade de açúcar que se usa para as fazer é cerca de metade do peso da fruta que utilizas!

Isso faz das compotas, iguarias repletas de “veneno”…

Sim, veneno, pois esta é a melhor definição para o açúcar refinado, utilizado na maioria das compotas e em muitas outras receitas de doces!

Esta versão é muito mais saudável, pois utilizo o mel como substituto do açúcar e as frutas que escolhi são pobres em frutose!

De um modo geral os frutos vermelhos, como o morango, as groselhas, os mirtilos, as amoras e as framboesas, além das suas propriedades antioxidantes, usadas para neutralizar os radicais livres, causadores de diversas inflamações no nosso corpo, possuem muitas outras características que os tornam imprescindíveis para fortalecer o sistema imunitário, combater o estresse e o desgaste da vida atual!

Ingredientes para a compota de frutos vermelhos:

  • 3 a 4 colheres de sopa de mel (vai depender do gosto de cada um);
  • Sumo de ½ Laranja ou de ½ Limão;
  • 2 colheres de sopa de canela em pó;
  • 1 Pau de canela

Modo de preparação:

Coloca todos os ingredientes num tacho, pela ordem indicada e deixa cozinhar em lume brando, até apurar e ficar com a consistência de uma compota.

Mais simples é difícil!

O tacho deve permanecer destapado enquanto estiver ao lume e deves ir mexendo para não agarrar ao fundo do tacho!

Quando o volume do líquido formado, tiver reduzido e sentires que a compota começa a querer agarrar ao fundo do tacho, está na altura de desligares o lume, pois a compota está pronta!

Deixa arrefecer um pouco, antes de a transferires para um frasco de vidro e, quando estiver completamente fria, tapa o frasco e guarda-o no frigorífico.

Agora é só aproveitares esta delícia da maneira que mais gostares.

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Deixo-te aqui algumas sugestões…

  • Para comer com umas bolachinhas “shortcake” saudáveis
  • Podes barrar em pão torrado (pão sem glúten)
  • Para rechear crepes saudáveis
  • Usa como cobertura de bolos ou de tartes saudáveis.

P.S Se estás em fase de perda de peso e ainda não atingiste o teu objetivo, deixa este “pecado” para o fim-de-semana ou para o teu dia “do lixo”!

Aproveita da melhor forma, o que a natureza te dá, come bem e com sabor!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

Vê o resumo deste artigo no nosso canal do youtube…

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Sobre o Autor

Carla Coelho
Carla Coelho

Olá o meu nome é Carla Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e o meu marido, compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Sou Licenciada em Biologia, no ramo científico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sempre trabalhei como Técnica Superior de Laboratório na área de Análises Clínicas. Ao longo da minha vida sempre fui treinando e sempre me interessei muito por treinos, dieta, saúde e sucesso! Hoje o meu principal foco é tentar passar todo o meu conhecimento nestas áreas e ajudar qualquer um a melhorar a saúde de forma natural, fazendo dos alimentos os seus medicamentos!

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