Cloro
Cloro – Tudo o que Precisas Saber

O cloro, tal como o flúor pertence ao grupo dos halogéneos e é um gás amarelo esverdeado (Cl2), com um odor característico, irritante, tóxico, corrosivo e que pode causar a morte se for inalado por períodos prolongados, o que fez com que fosse usado como arma química durante a Segunda Guerra Mundial.

Para que serve?

Ele é usado no fabrico de produtos para tratamentos de águas, já que consegue inibir o crescimento bacteriano.

Portanto, é usado como desinfetante, tanto em piscinas, como na água potável, nos esgotos e em resíduos industriais.

Além disso, também entra na composição de vários produtos de limpeza.

Segundo os estudos e a minha experiência pessoal, o cloro, quando inalado, tocado ou ingerido é considerado um autêntico veneno!

O cloro reage não só com a água, mas também com as mucosas do teu corpo.

Quando o cloro, ou outros compostos que o contém reagem com a água, formam o ácido hipocloroso (HClO(aq)), que chega a ser 80 vezes mais eficiente que o anião hipoclorito.

Se houver matéria orgânica na água, podem formar-se trihalometanos (THM’s), que são subprodutos da desinfeção da água, que formam Clorofórmio, L-Bromodiclorometano, Dibromoclorometano e Bromofórmio., alguns deles cancerígenos!

O ácido hipocloroso formado é extremamente tóxico para o ser humano, já que é um ácido instável e fraco que se se dissocia, rapidamente, do qual resulta cloro e água.

Cloramina

A cloramina resulta da combinação do cloro com materiais orgânicos e/ou ambientais, tais como: urina, suor, óleos, maquiagem, protetor solar, pólen, entre outros.

Também é conhecida como “cloro combinado” e não possui poder de desinfeção!

A cloramina irrita os olhos, a pele, as mucosas, origina dores de cabeça e de ouvidos, alergias, diarreia, danifica a pele e o cabelo, provoca problemas respiratórios e até pode desencadear infertilidade masculina!

Todos estes efeitos são agravados nas crianças!

Como podes saber se a cloramina está presente na água?

A cloramina está presente se sentires um cheiro forte a desinfetante, já que o cloro misturado na água na quantidade correta não é detetável pelo nosso olfato.

Mas, no entanto, os estudos indicam que a cloramina é, facilmente, eliminada quando se adiciona uma quantidade maior de cloro à água.

No fundo trata-se um mal, com outro ainda maior…

O envenenamento por cloro pode originar:

  • Queimaduras na boca;
  • Dor de garganta;
  • Problemas digestivos e estomacais;
  • Vómitos;
  • Sangue nas fezes;
  • Tosse;
  • Dificuldades respiratórias e problemas pulmonares;
  • Agravamento de alergias;
  • Alteração do pH do corpo;
  • Diminuição da pressão sanguínea;
  • Problemas de visão;
  • Queimaduras, irritação e outros problemas de pele;

A minha filha Carolina foi federada em natação durante alguns anos, mas após dezenas de horas de treino em piscinas de água clorada, adquiriu um vírus, chamado Molusco contagioso.

Esta é uma doença infeciosa, causada por um poxvírus, que afeta a pele e conduz ao aparecimento de pequenas bolhas na pele, semelhantes a pequenas verrugas. 

A maioria dos colegas de natação também já estavam assinalados e marcados, como se tratasse de um “prémio”, que recebiam habitualmente.

Mas, como nós não somos diferentes desta equipa de nadadores, percorremos piscinas que usam água clorada e tomamos banho, diariamente, com este químico, deixando que a corrente da vida nos molde, de forma definitiva e sem questionarmos nada!

Algo na tua vida será diferente porque leste este artigo?

Ou..

Continuará igual durante as 52 semanas do ano?

Quando tiveres coragem para mudar os detalhes da tua vida, talvez te sintas mais poderoso, saudável e disciplinado!

Para piorar ainda mais a situação, existem fatores que pioram a exposição ao cloro:

  • A concentração de cloro presente na água;
  • O tempo de exposição ao cloro.

Qualquer um destes fatores poderá provocar consequências, quer a curto, quer a longo prazo!

Infelizmente, um dia saberás!

Se estás a ler este artigo, tudo pode ser diferente, pois caso contrário, poderias nunca saber associar a exposição ao cloro, aos sintomas que referi.

Como podes evitar a contaminação por cloro?

  1. Bebe água potável da fonte ou de um furo, desde que devidamente controlada, já que é considerada “agua viva” e possui muitos sais minerais;
  2. Toma banho de água fria ou tépida, porque o cloro que está presente é inalado através do vapor de água que se gera, quando tomas banho com água muito quente;
  3. Coloca filtros de carbono ou outros que sejam indicados, para filtrarem a água da torneira;
  4. Evita frequentar piscinas de água clorada, pois atualmente já existem piscinas de água salgada ou ozonizada!

Estes são os principais requisitos e eu tento cumpri-los, no entanto ainda uso água da torneira, mas ozonizo-a antes de a beber!

Cá em casa temos um aparelho ozonizador que nos permite ozonizar a água da torneira, assim como, algumas frutas e vegetais, que possam estar contaminados com agrotóxicos.

Alguns estudos indicam que podes utilizar luz ultravioleta como desinfetante da água, mas isso pode não ser tão prático no teu dia-a-dia.

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Além de todos os perigos associados à exposição ao cloro, a ingestão de água da torneira clorada, provoca vários efeitos adversos à saúde:

  • Sintomas de asma;
  • Alergias alimentares;
  • Cancro retal;
  • Alteração do paladar e do odor.

Conclusão

Sei que a tua vida, assim como a tua saúde se resume a rotinas diárias e a comportamentos repetitivos, sem nenhum propósito saudável, nem real…

Cada marcador de doença torna-te mais frágil e idêntico a todos os outros!

Mas, cada pessoa que se deixa marcar por este Blog, torna-se diferente e deixa que a saúde molde a corrente da sua vida.

Se esta semana for igual à semana passada, nunca te irás conseguir destacar das pessoas doentes, viciadas em pilulas milagrosas e que “aceitam de braços abertos”, qualquer doença ou problema de saúde que apareça, como se isso fosse normal!

Aliás, é comum ouvires dizer:

“…é a velhice, …”

“… com a idade tudo nos aparece …”

Isso é apenas uma mentira, que te habituaste a acreditar!

No entanto, os pequenos detalhes podem mudar a forma como vives e desenhar um futuro repleto de saúde e vitalidade!

Esta semana não será como a semana passada e este ano também será diferente do ano que passou!

Se entrares no nosso mundo, as 52 semanas anuais nunca serão iguais!

Comenta o que acreditas hoje e dir-te-ei o que serás amanhã…

Não permitas que sejas, apenas, mais um pato marcado…

Gostarias de ser um pato de borracha atirado a uma piscina segura e previsível ou ser um pato que voa em liberdade, com as pequenas asas que a natureza lhe ofereceu?

O mundo evolui demasiado rápido e hoje tens a possibilidade de saber o que é melhor para ti e como evitar muitos problemas de saúde!

Viver na ignorância não parece ser a solução!

Termino com uma citação

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete (Aristóteles)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.