Ashwagandha
Ashwagandha – O Poder da Natureza!

Já ouviste falar de Ashwagandha?

Neste artigo decidi escrever sobre um dos suplementos mais interessantes e importantes que já conheci e que, provavelmente não conheces!

A Ashwagandha (Whithania Somnifera Dunal) é uma planta originária das montanhas altas dos Himalaias e é utilizada há milhares de anos na medicina Ayurvédica.

É um pequeno arbusto e a parte mais importante da planta são as raízes, pois é a partir delas que é extraído o pó!

Portanto, ela funciona como um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, já que as suas raízes são extremamente benéficas e usadas para fins medicinais.

A Ashwagandha é constituída por mais de 35 elementos, importantíssimos para a biologia corporal, como por exemplo: ácido fenólicos, alcaloides, lactonas esteroidais, saponinas, taninos, whitanolides, ferro entre muitos outros.

Assim, a sua vasta e rica composição despoleta vários mecanismos fisiológicos, o que contribui para melhorar a vitalidade e aumentar a longevidade!

Quais são os mecanismos fisiológicos que a Ashwagandha desperta no teu organismo?

Mecanismos Anti-estresse

Esta planta funciona como um tranquilizante e anti convulsivante.

Um estudo efetuado, durante 90 dias, com adultos que tomaram ashwagandha todos os dias, mostrou que essas pessoas apresentavam níveis mais baixos de cortisol e pontuações mais elevadas, num questionário de felicidade.

Portanto, este estudo sugeriu que a ashwagandha contribui para baixar os níveis de estresse psicológico e melhorar a qualidade do sono.

Outro estudo em que participaram pessoas com histórico de estresse crónico e que consumiram 300 miligramas (mg) de raiz de ashwagandha duas vezes por dia, durante 60 dias, mostrou uma redução significativa do estresse.

Assim, pode dizer-se que se trata de um poderoso tranquilizante do sistema nervoso central.

Devido à sua composição em alcaloides, também ajuda a melhorar estados de insónia e de ansiedade.

Além disso pode ser utilizado para tratar crises convulsivas, o que é particularmente importante para quem tem ataques de epilepsia.

Mecanismos Cognitivos

Esta planta potencia a capacidade cognitiva, sendo capaz de melhorar a memória, o foco e a atenção.

Um estudo efetuado durante oito semanas de suplementação com ashwagandha, duas vezes ao dia, mostrou melhorias na memória a longo e a curto prazo, na função executiva, atenção prolongada e aumento da velocidade de processamento de informações.

A Ashwagandha é particularmente importante em pessoas com demência, uma vez que ajuda a retardar a deterioração das células cerebrais, repara danos nessas células e reconstrói redes e sinapses neuronais.

Um outro estudo feito com pessoas que sofriam de ansiedade moderada a grave, mostrou uma redução na ansiedade e no estresse, juntamente com uma melhoria na vitalidade, motivação e saúde geral, quando tomaram extrato de ashwagandha.

Mecanismos Tixotrópicos promovidos pela Ashwagandha

Pode ser eficaz no tratamento do hipotiroidismo, já que tem a capacidade de aumentar os níveis de T4, mantendo inalterados os níveis de T3.

Também exerce um estímulo indireto à tiróide, por se tratar de um poderoso antioxidante, que ajuda a eliminar os radicais livres.

Mecanismos Imuno-moduladores

Alguns estudos com ratos demonstraram que o extrato pulverizado da raiz de Ashwagandha aumentou a quantidade de leucócitos e a atividade dos fagócitos, o que resultou numa resposta melhor do sistema imunitário.

Uma vez que os withanolides presentes na ashwagandha ajudam tanto a estimular, como a inibir o sistema imunitário, ajudam no combate a infeções, cancro e outras doenças.

Ela melhora a defesa do organismo contra doenças, já que melhora a imunidade mediada por células (imunidade celular).

As suas potentes propriedades antioxidantes ajudam também a proteger as células contra os danos, causados pelos radicais livres.

Também melhora a síntese de oxido nítrico e minimiza os sintomas associados ao HIV, já que o extrato pode contribuir para reduzir a carga viral.

Mecanismos Hipolipidémicos e anti-obesidade

Esta poderosa planta reduz os níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL e aumenta a síntese de HDL.

Além de controlar o perfil lipídico, ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e estabiliza os níveis de glicemia.

Assim, ela consegue manter a pressão arterial dentro de valores normais, prevenindo o estresse do coração e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, inclusivamente de aterosclerose.

A ashwagandha também pode ajudar a lutar contra a obesidade induzida pela dieta, atenuando o estresse oxidativo, a inflamação, a resistência à insulina e aumentando o gasto de energia, já que desencadeia a biogénese mitocondrial.

Os estudiosos acreditam que as suas propriedades anti estresse, minimizam a compulsão de comer, portanto, favorece o emagrecimento e a redução da gordura corporal.

Mas, não se fica por aqui, pois parece “turbinar” o metabolismo, eliminar irregularidades digestivas e prevenir o aparecimento de úlceras gástricas.

Se queres perder peso e alterar o teu estilo de vida, então clica na imagem e conhece o E-book que preparamos para ti!

Segredos Emagrecimento
E-book Segredos Ocultos do Emagrecimento + E-book Gratuito

Mecanismos Anticancerígenos e radio sensibilizantes

Os whitanolideos presentes na Ashwagandha demonstraram uma melhoria da sensibilidade das células vivas, dos tecidos, órgãos ou organismos à ação nociva das radiações, favorecendo assim, o combate a tumores malignos.

Possui ainda a capacidade de retardar o desenvolvimento do carcinoma da faringe, da mama, bem como de outras neoplasias.

Essa capacidade está relacionada com a sua capacidade de reduzir a glutationa (proteína presente no interior das células e que protege as mesmas dos radicais livres) em células malignas.

A ashwagandha foi utilizada para interferir no crescimento de novas células cancerígenas.

Observou-se que as células normais ficavam intactas enquanto que ajudava a induzir a morte programada de células, bem como a sensibilizar as células cancerígenas à apoptose.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ela reduz os efeitos adversos, associados à rádio e à quimioterapia.

Mecanismos Rejuvenescedores

Um estudo feito com indivíduos do sexo masculino com mais de 50 anos, demonstrou que o consumo de Ashwagandha, lhes aumentou a hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigénio no sangue) e a contagem de eritrócitos (glóbulos vermelhos).

Podem ainda apontar-se outros efeitos rejuvenescedores, como por exemplo: crescimento do cabelo, aumento da quantidade de cálcio presente nas unhas (que com o avançar da idade se tornam mais quebradiças), auxilio na performance sexual e manutenção de uma pele mais jovem.

Mecanismos Anti-inflamatórios

A sua utilização reduz, consideravelmente, a inflamação e todos os processos inflamatórios.

Os withanolides ajudam a suprimir as vias responsáveis por diversas doenças inflamatórias, como por exemplo: artrite, asma, hipertensão, osteoporose e cancro.

Devido ao seu poder anti-inflamatório é também utilizada no tratamento de dores reumáticas, provocadas por inflamações nas articulações.

Mecanismos Sexuais e Reprodutivos

A Ashwagandha permite equilibrar a hormona luteinizante (LH), que controla a função dos órgãos reprodutivos, tanto em homens, como em mulheres.

Também pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona nos homens!

Isso acaba por ter efeitos benéficos na libido e no desempenho sexual e melhora a qualidade do sémen em homens inférteis.

Nas mulheres pode melhorar a excitação, a lubrificação, o orgasmo e a satisfação sexual, além de ajudar a aliviar os sintomas leves a moderados, relacionados com a menopausa.

A ashwagandha é descrita como um “elixir” que é usado de forma global…

Não só para aumentar a longevidade, mas também para “normalizar funções fisiológicas, perturbadas pelo estresse crónico, através da correção de desequilíbrios no sistema neuroendócrino e no sistema imunológico”.

Algumas curiosidades sobre a Ashwagandha…

Esta planta é considerada um “adaptógeno”.

Este é um termo usado por um cientista russo, que o utilizou para descrever uma erva que ajuda o organismo a recuperar o equilíbrio hormonal e psicológico em períodos de estresse.

O significado de Ashwagandha na India é “cheiro a cavalo” porque consideram que quem a utiliza, terá a virilidade, a força e o poder de um cavalo.

Talvez os indianos tenham exagerado um pouco na sua designação mas, mesmo que não fiques “forte como um cavalo”, é certo que tem propriedades revigorantes.

Muitos dos seus efeitos manifestam-se ao nível da virilidade, contribuindo para o aumento, tanto da qualidade do esperma, como dos níveis de testosterona.

Não se trata apenas de vantagens milagrosas que os “gurus” e mestres em ervas medicinais proclamam sobre esta planta.

Na realidade, elas existem de facto e existem evidências cientificas bastante sólidas, que as comprovam.

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Como escolher e comprar Ashwagandha?

Se pensares em adquirir esta poderosa planta, opta pelos extratos de raiz em pó Biológicos.

Modo de utilização da Ashwagandha

Pessoalmente só experimentei o extrato da raiz em pó e embora não exista uma dosagem padrão, a ingestão recomendada é de 3 a 6 gramas por dia.

Ashwagandha também pode ser usada na forma de óleo essencial topicamente, diluído com outro óleo transportador, especialmente para aliviar dores.

Também é importante saber que, para obter todos os benefícios desta planta, é preciso utilizar ashwagandha fresca e orgânica para evitar a ingestão de pesticidas e de outros compostos químicos prejudiciais.

A raiz de ashwagandha seca pode ser transformada em chá.

Ashwagandha e níveis de Testosterona

Este suplemento pode ser usado para aumentar os níveis de testosterona, já que diminui o cortisol, aumenta a sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

Os homens que tem infertilidade associada ao estresse, devem utilizar este suplemento!

Um estudo recente chegou à conclusão que a Ashwagandha aumentou significativamente a força e a recuperação muscular, em 57 jovens do sexo masculino.

Uma vez que a Ashwagandha, melhora o sistema cardiovascular, aumenta a imunidade e melhora os níveis de hemoglobina, favorece a capacidade anaeróbica, o que é vital para quem treina!

O mesmo estudo também demonstrou um aumento de 15% nos níveis de testosterona destes indivíduos.

Portanto, se o aumento dos níveis de testosterona foi observado em indivíduos jovens, que supostamente, ainda tem níveis otimizados desta hormona, imagina quão benéficos podem ser, os aumentos de testosterona em homens de idade mais avançada!

Conclusão

A ashwagandha é descrita como um “elixir”, usado para a saúde em geral!

Trata-se de um adaptogeno poderoso que aumenta a capacidade de resistência do corpo ao estresse.

Assim é utilizado para aumentar a longevidade, mas também para “normalizar funções fisiológicas, perturbadas pelo estresse, através da correção de desequilíbrios, tanto no sistema neuroendócrino, como no sistema imunológico.

Muitos cientistas são da opinião que pode ser usada para tratar quase todos os distúrbios já que:

  • O seu uso regular, reduz os níveis de açúcar no sangue (glicémia)
  • Equilibra o perfil lípico
  • Contribui para a saúde cerebral
  • Previne doenças de pele
  • Previne a senilidade e o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Parkinson, Huntington e Alzheimer
  • Combate úlceras gástricas
  • Aumenta os níveis de energia
  • Promove a saúde mitocondrial
  • Previne e trata inflamações
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Reduz os níveis de estresse, melhorando a qualidade do sono e reduzindo estados de ansiedade e depressão
  • Aumenta os níveis de testosterona, regula a parte endócrina e tem efeitos positivos na reprodução!

A Ashwaganda é um dos melhores suplementos que existe no mercado, direcionado como um revigorante da saúde, em geral.

Não se trata de um suplemento muito popular, mas existem várias pesquisas que reuniram provas irrefutáveis, acerca de todos os seus benefícios.

Considero a Ashwagandha um suplemento essencial, se quiseres atingir um nível superior de saúde, já que o seu uso melhora a saúde hormonal, a performance física, reduz os níveis de estresse e melhora significativamente, a qualidade do sono!

Esta planta impressionante tem sido utilizada há vários milhares de anos, para promover a saúde e o bem-estar geral!

Ela é importantíssima no mecanismo do cortisol, porque atua como um modulador do mesmo, ou seja, diminuindo-o quando os seus níveis se encontram demasiado altos e aumentando-o quando os seus níveis se encontram demasiado baixos.

Este suplemento está à tua disposição no Blog e é bastante económico, tendo em consideração os milagrosos benefícios que podes usufruir com a sua utilização!

Termino com uma citação: “Tudo tem alguma beleza, mas nem todos são capazes de a ver.” (Confucio)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.