12 Motivos para Homens e Mulheres Praticarem Musculação
12 Motivos para Homens e Mulheres Praticarem Musculação

Eu comecei muito cedo a praticar musculação, porque sempre sonhei ter um corpo forte, atlético e musculado.

Mas, confesso que quando era mais novo pensei que ia chegar ao nível dos campeões de culturismo!

Na altura tinha uns 13 anos e era um jovem sonhador, que comprava revistas de musculação e pensava que um dia, eu também ia ficar assim!

Contudo, o passar dos anos, ajudou-me a descobrir que o tamanho muscular, exibido pelos campeões, era resultado do consumo massivo de esteroides anabolizantes, hormona do crescimento, insulina, diuréticos, entre muitas outras substâncias.

Foi difícil aceitar a realidade, porque sempre acreditei que era possível lá chegar!

Atualmente, almejo por algo mais natural e saudável e, portanto esqueci esses objetivos inatingíveis, por quem pratica musculação, de forma natural!

A minha esposa, tal como eu, também queria um desporto que lhe proporcionasse saúde, vitalidade, tónus muscular, curvas harmoniosas e um corpo atlético…

Portanto, ela caminhou ao meu lado neste desporto, que já me desiludiu, mas que continua a motivar-me e a manter-me disciplinado!

E tu, também queres descobrir um desporto que faz milagres?

Então continua a ler este artigo…

Aqui estão os 12 motivos, pelos quais homens e mulheres devem praticar musculação:

#1 Um corpo forte proporciona uma mente forte e vice versa

A musculação é um desporto que dá força e poder e transmite uma sensação de bem estar, não só física, mas também psicológica.

Eu já presenciei várias situações, em que as pessoas que se envergonhavam do próprio corpo, tentavam escondê-lo a todo o custo e manifestavam complexos de inferioridade.

Após um ano ou dois de treino de musculação mudaram, completamente, a sua mentalidade.

Sabes porquê?

Porque conseguiram exibir um corpo bonito, um porte altivo e poderoso e uma mente forte, deixando para trás todos os sentimentos negativos que os assombravam.

#2 Ajudam a queimar gordura

Praticar, apenas, treinos aeróbios, com o objetivo de emagrecer, é um perfeito disparate!

O treino aeróbico, aliado a uma alimentação adequada, conduz ao emagrecimento e reduz a gordura corporal, mas também promove perda de massa muscular, o que origina um corpo de aspeto magro, mas pouco tonificado.

A musculação, aliada a uma dieta adequada, além de reduzir o peso corporal, porque queima gordura, ainda te oferece um corpo esbelto e tonificado.

Aliás, enquanto o treino aeróbico contribui para queimar gordura, apenas durante a execução dos treinos, os treinos de musculação contribuem para queimar gordura mesmo durante o período de descanso.

Portanto, mesmo na fase de recuperação muscular, os músculos aumentam o metabolismo e queimam gordura!

Serge Nubret nunca fez exercícios aeróbicos em toda a vida e apresentava um corpo escultural (claro que sei que também usou esteroides)!

#3 Treinos mais curtos oferecem mais tempo disponível

Se optares por uma rotina diária de treinos de musculação e escolheres os melhores exercícios, vais gastar entre 30 a 45 minutos do teu tempo e vais conseguir “milagres” a nível físico e psicológico.

O mesmo não acontece, se optares por treinos aeróbicos, de longa duração, porque além de te roubarem muito tempo, muitas vezes tornam-se desmotivantes, sobretudo a nível psicológico, pelo tempo que sabes que demoram a executar.

#4 Os treinos de musculação favorecem o sistema hormonal

Os treinos de musculação, especialmente as rotinas de força, contribuem para aumentar os níveis de testosterona, principalmente se forem aliados a uma alimentação adequada!

É importante não esqueceres que, quanto mais elevados os níveis de testosterona, mais fácil será aumentar a massa muscular magra.

#5 Os treinos de musculação aumentam a energia e estimulam a sensação de calma

A prática diária de treinos de musculação, desencadeia algumas alterações no teu dia-a-dia, que não passam despercebidas, já que vais notar mais energia, força e poder!

Este aumento de vitalidade manifesta-se nos teus comportamentos diários, tais como: levantar uma carga pesada, transportar objetos de grande porte, subir alguns lances de escada, suportar 40 ou 50 minutos em pé na mesma posição, …

Portanto, aquilo que para ti era desgastante e insuportável, vai começar a ser mais fácil de suportar!

Relativamente à sensação de calma, posso garantir-te que não existe nenhum medicamento no mercado, que transmita a sensação de calma, tranquilidade e bem-estar que obténs, depois de um treino intenso de musculação.

Se quiseres potenciar ainda mais esta sensação, experimenta tomar um banho de água fria, logo a seguir ao treino.

Garanto-te uma enorme sensação de paz e tranquilidade!

#6 Os treinos de musculação obrigam a perseguir conceitos importantes, tais como: disciplina, determinação e trabalho intenso

Atualmente, a grande maioria dos Homens são fracos, indisciplinados e preguiçosos!

O treino de musculação obriga-te a adotar rigor, disciplina, coragem e determinação para treinar de forma intensa, ou seja, ajuda-te a adquirir um espírito forte, pois só assim é possível obter um corpo de guerreiro(a).

Além disso, está comprovado que, treinar diariamente ajuda a melhorar os comportamentos alimentares, sabe-se lá porquê…

Instintivamente, quem treina, diariamente, é seletivo nas escolhas alimentares que faz e muito mais cuidadoso com a dieta que segue!

#7 Favorecem o sistema imunitário

Ao longo dos anos que pratiquei musculação, percebi que sempre que passava 2 ou 3 meses sem treinar, além da fraqueza física, sentia transtornos gástricos, desconforto quando ingeria determinados alimentos ou quando fazia algum excesso alimentar e até notava alguma diminuição da libido.

Houve alturas, em que estive mais de um ano sem treinar, principalmente, por ler teorias erradas sobre excesso de treino (“overtraining”) e, nesse mesmo ano, talvez por coincidência, foi-me diagnosticada uma gastrite crónica.

O tratamento que fiz ajudou-me a aliviar os sintomas, no entanto tratava-se de um problema crónico, que teria que suportar para o resto da vida.

Quando ingeria determinados alimentos ou quando cometia algum excesso alimentar, sentia-me indisposto, com dores e vomitava.

Por diversas vezes tive que recorrer à urgência do hospital, onde me administravam medicação intravenosa, para aliviar os sintomas.

Quando reiniciei os treinos de musculação com intensidade e frequência, todo o meu organismo se fortaleceu e, hoje, são raras as vezes que sinto algum tipo de desconforto gástrico.

Sinceramente, até já me esqueci que tenho uma gastrite crónica, pois ao que parece, ela está totalmente “adormecida”!

O treino de musculação fortalece todos os nossos músculos, ossos, órgãos e sistemas de órgãos, nomeadamente o nosso sistema imunitário.

Além disso, ainda previne gripes, constipações, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, depressão, …

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

#8 Os treinos de musculação melhoram a postura

A vida atual conduz-nos a comportamentos e a posturas incorretas, já que passamos, diariamente, várias horas em frente ao computador ou à TV.

Para piorar ainda mais a situação, não dedicamos tempo ao desporto, levantamos objetos de forma incorreta, sentamo-nos de forma inadequada, …

Contudo, os treinos de musculação ajudam a fortalecer os músculos das costas, os músculos abdominais, do peito, dos ombros e das pernas, o que nos ajuda a adotar uma postura correta e firme e a suportar melhor o nosso dia-a-dia!

A prática diária de musculação, permite que adquiras uma porte exemplar, com o peito projetado para a frente e os ombros para trás, o que transparece um caminhar poderoso, forte, viril e de cabeça erguida.

Atualmente, a maioria dos jovens caminham com os ombros descaídos e de cabeça baixa, como se caminhassem para a morte.

O meu conselho é que treinem musculação e caminhem como guerreiros!

#9 Os treinos de musculação melhoram a aparência física, especialmente quando estamos despidos

Talvez este fosse o primeiro motivo que devia ter enumerado, afinal todos gostamos de atrair e agradar o sexo oposto!

A prática diária de rotinas de treino de musculação, altera a fisionomia do corpo, o que acaba por ter repercussões positivas, a vários níveis.

Assim, uma aparência física viril, forte, saudável, atlética e tonificada funciona como um autêntico “sex appeal” para o sexo oposto, pois como diz o ditado “os olhos também comem”!

#10 Os treinos de musculação são extremamente desafiadores

Quem pratica musculação diariamente, sabe do que estou a falar…

Em cada treino, tentamos sempre progredir, seja em relação ao peso que conseguimos levantar, seja em relação ao número de séries.

Aliás, este é um dos motivos, pelos quais delineamos metas e objetivos, que tentamos a todo o custo concretizar!

Quando alcanças os teus objetivos, a tua confiança e autoestima aumentam, não só a nível de treino, mas também na tua vida quotidiana, pois consegues demonstrar a ti e aos outros, a tua força e poder e o quanto pode ser difícil desafiarem-te!

#11 As mulheres perdem volume e ganham curvas tonificadas

Se gostas de um corpo bonito, forte e tonificado, então começa já a praticar musculação!

Os treinos de musculação são ideais para as mulheres conseguirem perder volume, reduzirem a gordura corporal e tonificarem os músculos.

Para muitos não será novidade, que 1 kg de gordura ocupa muito mais volume que 1 kg de músculo e, naturalmente, as mulheres possuem índices de gordura corporal maiores que os homens.

Assim, é perfeitamente normal, que as mulheres, quando praticam musculação, aumentem o seu peso corporal, mas diminuam o volume.

Contudo, nem sempre a balança acusa perda de peso…

O que interessa é que gostes do que vês quando te olhas ao espelho e quando vais comprar roupa, percebas que está a vestir um ou dois números abaixo.

Normalmente, as mulheres não querem praticar musculação, porque têm receio de ficar demasiado musculadas e com um aspeto masculinizado.

Acredita que este receio, não tem qualquer fundamento!

Uma mulher que faz, diariamente, treinos de musculação e não consome qualquer tipo de substância anabolizante, nunca irá conseguir ganhos musculares semelhantes aos dos homens.

Sabes porquê?

Porque os homens possuem cerca de 30 vezes mais testosterona, que as mulheres e isso permite-lhes, por si só, ganhos musculares muito maiores!

A testosterona é uma poderosa hormona, aliada da hipertrofia, por isso, se fizeres treinos, sem recorrer ao uso de anabolizantes, vais ter grandes dificuldades em criar volume muscular.

O sistema hormonal das mulheres, restringe, naturalmente, esses ganhos de massa muscular, o que não acontece com os homens!

Portanto, se és mulher não tenhas receio de praticar musculação!

Aliás, podes treinar da mesma maneira que os homens, seguindo as mesmas rotinas diárias de treinos, porque os ganhos que vais conseguir, serão umas curvas tonificadas e atraentes!

#12 Protegem contra o envelhecimento

Normalmente, a partir dos 20 anos, começas a perder cerca de 7% de massa muscular, a cada 10 anos!

A acrescentar a esta situação está o declínio natural dos níveis de testosterona, que a partir dos 50 anos, têm uma redução de 1% por ano.

A prática frequente de musculação permite ao longo da vida, travar essa perda de massa muscular e ao mesmo tempo contribuir para manter níveis normais de testosterona!

Conclusão

Os treinos de musculação, sempre me ajudaram muito, tanto a nível físico como psicológico!

Ao longo da vida, senti que melhoraram a minha saúde, força e vitalidade, além de contribuir para aumentar muito a minha autoestima.

Nos treinos, o contato frequente com os ferros frios e duros fez de mim uma pessoa, extremamente, disciplinada, determinada e com um espirito de guerreiro.

A minha esposa já possui o mesmo espirito que eu, pois também treina musculação há vários anos, com bastante disciplina e determinação.

Devo muito da minha vida a este desporto, por isso só posso recomendar que o pratiquem!

Aqui estão descritos 12 motivos, pelos quais, homens e mulheres devem praticar musculação, mas acredita que existem muitos mais!

A musculação modela o corpo e a mente e, certamente, vais obter grandes resultados!

“Força: característica marcante dos guerreiros. Fé: característica essencial de todos os vencedores!” (Thalita Gonçalves)

Subscreve-te na lista VIP do Blog Poder&Disciplina

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!

Subscrever*100% Livre de Spam

Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá o meu nome é Carlos Coelho e este é o Blog Poder e Disciplina. Aqui, eu e a minha esposa compartilhamos conteúdos de alto valor sobre treino, dieta, saúde e sucesso. Treino há cerca de 20 anos (com algumas interrupções), mas sempre tentando obter mais conhecimentos nesta área. Fiz uma Pós Graduação através da Universidade Europeia do Atlântico, adquirindo o grau de Especialista em Nutrição Personalizada e Outras Terapias Alimentares. Hoje o meu principal foco é fazer qualquer pessoa emagrecer, treinar, ter saúde e sucesso. De forma natural e apenas com os conselhos do Blog Poder e Disciplina quero poder proporcionar a todos, um estilo de vida extraordinário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.