O Bacalhau com Natas faz parte, sem dúvida da cozinha tradicional portuguesa!
O bacalhau é um peixe apreciado pela maioria das pessoas devido, principalmente, à enorme versatilidade de pratos que se podem confecionar com ele!
Trata-se de um peixe com elevado valor nutricional, devido à sua riqueza em proteínas, em diversos sais minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio) e em vitaminas do complexo B.
Apesar de ser mais saudável adquirir bacalhau fresco, o mais comum é comprarmos bacalhau seco e salgado, ao qual devemos retirar o excesso de sal!
Atualmente também temos à nossa disposição bacalhau congelado, dessalado e de excelente qualidade!
Este peixe constitui uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, com destaque para o ómega 3 que, além de desempenhar funções muito importantes na proteção do sistema cardiovascular, atua na prevenção do cancro e no auxílio do sistema imunitário.
Nesta receita podes desfrutar de todo o sabor do bacalhau com natas, mas de forma saudável, já que as batatas não são fritas, nem será necessário fazer ou utilizar molho bechamel, como é habitual.
Desta vez decidi manter a tradição e utilizei natas, que são um ingrediente que utilizo apenas esporadicamente, embora se trate de um ingrediente permitido na Dieta Paleo/Primal.
As natas não são mais do que, gordura obtida a partir do leite, no entanto se preferires podes optar por outras alternativas, como créme fraîche, que são natas fermentadas, iogurte grego ou leite de coco.
Ingredientes:
- 3 Batatas-doces;
- 3 Postas de Bacalhau;
- 1 Cenoura ralada;
- ½ Alho francês em rodelas finas;
- 1 Cebola;
- 3 Dentes de alho;
- Azeite q.b.;
- 400 ml de Natas (créme fraîche, iogurte grego ou leite de coco);
- 4 Ovos;
- Sal marinho e pimenta q.b.;
- 1 Folha de louro e salsa q.b.;
- Queijo da ilha ralado q.b.
Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina
Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!
Modo de Preparação do Bacalhau com Natas
Em primeiro lugar coze ao vapor, as batatas-doces, já cortadas em rodelas, temperadas com sal marinho.
Em segundo lugar e, num recipiente à parte, coze também o bacalhau, previamente demolhado e 2 ovos.
Quando as batatas e o bacalhau estiverem cozidos, reserva as batatas, limpa o bacalhau de peles e espinhas e desfia-o.
A seguir, coloca um pouco de azeite num tacho e refoga a cebola, o alho, a cenoura ralada, o alho francês e a folha de louro.
Eu também acrescentei couve em juliana fina que, entretanto já estava cozida!
Quando a cebola e os legumes estiverem macios, adiciona então o bacalhau cozido e desfiado e tempera tudo com pimenta e sal marinho, se for necessário.
Envolve tudo no refogado, aguarda alguns minutos para ganhar sabor e, em seguida, adiciona 1 pacote de natas, ou cerca de 200 ml de créme fraîche, iogurte grego ou leite de coco.
A escolha é tua!
No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno, coloca as batatas-doces já cozidas e polvilha-as com um pouco de salsa picada.
Por cima, coloca o refogado e adiciona os 2 ovos cozidos, cortados em rodelas finas.
Para finalizar, mexe os outros 2 ovos e adiciona o outro pacote de natas, ou cerca de 200 ml de créme fraîche, iogurte grego ou leite de coco.
Tempera com sal marinho e pimenta, verte em cima do bacalhau e polvilha com queijo da ilha ralado.
Coloca o tabuleiro no forno, a 180 graus, até que fique bem tostado por cima.
Acompanha com azeitonas e com uma boa salada, por exemplo de alface, agrião, tomate, beterraba, ou qualquer outra da tua preferência.
COME BEM!
UMA BOA REFEIÇÃO ALIMENTA O CORPO E A ALMA!
“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)
Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina
Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!
Sobre o Autor
0 Comentários