Sabias que, atualmente, o cloreto de sódio entra na constituição de quase todos os produtos industrializados?
Já pensaste, que muitos dos alimentos que consomes, diariamente, são processados e contém uma enorme quantidade de cloreto de sódio?
O cloreto de sódio a que me refiro, não tem nada haver com o sal que deves ingerir, ou seja, com o sal marinho natural!
Acredito que os nossos antepassados não consumiam sal, no entanto, também não me posso esquecer de um facto muito importante…
Existem teorias que comprovam que a origem da vida foi no mar!
A água do mar é riquíssima e na sua composição entram diversos sais minerais e oligoelementos que, no total, perfazem 118 substâncias!
O sal marinho natural é obtido, por evaporação da água do mar e a sua riquíssima constituição faz dele um alimento imprescindível para a saúde.
Se usares o sal certo, o teu organismo funcionará corretamente, já que ele:
- Regula as substâncias que entram e saem das células;
- É essencial na regulação do ritmo cardíaco;
- Na contração muscular;
- Na transmissão de impulsos nervosos, …
Há cerca de 5000 anos, o sal começou a ser usado para conservar os alimentos e, hoje, sabemos que o sal marinho natural é primordial para a nossa saúde, vitalidade e energia física.
Mas, hoje existe um desequilíbrio na relação cloreto de sódio/potássio!
Este desequilíbrio deve-se, sobretudo, ao consumo exagerado e frequente de produtos processados!
O que acontece é que estes produtos possuem elevadas concentrações de sódio e pouco ou nenhum potássio!
É possível que a deficiência de potássio seja ainda mais responsável pela hipertensão arterial (um fator de risco para o aparecimento de doenças cardíacas) do que o excesso de sódio.
A quantidade ingerida destes 2 sais minerais, em produtos industrializados, torna-a desproporcional, em relação à que os nossos antepassados consumiam.
No entanto, vale sempre a pena salientar, que a ingestão de sal marinho natural, sal rosa dos himalaias ou flor de sal, contribui, positivamente, para a saúde celular!
Quando consomes este tipo de sal, estás a alimentar as tuas células com cerca de 84 sais minerais e oligoelementos essenciais à vida e isso é mais que suficiente para o destacar!
Em contrapartida, o vulgar sal de mesa, apenas contém 2 sais minerais: cloreto e sódio, já que todos os outros lhe foram retirados!
A má noticia é que a maioria das pessoas, além de consumirem, exageradamente, produtos processados, também usam cloreto de sódio na comida, ou por desconhecimento, ou por ser bastante mais barato.
Os estudos e a minha experiência mostram, que o cloreto de sódio não tem nada haver com os outros tipos de sal que mencionei.
A ingestão de cloreto de sódio, favorece a hipertensão arterial, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, danifica os rins e desenvolve doenças autoimunes, enquanto o sal marinho natural, por conter magnésio, contribui para diminuir a tensão arterial e beneficia a saúde cardiovascular.
Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina
Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!
Como melhorar a relação sódio/potássio?
- Eliminar todos os alimentos processados, que são ricos em sódio e pobres em potássio e em nutrientes. Assim, é essencial, não só eliminar este tipo de alimentos, como deixar de frequentar, regularmente, restaurantes!
- Fazer uma dieta baseada em produtos frescos e, se possível, biológicos;
- Esquecer de uma vez por todas o sal tradicional, que só contém cloreto e sódio e optar por flor de sal, sal marinho natural ou sal rosa dos Himalaias.
Efeitos negativos de dietas ricas em cloreto de sódio (sal de mesa)
- Aparecimento de Doenças Autoimunes…
A primeira linha de defesa do corpo é o sistema imunológico inato, o que significa que ele é o responsável por “acordar” as defesas do teu corpo, ativando os processos inflamatórios do organismo.
Assim, concentrações elevadas de sódio, comparativamente às de potássio, ativam macrófagos anti-inflamatórios no teu corpo.
O sódio armazenado, através do sistema linfático, aumenta os macrófagos pró-inflamatórios, enquanto o sal marinho integral, promove os macrófagos anti-inflamatórios, graças aos seus 84 sais minerais.
De acordo com alguns estudos, a ativação dos macrófagos anti-inflamatórios, reduz o desenvolvimento de doenças autoimunes.
- Aumento da tensão arterial e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com comprometimento de vários órgãos, tais como os rins, o coração, o cérebro e a retina;
- AVCs;
- Aumento da retenção de líquidos;
- Aumento do peso corporal;
- Aumento da quantidade de cálcio excretado através da urina, o que contribui para o desenvolvimento de osteoporose;
- Diabetes;
- Asma;
- Cancro de estômago, …
Conclusão
Para o nosso organismo, o sal de mesa é um corpo estranho, ou seja um invasor!
Contudo, o sal marinho natural é riquíssimo em sais minerais e oligoelementos e traz benefícios importantes para a tua saúde!
Além disso, não te esqueças que, atualmente, é muito fácil alcançar um desequilíbrio na relação sódio/potássio…
Sobretudo, devido a dietas ricas em alimentos processados, que são pobres em potássio e ricos em sal processado.
Alguns estudos mostram que, por exemplo algumas doenças renais autoimunes, entre outras, assim como a rejeição aos transplantes, podem estar relacionadas com o consumo de cloreto de sódio.
Eu não sou médico e apenas sigo os estudos clínicos, mas acredita que o sal de mesa apesar de conter apenas 2 sais minerais, possui outros componentes que prejudicam a saúde.
Se quiseres saber quais são, escreve nos comentários!
O cloreto de sódio (sal de mesa), origina um ambiente pró-inflamatório, ativando o teu sistema imunitário e desencadeando insuficiência cardíaca, renal e muitas outras patologias.
Portanto, se queres proteger as tuas células e alimentá-las corretamente, troca o sal de mesa por sal marinho integral, sal rosa dos Himalaias ou flor de sal.
Agora, vai já à tua despensa, pega no sal de mesa e coloca-o, diretamente, no lixo!
Escolhe a Dieta Paleo, como padrão, cozinha as tuas refeições e esquece todos os alimentos processados, que além de repletos de cloreto de sódio, estão cheios de “outros venenos“!
Se tiveres dúvidas sobre alimentação ou quiseres emagrecer, aproveita e escreve nos comentários do Blog Poder e Disciplina!
Estamos aqui para te ajudar a ser feliz e saudável!
“Nunca te encolhas” e aproveita a nossa ajuda!
Com orgulho!
Carlos Coelho, do Blog Poder e Disciplina!
Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina
Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!
Sobre o Autor
0 Comentários