Colesterol – O Melhor Amigo da Testosterona
Colesterol – O Melhor Amigo da Testosterona

O colesterol(1) pode, de facto, ser um grande amigo…

Atualmente, a maioria das pessoas pensa no colesterol duma forma bastante negativa, mas não acredites em tudo o que ouves !

O Colesterol e as Lipoproteínas!

O colesterol não é uma gordura, é um álcool políciclico, ou seja, uma molécula lípidica sintetizada, no fígado e no cérebro, em quase todas as células animais!

Trata-se de uma molécula pouco solúvel em água, que é necessária em todas as células e por isso necessita ser transportada na corrente sanguínea!

Os transportadores do colesterol são lipoproteínas, que são agregados de proteínas e lípidos…

Existem vários tipos de lipoproteínas:

  • Lipoproteínas de muito baixa densidade – VLDL
  • Lipoproteínas de densidade intermediária – IDL
  • Lipoproteinas de baixa densidade – LDL
  • Lipoproteínas de alta densidade – HDL

Todas estas lipoproteínas funcionam de uma forma organizada para transportar e distribuir colesterol, ácidos gordos, vitamina A, vitamina D, …. para todas as células!

O colesterol foi estigmatizado de tal forma, que o consideram um “veneno” que põe em risco a vida, associando-o a doenças cardiovasculares e responsabilizando-o por muitos dos problemas de saúde que vão surgindo ao longo da vida!

Mas esta não é a verdade sobre o colesterol!

Existem atualmente, milhares de estudos que nos indicam exatamente o contrário, fazendo do colesterol o herói e não o vilão!

O colesterol dietético não tem nenhuma relação com o colesterol sanguíneo, o que significa que o que possuímos é produzido no nosso organismo e só uma pequena percentagem provém dos alimentos que ingerimos.

O colesterol proveniente da alimentação está na forma esterificada e só uma pequena percentagem consegue ser absorvida!

Quando não consumimos colesterol suficiente, porque restringimos o seu consumo, o que acontece no nosso organismo, é que ele deteta essa falha e reage!

Como?

Obrigando o fígado a produzir 3 a 6 vezes mais colesterol, do que se o tivéssemos ingerido, através da nossa dieta alimentar.

Existem vários estudos atuais, que indicam que dietas pobres em gordura e colesterol, não reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como a maioria das pessoas pensa.

Eu consumo bastante gordura saturada e colesterol e tenho um sistema cardiovascular saudável!

Além disso, as dietas ricas em gordura saturada, monoinsaturada e em colesterol promovem o aumento natural de testosterona, uma hormona masculina importantíssima para a vitalidade e virilidade do Homem, sendo este o foco principal deste artigo.

Os meus níveis de Testosterona…

Da primeira vez que fiz um exame sanguíneo para conhecer os meus níveis de testosterona, fiquei bastante dececionado e, acima de tudo, preocupado…

Quando fui buscar os resultados ao laboratório verifiquei que os meus níveis de testosterona eram apenas de 256 ng/dl, o que para um homem de 40 anos é absolutamente ridículo!

Os valores normais de testosterona variam de laboratório para laboratório, no entanto, regra geral encontram-se situados entre 227 ng/dl – 1030 ng/dl.

Neste momento deves estar a pensar que os meus níveis de testosterona se encontram dentro dos valores de referência e, que por isso não teria motivo para me preocupar!

No entanto as coisas não são assim tão simples, pois os valores de referência (227 ng/dl – 1030 ng/dl) devem ser interpretados tendo em conta o sexo e a idade de cada indivíduo!

Os níveis de testosterona para a minha idade deveriam estar compreendidos entre 600 – 700 ng/dl!

Percebem agora o motivo da minha preocupação, quando me deparei com níveis de 256 ng/dl!

Não me conformei com esta situação, não cruzei os braços, decidi reagir e comecei por alterar alguns dos meus hábitos alimentares!

Depois de 8 meses a consumir uma dieta à base de gordura saturada, monoinsaturada e colesterol (Dieta Paleo/Primal), os meus níveis de testosterona aumentaram para 610 ng/dl.

Em apenas 8 meses consegui um aumento de 238 % nos meus níveis de testosterona.

Quero salientar que consegui este aumento, não só com o consumo de gordura saturada, monoinsaturada e colesterol, como já referi, mas também com alguma restrição calórica e com treinos de força!

Este é um valor que quero continuar a melhorar, já que demonstra e nos dá provas, das vantagens que existem no consumo de gordura e colesterol, associados a um estilo de vida saudável e fazendo treinos frequentes e intensos!

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Papel do Colesterol na Fisiologia Humana

  • É um componente que faz parte da estrutura de todas as membranas celulares, mantendo a sua integridade estrutural e a sua fluidez!
  • Percursor de hormonas, como testosterona, progesterona, pregnenolona, androsterona, estrona, estradiol, corticosterona, aldosterona, …
  • Importante em várias funções, como: controlo do metabolismo, absorção de minerais, síntese de energia, funções cerebrais, musculares, controlo das emoções do comportamento e reprodução
  • Percursor da Vitamina D, que é sintetizada no organismo a partir do colesterol, quando nos expomos à luz solar direta
  • Promove a saúde cerebral – 25% do colesterol é encontrado no cérebro. Ele faz parte das membranas celulares e da bainhas de mielina, que fornecem isolamento e uma transmissão mais eficiente dos impulsos nervosos
  • Essencial para o bom funcionamento de todas as glândulas endócrinas
  • Potencia o sistema imunitário, já que as células de defesa dependem das lipoproteínas para combater infeções e do colesterol para se regenerarem, …

Conclusão

O colesterol é uma molécula essencial à vida…

Ele é o componente principal das membranas celulares, é um percursor das vitaminas lipossolúveis (vitamina A e D por exemplo), e de todas as hormonas sexuais, daí a sua enorme importância na produção natural de testosterona, a hormona responsável pelas características e virilidade masculinas!

O colesterol pode ser encontrado, em quantidades elevadas no interior do cérebro, sendo quase na totalidade um produto sintetizado localmente, o que mostra que há pouca relação com o colesterol ingerido na dieta!

É uma molécula vital para o desempenho de todas as funções cerebrais!

O colesterol não é um fator de risco tão importante para as Doenças Cardiovasculares, como lhe foi atribuído!

Os principais factores de risco dessas doenças são o estresse, tabaco, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes, …

Não vou aqui explicar, o conceito científico que está subjacente à transformação do colesterol em aumentos de testosterona, porque não é esse objetivo deste artigo!

Posso sim, garantir-te por experiência própria, que se consumires gordura e colesterol vais aumentar os níveis de testosterona natural, de forma drástica e sem prejudicar a saúde cardiovascular!

Come boas gorduras e sente a testosterona a fluir pelo teu corpo!

Termino com uma citação:

“A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez.”(Plutão)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.