17 Vantagens do Consumo de Kefir
17 Vantagens do Consumo de Kefir

O Kefir é um dos melhores remédios naturais… Já o conheces?

Queres conhecer os inúmeros benefícios que este alimento natural te pode oferecer?

O Kefir (1) pode ser considerado milagroso para alguns, enquanto para outros pode, simplesmente, oferecer mais alguns benefícios para a saúde, devido às suas enormes propriedades medicinais.

O seu consumo pode não representar diferenças significativas para a saúde de quem já é saudável, mas mesmo assim vais poder usufruir de todos os seus benefícios, já que contribui para a prevenção de diversas doenças!

Para todos aqueles que, infelizmente, padecem de alguma doença ou de algum tipo de distúrbio, certamente, notarão grandes diferenças, já que vão sentir o PODER MEDICINAL deste poderoso alimento.

O Kefir(1) apresenta-se de uma forma simples, económica, saudável e possui enormes benefícios que todos podem aproveitar ao consumi-lo!

Um pouco da história do Kefir…

Prevê-se que o kefir seja utilizado pelo Homem, há cerca de 4000 anos.

Nessa época, os povos da região do Cáucaso usavam-no em segredo, já que tinham receio que os seus inimigos tivessem acesso ao seu poder e que o fizessem perder as suas enormes qualidades.

Estes foram os motivos pelos quais estes povos esconderam, durante tanto tempo, a forma de o produzir.

A sua esperança média de vida rondava os 110 anos de idade, uma vez que eles consumiam kefir durante toda a vida!

Contudo, só há cerca de um século atrás a restante humanidade teve acesso ao kefir

Na Rússia, um grupo de médicos acreditava que este traria muitos benefícios aos seus pacientes, então convenceram dois irmãos, produtores de lacticínios, a conseguirem obtê-lo dos povos que o guardavam religiosamente.

Para isso tiveram a ajuda de uma empregada, chamada Irina Sakharova, que arrebatou o coração de um príncipe da região do Cáucaso, que ao se apaixonar por ela, acabou por ser preso e acusado do seu rapto.

Por ordem de Czar, o príncipe acabou por conseguir a sua liberdade, mas teve que pagar 4,5 quilos de grãos de kefir a Irina.

A partir daí, toda a Rússia teve acesso ao seu consumo e iniciou-se a sua aplicação a nível hospitalar!

Há relatos na história, que uma das razões para que os Russos conseguissem ocupar a Sibéria, uma região extremamente fria e com condições inóspitas, foi por consumirem Kefir!

O nome dos grãos de kefir varia de região para região, tanto que na América Latina são denominados de Tibicos, na Europa, de cristais japoneses e na Ásia e África, de Kefir.

17 Benefícios do Consumo de Kefir

1. Ajuda a combater problemas no Sistema Respiratório, como por exemplo asma, bronquite e tuberculose;

2. Evita o aparecimento de Acne e de Eczemas;

3. Previne e auxilia na resolução de várias patologias renais;

4. Previne e auxilia diversos problemas associados ao Sistema Digestivo, como por exemplo, acidez excessiva, hepatite, alterações na produção de bílis, problemas intestinais, úlceras, colites, constipação intestinal, diarreia e inflamações intestinais;

5. Ajuda a combater distúrbios do Sistema Cardiovascular, como por exemplo na regulação da tensão arterial;

6. Favorece o Sistema Imunitário, mantendo o organismo limpo e protegido e aumentando a resistência a determinadas doenças;

7. Auxilia a regular os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a prevenir o aparecimento de Diabetes;

8. Comporta-se como um Anti cancerígeno;

9. Reduz o processo de Envelhecimento;

10. Apresenta efeitos benéficos em diferentes órgãos do organismo, como por exemplo no coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo e pele.

11. Beneficia o funcionamento do Sistema Nervoso;

12. Previne e combate a Artrite Reumatóide;

13. Previne e auxilia a Osteoporose;

14. Contribui para prevenir e combater Alergias;

15. Contribui para combater Enxaquecas;

16. Previne o aparecimento de Candidíase;

17. Favorece a regulação dos níveis de Colesterol;

Qual é a composição do kefir?

O kefir é um alimento pró-biótico, o que significa que possui microrganismos vivos capazes de favorecer o equilíbrio da flora intestinal.

Os seus grãos são ricos em vários microrganismos que vivem em simbiose, ou seja, esses microrganismos mantém uma relação vantajosa para ambos.

De uma maneira geral, ele é composto:

  • 37 estirpes de microrganismos (aproximadamente);
  • Ácido fólico ou Vitamina B9;
  • Ácido pantoténico ou Vitamina B5;
  • Outras vitaminas, tais como Biotina (Vitamina B7), Niacina (Vitamina B3), Piridoxina (Vitamina B6), Cianocobalamina (Vitamina B12) e vitamina K;
  • Sais minerais, entre os quais: cálcio, fósforo, magnésio e potássio;
  • Proteínas;
  • Triptofano e outros aminoácidos essenciais.

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Curiosidade

Sabias que no trato gastro intestinal dos recém-nascidos podem encontrar-se vários microrganismos que também estão presentes no kefir?

Contudo, com o passar dos anos, esses microrganismos vão-se perdendo, desaparecendo do intestino e, apenas os consegues reencontrar neste poderoso alimento, o kefir, que te oferece inúmeros benefícios.

Como podes obter kefir…

O Kefir pode ser comprado ou pode ser adquirido, por intermédio de alguém que o possua e que esteja disponível para o doar.

A maioria das pessoas que o têm, não se importam de o doar, porque passado algum tempo recuperam a parte que doaram, já que se ele for devidamente tratado, continuará a desenvolver-se e a crescer.

Por isso, se tens Kefir não tenhas receio de doar e ajudar os outros a se beneficiarem com o seu consumo!

Como deves cuidar do kefir…

Para se produzir o kefir de leite (o mais usual), apenas são necessários 2 ingredientes:

  • Grãos de kefir;
  • Leite

O leite mais indicado seria leite cru, mas é muito difícil encontrá-lo, por isso pode ser usado leite pasteurizado gordo ou meio-gordo, que é o mais usual em nossas casas.

Mas, se puderes utilizar leite fresco de vaca ou de cabra, tanto melhor!

Contudo, antes de o utilizares ferve-o, deixa-o arrefecer completamente e só depois o podes adicionar aos grãos de kefir.

Pessoalmente utilizo leite gordo, porque o considero mais “natural”, que o leite meio-gordo ou magro, já que estes são submetidos a alguns processos, para lhes ser retirada parte da sua gordura.

A seguir descrevo o procedimento, propriamente dito, que deves seguir, diariamente, para cuidares do kefir e usufruíres de todos os seus benefícios:

1. Em primeiro lugar, coloca os grãos de kefir num recipiente de vidro e adiciona o leite, na proporção de 1 a 2 colheres de sopa bem cheias de grãos, para cerca de ½ litro de leite.

2. Tapa o fraco com papel de cozinha para que haja oxigénio e coloca-o à temperatura ambiente;

3. Deixa que o processo de fermentação ocorra o que, normalmente, ocorre de um dia para o outro;

A fermentação irá decorrer e não há qualquer problema se utilizares uma quantidade maior de grãos de kefir, que a recomendada.

Neste caso, o tempo de fermentação será apenas inferior, ou seja, necessitas de menos tempo para obteres o teu kefir de leite.

É importante não colocares o Kefir em recipientes de plástico e muito menos de metal.

4. Normalmente, passadas 12 a 24 horas de fermentação, a uma temperatura de aproximadamente 20 graus obtens o teu kefir de leite, que é semelhante, em textura, a um iogurte liquido!

O tempo de fermentação depende, não só da quantidade de grãos de kefir utilizados, como também da temperatura ambiente.

Assim em dias mais frios, poderá ser necessário um tempo de fermentação maior.

No entanto, se quiseres deixar fermentar menos tempo, cerca de 6 a 8 horas, vais obter um kefir de leite bem mais suave!

Uma forma de saberes se já ocorreu a fermentação é observares o recipiente onde se encontra o Kefir e verificares se o leite se encontra mais denso, com aspeto de iogurte.

5. Posteriormente, deves coar os grãos de kefir, utilizando um passador de plástico (nunca uses um passador metálico).

Desta forma vais separar os teus grãos de Kefir do leite fermentado, que é muito semelhante a uma coalhada ou a um iogurte.

6. O teu “iogurte” pode ser imediatamente consumido ou podes ser guardá-lo no frigorífico, em recipientes fechados, para consumires mais tarde.

O tempo de conservação no frigorífico ronda os 3 a 5 dias.

O “iogurte de Kefir” tem um sabor amargo e ácido, por isso se tiveres dificuldade em bebê-lo de forma natural, experimenta adicionar fruta fresca, granola, frutos secos ou canela.

A adição de canela deve, no entanto, ser evitada, já que ela tem ação bactericida e fungicida, o que pode contribuir para que o kefir perca parte do seu poder pro-biótico.

7. Os grãos de kefir que ficaram retidos no passador voltam a colocar-se no recipiente de vidro, ao qual voltas a adicionar leite, ou seja todo o processo se reinicia.

Notas Importantes

  • Não utilizes recipientes de plástico nem de metal
  • Mantém-no à temperatura ambiente
  • Não uses passadores metálicos para o coares
  • Guarda o teu “iogurte de Kefir” depois de pronto, no frigorífico, em recipientes fechados e durante 3 a 5 dias
  • Tenta evitar adicionar canela
  • Existem pessoas que lavam os grãos de kefir, antes de voltarem a adicionar o leite. No entanto, não aconselho que o faças com frequência, uma vez que à volta dos grãos de kefir fica uma “goma branca”, chamada kefiran, que possui propriedades anti-cancerígenas.
  • Quando os lavares, utiliza água desprovida de cloro, apenas podes usar água com cloro se os lavares esporadicamente.
  • Não existe qualquer problema se ingerires os grãos, no entanto é mais agradável consumir, apenas, o leite fermentado livre de grãos.
  • Os grãos de kefir podem ser fermentados a partir de leite animal ou vegetal, por exemplo, a partir de leite de soja, contudo não o recomendo, pois não considero o leite de soja uma opção saudável.
  • O processo de fermentação com leites vegetais é diferente porque não contém lactose e as estirpes bacterianas presentes no Kefir alimentam-se de lactose e gordura durante o processo de fermentação!
  • Uma opção mais saudável será certamente usar leite de coco, mas ainda não testei por se tratar de uma opção, bastante dispendiosa.
  • Também existe Kefir de água mas como é fermentado com açúcar mascavado, não considero que seja uma opção saudável, para quem o consome diariamente.

Que quantidade que deves ingerir de Kefir?

Ele é um alimento bastante nutritivo, por isso deve ser consumido diariamente e livre de grãos, mas não há uma prescrição exata da quantidade que deves ingerir!

Cada um deve consumir a quantidade que lhe parecer mais adequada, já que existem pessoas que chegam a consumir 1 litro por dia, sem qualquer problema.

O meu conselho é que tenhas bom senso!

Como deves conservar o Kefir…

O Kefir deve ser conservado em recipientes de vidro e em ambientes com temperaturas que oscilem entre os 10 e os 35 graus, embora a temperatura ideal para que ocorra a fermentação seja entre os 20 e os 37 graus centígrados.

Depois de ocorrer a fermentação, o “iogurte de kefir” pode e deve ser refrigerado para consumires, posteriormente!

Podes mante-lo no frigorífico entre 3 a 5 dias, sem qualquer problema!

O Kefir não pode ser congelado, já que abaixo dos 0 graus, alguns dos microrganismos são destruídos, acabando por se perder algumas das suas qualidades.

Modo de atuação do Kefir…

Como já referi anteriormente, ele é composto por cerca de 37 microrganismos que vivem em simbiose e que são extremamente benéficos ao teu organismo.

De uma forma simples, ele consegue destruir microrganismos patogénicos, que vivem no interior do teu corpo, principalmente povoando o teu sistema digestivo, já que é aí o seu principal alvo de atuação.

Os microrganismos presentes no kefir, em conjunto com outras bactérias benéficas existentes no teu organismo, formam uma “barreira” contra bactérias nocivas.

Ele auxilia a flora intestinal e deve ser associado a uma dieta saudável, se quiseres perder peso corporal, no entanto deves consumi-lo simples sem adição de mel, nem de açúcar!

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Podes usá-lo ao pequeno-almoço ou ao lanche, substituindo alimentos processados ou outros alimentos mais calóricos.

Se fizeste, ou fazes frequentemente tratamentos com antibióticos deves ingerir Kefir com frequência, para ajudar a restabelecer a tua flora intestinal, que fica comprometida com o uso desta medicação.

Trata-se de um alimento facilmente digerível, rico em proteínas, cálcio e diversas vitaminas.

As suas excelentes propriedades nutritivas exercem efeitos positivos sobre a saúde em geral e permitem que o organismo absorva melhor os nutrientes, presentes nos outros alimentos.

O consumo diário de Kefir melhora a recuperação de doenças e sempre que se tratarem de problemas graves, deve ser consumido várias vezes ao dia.

Tempo de fermentação

O tempo de fermentação é o período durante o qual, a lactose, um açúcar presente no leite, é transformado em ácido lático, por ação dos microrganismos presentes no kefir.

O tempo de fermentação depende da proporção de grãos de kefir que colocamos no leite, assim como da temperatura ambiente.

O efeito do Kefir no nosso organismo, depende do intervalo de tempo em que ocorre a fermentação:

  • Até 12 horas de fermentação = efeito laxante suave (sem causar cólicas ou diarreia);
  • De 12 a 24 horas de fermentação = regulação do funcionamento do intestino;
  • De 36 a 40 horas de fermentação = Obstipação (constipação) intestinal)

A importância do Kefir na proteção contra a osteoporose

O leite de Kefir obtido a partir de produtos lácteos integrais é uma das melhores fontes de cálcio, mas também de vitamina K2, uma vitamina que podes encontrar em produtos lácteos, que mantenham as suas fontes naturais de gordura.

A vitamina K2 é essencial para a fixação de cálcio nos ossos e nos dentes, de forma que este não fique retido nos vasos sanguíneos, provocando a sua calcificação.

Existem dados que demonstram que o consumo de leite de Kefir pode reduzir em 81%, o risco de fraturas.

Casos de Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose é um transtorno no metabolismo da lactose, um açúcar naturalmente presente no leite, e que se traduz na incapacidade de o digerir.

Os microrganismos presentes nos grãos de Kefir, além de transformarem a lactose em ácido láctico, ainda possuem enzimas capazes de quebrar a lactose presente no leite.

Desta forma, o leite de kefir obtido, que se assemelha bastante a iogurte ou coalhada, apresenta um baixo teor de lactose, em comparação com o leite tradicional.

Devido a isso, geralmente, é bem tolerado por pessoas intolerantes à lactose.

Como nunca o testei em indivíduos que apresentam este tipo de distúrbio, o meu conselho é que todas as pessoas que manifestem intolerância à lactose, façam um teste, ingerindo-o de forma gradual, moderada e responsável.

Conclusão

Eu considero o kefir mais um alimento funcional, extremamente rico em nutrientes, com propriedades medicinais excelentes, que contribuiu bastante para a minha saúde e emagrecimento.

Aconselho-te a incluíres este poderoso alimento na tua alimentação, para que possas usufruir de todas as vantagens que apresenta, com especial destaque para a saúde intestinal.

O intestino é um dos órgãos vitais que mais influencia a tua saúde por isso é de uma importância extrema mante-lo saudável, já que ele reflete a saúde de todo o teu organismo.

O consumo de Kefir, além de ser uma opção muito económica, é essencial para quem deseja ser e manter-se saudável!

Podes ter sempre iogurtes frescos e naturais na tua casa, com pouco dinheiro e com excelentes propriedades medicinais!

Se estás habituado a ingerir os iogurtes líquidos tradicionais que contem açúcar, certamente, não vais considerar o kefir, uma bebida deliciosa, mas ao fim de uma semana vais habituar-te certamente!

O teu objetivo é seres saudável, forte e disciplinado é é nisso que te precisas focar…

Aproveita este é altamente nutritivo e extremamente benéfico para a saúde!

Termino com uma citação:

“Os animais pastam, os homens comem, mas apenas o homem de espírito sabe comer.” (Anthelme Brillat Savarin)

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

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